segunda-feira, 19 de abril de 2010

Governo adia vacinação do idoso contra a gripe comum em três regiões do país

O Ministério da Saúde alterou o calendário de vacinação dos idosos contra a gripe comum em três regiões brasileiras: Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A campanha, que começaria no próximo sábado (24), vai se iniciar nestas regiões somente no dia 8 de maio, seguindo até 21 de maio. O Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina, não conseguirá entregar 100% das doses a tempo.

O objetivo do ministério era imunizar todas as pessoas com mais de 60 anos contra a gripe comum e, ao mesmo tempo, vacinar os idosos com doenças crônicas contra a gripe A (H1N1), mais conhecida como suína, o que só irá ocorrer totalmente nas regiões Norte e Sul, onde o calendário de vacinação do idoso continua de 24 de abril, o próximo sábado, até 7 de maio. O governo diz que "todas as pessoas com mais de 60 anos que moram nessas regiões serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos".

Mas, de acordo com o governo, os idosos do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste que quiserem antecipar a vacina contra o H1N1 e já ir ao posto a partir do dia 24 de abril podem fazer isso, mas precisam lembrar de voltar ao local para tomar a dose contra a gripe comum.

O ministério disse que foi informado pelo problema na distribuição na última sexta-feira (16). Até agora, cerca de 6,2 milhões de doses, o que representa um terço do total necessário, foram entregues. Por contrato, o fornecimento do produto deveria estar completo na primeira quinzena de abril, mas isso não aconteceu. O governo não esclareceu o problema nessa entrega e informou que o só instituto vai apresentar os motivos.

A decisão de priorizar as regiões Norte e Sul foi tomada por questões "logísticas" e "epidemiológicas", diz o órgão.

– No Norte, 100% das doses de vacina contra a gripe comum já haviam sido entregues às secretarias estaduais de saúde na semana passada. O envio de vacinas é priorizado para o Norte porque as secretarias estaduais de saúde desta região têm dificuldade de acesso a municípios e populações mais isoladas e muitas vezes precisam usar barcos e aviões para transportar as vacinas. E o Sul é, historicamente, a região com inverno mais rigoroso em relação ao restante do país.

De acordo com o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, o adiamento não traz prejuízo aos idosos.

– O importante é que os idosos tomem a vacina antes de o inverno começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário