segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anúncio da morte de Bin Laden deixa algumas dúvidas


A notícia da morte de Osama bin Laden na noite deste domingo levanta algumas dúvidas sobre a operação comandada por forças dos Estados Unidos no Paquistão. Por que em vez da imagem do corpo só foram divulgadas apenas fotos do interior da mansão onde o líder da Al Qaeda estaria escondido, nas proximidades de Islamabad? Por que as emissoras de TV do Paquistão mostraram uma imagem que seria de Bin Laden morto mas que já circulava há anos pela internet? Por que os EUA teriam decidido jogar o corpo dele no mar?

A fotografia que mostra Osama bin Laden morto divulgada por emissoras de televisão do Paquistão e republicadas por websites do mundo inteiro ainda na noite de domingo é falsa, afirma nesta segunda o jornal inglês "The Guardian".

A imagem, que revela um homem com barba longa e grisalha e com vazios nos olhos vem circulando na internet pelos últimos dois anos, já chegando a ser publicada nas primeiras páginas de jornais ingleses como "The Times", "Daily Telegraph" e "The Sun", entre outros, sendo retirada logo após a alegada farsa ter sido ventilada nas redes sociais. Emissoras de televisão do Paquistão decidiiram retirar do ar nesta segunda imagens do suposto corpo de Osama Bin Laden.

A publicação da imagem, baseada em foto da agência de notícias Reuters divulgada em 1998, teria sido feita inicialmente pela versão online de um jornal do Oriente Médio (themedialine.org), no dia 29 de abril de 2009, com uma mensagem de alerta do editor, que afirmava não ser possível confirmar que se a fotografia era verdadeira ou não.

Desde então, entretanto, a imagem vinha sendo tratada como genuína em inúmeros fóruns da internet de caráter conspiratório, alimentando os rumores de que o responsável por arquitetar os atentados de 11 de Setembro, em Nova York, já havia sido morto.

Segundo divulgou a rede de notícias americana CNN, há fotografias de um corpo atingido do lado direito da cabeça que seria de um homem que não pode ser reconhecido como Bin Laden, de acordo com declaração dada nesta segunda-feira por uma autoridade do governo dos Estados Unidos.

Para não deixar dúvidas, foi providenciado exame de DNA para confirmar que o corpo é mesmo do autor dos atentados terroristas de 11 de setembro. Ao mesmo tempo, veículos de comunicação americanos divulgaram que os restos do terrorista haviam sido jogados ao mar.

A informação opõe importantes veículos de comunicação. Enquanto o jornal americano "The New York Times" publicou que a decisão de sepultar o corpo de Osama bin Laden no mar respeita o preceito americano de enterrar o corpo no mesmo dia da morte. Entretanto, a agência de notícias Associated Press divulga que autoridades dos EUA justificaram o sepultamento no mar afirmando que seria difícil encontrar um país que aceitasse receber o corpo de um dos mais procurados líderes extremistas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário