segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bahia de Feira e Vitória empatam em Feira e levam decisão para o Barradão


As cabeças deram o tom na primeira final do Campeonato Baiano 2011. Não as dos técnicos, mas as dos jogadores, que aproveitaram os cruzamentos e marcaram o empate em 2 a 2 neste domingo (8), no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Pelo Bahia de Feira, que esteve duas vezes à frente no placar, os gols saíram por Diones e João Neto. O Vitória foi atrás e marcou com Elkeson e Reniê. Assim como em toda competição, a polêmica teve espaço. A posição de Reniê na hora do gol era irregular.

O empate manteve a vantagem do Vitória, que só precisa de mais um empate para conquistar o pentacampeonato baiano. Para chegar ao título inédito, o Bahia de Feira terá de vencer o jogo da volta por qualquer placar. O próximo duelo entre as duas equipes é no domingo, dia 15 de maio, no Barradão. A bola rola às 16h.

O tempo nublado em Feira de Santana parece ter neutralizado os jogadores de Bahia de Feira e Vitória, que fizeram um primeiro abaixo da crítica no Joia da Princesa. Feio mesmo. Os dois times optaram por um esquema com três volantes, o que tornou raros os lances no ataque. Os goleiros Jair e Viáfara quase não viram a cor da bola.

Precisando reverter a vantagem do Leão, o Bahia de Feira foi para cima do adversário, mas não tinha qualidade na condução para fazer a bola chegar ao artilheiro João Neto. Do outro lado, aos cinco minutos, o Vitória teve boa chance com Nikão. Ele colocou entre as pernas de Paulo Paraíba, mas pegou mal e errou o chute. Aos oito, outro perigo a favor do Vitória. Elkeson cruzou da esquerdo e Nikão cabeceou à direita da trave de Jair.

Apesar do maior volume, o Bahia de Feira só assustou Viáfara aos 19 minutos, quando João Neto mergulhou de peixinho, mas a bola desviou em Eduardo Neto. Sem articulação, o técnico Arnaldo Lira resolveu mexer no time ainda aos 30 minutos - o lateral Alysson entrou no lugar do volante Francisco Júnior. Assim, Edson foi para o meio e o Tremendão ganhou mais uma opção pela esquerda.

O Bahia de Feira continuou com mais volume, mas sem objetividade para chegar à meta adversária. Já o Vitória, mesmo sem referência no ataque e com Geovanni sumido em campo, exigiu do goleiro Jair aos 31, em chute de Jair de dentro da área. O goleiro defendeu sem susto. Aos 36, Nikão arriscou de fora da área e o goleiro do Tremendão cai no canto esquerdo para defender.

O segundo tempo, no entanto, mexeu com as arquibancadas. Os times não ganharam em movimentação, mas apostaram nos cruzamentos e encontraram o caminho para balançar as redes. Para alegria dos torcedores anfitriões, o Bahia de Feira saiu na frente. Aos 14 minutos, João Neto arrancou pela esquerda e cruzou na área. A zaga do Vitória saiu para marcar a bola e viu Diones cabecear para o fundo das redes de Viáfara.

Em joga parecida, o Vitória empatou o jogo. Aos 20, em cruzamento da direita, Elkeson nem precisou subir muito no segundo pau para tirar o Vitória do zero. A zaga do Bahia de Feira não subiu e a bola passou por debaixo dos braços de Jair. O Tremendão tentou reagir imediatamente em arrancada de Edson pela esquerda, mas o cruzamento saiu torto e facilitou a interceptação da defesa rubro-negra.

Em uma última tentativa de mexer no Bahia de Feira, Arnaldo Lira colocou o atacante Carlinhos, sete gols no Baiano, no lugar de Diego. Mal entrou e a estrela do atacante brilhou. Aos 24, em cobrança de falta pela direita, Carlinhos escapou da marcação e cabeceou na frente de Viáfata, que não saiu do gol. Carlinhos se iguala a João Neto na artilharia do estadual - cada um com oito gols.

O Vitória tentou quebrar a sequência de gols em cruzamentos com Uelliton aos 37 minutos. De fora da área, o volante pegou firme, mas a bola passou com perigo à direito do goleiro Jair. Mas não tinha jeito. O atalho era mesmo pelos lados. Aos 38, Elkeson levantou a bola na área, a zaga do Bahia de Feira tentou fazer linha de impedimento e Reniê surgiu livre para deslocar o goleiro Jair de cabeça. O replay do lance constatou que Reniê estava em posição irregular.

Depois de chegar ao empate por duas vezes, o Vitória sentiu que dava para vencer a partida e foi para cima do Bahia de Feira. Com a entrada de Neto Baiano, o Leão ganhou referência no ataque e levou perigo. Aos 46, Eduardo cruzou na área para o atacante, mas Jair saiu bem do gol e fez a defesa. Um minuto depois, Neto Baiano completou cruzamento de dentro da área e perdeu a chance de fazer o terceiro. As informações são do Ibahia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário