terça-feira, 20 de abril de 2010

Lula diz que ainda há muito a ser feito pelos índios


Redação CORREIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (19) da celebração de um ano da demarcação da reserva Raposo Serra do Sol e disse que ainda há muito que deve ser feito pelos índios. O presidente disse que Roraima pode crescer economicamente sem afetar o direito dos índios. 'Que o estado cresça sem tirar o direito de o índio viver tal como ele queira viver.'

Lula admitiu que evitou visitar o estado antes por conta dos conflitos entre os que são a favor e os que são contra das demarcações das terras índigenas. O presidente voltou a ressaltar que acredita que a terra pertença aos índios por direito, mas disse que o governo fez tudo na legalidade. 'Nós não queríamos brigar com ninguém', disse.

O presidente disse que recebe pedidos dos índios para que as condições de vida na região sejam melhoradas e admitiu que é preciso fazer mais por eles. 'É preciso que tenha maior responsabilidade. Não é o presidente da República cobrando de ninguém. É o presidente da República cobrando dele mesmo. Nós precisamos fazer mais e precisamos fazer cada vez mais'.

Lula também falou sobre toda a história da demarcação das terras e disse que talvez os índios da região sejam 'os mais bravos guerreiros que este país já conheceu' e que enfrentaram uma 'guerra desigual'.

'Tiveram 21 líderes assassinados sem que os assassinos fossem punidos, mas venceram. E venceram sem revidar nenhum gesto de violência. Os inimigos deles tinham armas de fogo, poder econômico e político, mas eles não sabiam que os nossos índios possuem armas ainda mais poderosas: o espírito de luta, a união e a proteção de seus ancestrais.'

(Com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário