quarta-feira, 25 de maio de 2011

Favelas do Rio viram pontos turísticos


Dona Marta, o morro de Michael Jackson
Um cenário similar pode ser visto no morro Dona Marta, ocupado pela Polícia em novembro de 2008, que recebe o turista com um mapa onde se detalham os pontos de interesse aos visitantes. Um samba alegre empolga os turistas: é o ensaio de bateria da escola Mocidade Unida do Santa Marta, formada por crianças e adolescentes da comunidade.

Situado no bairro de Botafogo, o morro Dona Marta, reduto de traficantes no passado, ganhou fama em 1996, quando Michael Jackson gravou o clipe "They don't care about us". O Rei do Pop deixou a cidade após críticas de que teria pagado dinheiro ao crime organizado - que na época dominava a área - para garantir sua segurança durante as filmagens.

A visita de Michael, transformada desde então em uma referência, foi imortalizada no Dona Marta quando lá colocaram uma estátua do cantor e um retrato colorido de seu rosto, uma das principais atrações do morro. A escultura de Michael fica ao lado de um boteco próprio para o turista apreciar a inevitável e brasileiríssima caipirinha, ao som do Rei do Pop.

A homenagem ao artista americano fica perto do topo da favela, aonde se chega após atravessar labirínticos becos, marcados pelo odor do chorume do lixo acumulado e passando por valas de água e esgoto a céu aberto, que favorecem a proliferação de doenças.

A proximidade que o Dona Marta tem com o universo pop aumentou dois anos atrás, quando Madonna visitou a comunidade, sob estritas medidas de segurança, acompanhada de uma comitiva de guarda-costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário