Agecom
As vacinas contra a meningite meningocócica serão disponibilizadas à população baiana gratuitamente por meio das unidades de saúde do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo governador Jaques Wagner, durante o seminário em comemoração aos 15 anos do Programa de Saúde da Família (PSF), realizado no Hotel Fiesta, em Salvador.
Segundo o governador, inicialmente as vacinas serão aplicadas em crianças até cinco anos, podendo a iniciativa ser ampliada para outros grupos, caso haja necessidade.
Serão investidos mais de R$ 30 milhões na compra de 1,5 milhão de vacinas, que devem chegar à Bahia em janeiro, com recursos do Estado e do Ministério da Saúde. A aplicação deve ser realizada em todas as crianças da Bahia.
“Quando percebemos o problema que aconteceu em Porto Seguro, iniciamos logo as negociações com dois laboratórios. Vamos montar um esquema para que as vacinas cheguem rapidamente aos quatro cantos da Bahia”, disse Wagner.
O governador lembrou ainda que a vacina contra a meningite não está na lista do Ministério da Saúde como uma imunização obrigatória. “Por isso não é fornecida gratuitamente. Mas, diante do número de casos confirmados na Bahia, o ministério liberou a verba para a compra dessas vacinas”, explicou.
E falou da prioridade às crianças, consideradas grupo de risco e principais propagadoras da doença. “Na verdade, o grupo de risco corresponde às crianças até dois anos. Decidimos expandir a imunização para crianças até cinco anos para criar uma margem maior de segurança”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário