terça-feira, 27 de abril de 2010

Hospital de Juazeiro realiza Campanha de Prevenção à Hipertensão Arterial

Para lembrar os cuidados com a saúde e principalmente a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) realizou, nesta segunda-feira (26), a 1ª Campanha de Prevenção à Hipertensão Arterial. Duas técnicas de enfermagem do hospital aferiram a pressão da população usuária, bem como dos funcionários, e foi distribuída ainda uma cartilha com orientações sobre os riscos da hipertensão e formas de prevenção.

A atividade marca o Dia Nacional de Prevenção à Hipertensão Arterial. Para a coordenadora do Serviço Social do HRJ, Carla Theophillo, a informação é uma aliada da população. “A hipertensão arterial quando não é tratada é o principal fator para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, entre outras doenças. No entanto, algumas pessoas não sabem que são hipertensas. Por esse motivo, estamos fazendo um trabalho de conscientização. Tomar consciência do problema e prevenir com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos ajuda a garantir a qualidade de vida da população”.

Doença silenciosa

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e atinge cerca de 20% da população brasileira. É preciso estar atento aos fatores de risco, como excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, consumo excessivo de álcool e diabetes. Em alguns casos, tabagismo, estresse e menopausa. O HRJ integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Um comentário: