quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

João Leão, secretário de Wagner, é citado em escuta da Operação Expresso



Do Atarde

O nome do secretário de Infraestrutura, João Leão, é citado em conversa telefônica gravada pela Polícia Civil durante a investigação da Operação Expresso – que revelou suposto esquema de corrupção na Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia) para a concessão e transferência de linhas para ônibus intermunicipais.

Na transcrição da gravação, feita com autorização judicial, o secretário-executivo da Abentro (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Estado da Bahia), Edmar Ribeiro, utiliza o nome do secretário João Leão para garantir ao sócio da Planeta Transportes, José Antônio Marques Ribeiro, que os ônibus de sua empresa não seriam mais multados “na balança”.

A conversa entre Edmar e José Ribeiro foi gravada pela polícia no dia 1º de setembro deste ano, às 08h27. Diante da reclamação do empresário, Edmar Ribeiro diz que conversou com João Leão no dia anterior e o secretário havia lhe garantido que “a partir de hoje não multam mais os carros (ônibus)”. José Ribeiro ainda reclama, dizendo que “até ontem multaram”.

João Leão não é investigado na Operação Expresso e a polícia não encontrou elementos que incriminem o secretário. Pouco depois de afirmar que não conhece José Ribeiro, da Planeta Transportes, nem Edmar Ribeiro, da Abentro, Leão confirmou o conteúdo da transcrição das gravações.

O secretário disse que foi procurado pelo representante da Abentro porque empresários se queixavam que os ônibus estavam sendo multados pela Agerba nas balanças de pesagem. Os equipamentos são instalados em postos fiscais para garantir que veículos pesados, como caminhões, não trafeguem com peso acima do permitido.

“Eles disseram que em nenhum lugar do Brasil os ônibus são pesados. Disse a eles; vou apurar o caso e se vocês tiverem razão, suspendo”, relatou Leão. “Eu mesmo nunca vi pesar ônibus”, completou, lembrando que cada veículo sai de fábrica com uma “tara” equivalente a 40 passageiros.

Consultoria – João Leão informou que solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres, (ANTT) a vinda de técnicos para fazer uma consultoria na Agerba, com capacitação do quadro. “A partir da próxima terça-feira eles estarão trocando experiências com o pessoal da Agerba”, afirmou. Ele disse ainda que os técnicos da ANTT irão revisar todos os contratos de concessão de linhas e verificar o que está ou não irregular. “O relatório final será divulgado para a imprensa”, garantiu.

Edmar Ribeiro disse que não comenta assuntos relacionados à Operação Expresso. “A Abentro prefere aguardar o desenrolar das investigações”, disse. A advogada Adriana Tapioca, que defende o empresário José Ribeiro, disse não ter conhecimento do conteúdo das transcrições que A TARDE teve acesso.

Ela falou que entraria em contato com seu cliente para que ele retornasse a ligação para então falar com a imprensa, o que não aconteceu. José Ribeiro foi um dos sete detidos na Operação Expresso, que prendeu empresários e dirigentes da Agerba, entre eles o ex-diretor-executivo, Antônio Lomanto Netto .

Nenhum comentário:

Postar um comentário