sexta-feira, 22 de julho de 2011

“Operação Corcel Negro” combate produção ilegal de carvão no oeste baiano

Uma operação de combate a um esquema criminoso de produção e transporte de carvão vegetal, transporte irregular de madeira, e uso de notas fiscais e Documentos de Origem Florestal (DOF) falsos foi deflagrada na manhã de hoje (22), em oito municípios do oeste baiano pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ibama e Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar, para cumprimento de 21 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão.

Desde a madrugada, já foram presas 13 pessoas no interior da Bahia, que estão sendo conduzidas para a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, e mais sete servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em Salvador, que estão envolvidos no esquema criminoso. No MP-BA, são responsáveis pela operação o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Meio Ambiente (Ceama).

A atuação do grupo criminoso já vinha sendo investigada pelo Ibama, 10ª Superintendência da PRF e pelo Núcleo de Investigações Criminais do Ministério Público (NIC), que identificaram diversas ações criminosas, como o desmatamento de áreas de floresta nativa com a utilização da mesma autorização de exploração por diferentes usuários e propriedades; utilização de fornos ilegais para produção de carvão em grande escala; atuação de agenciadores na intermediação entre o produtor, o comerciante e o transporte do material; utilização de notas fiscais falsas; utilização de um único DOF e nota fiscal para diferentes documentos de origem florestal, dentre outros delitos que ainda estão sendo investigados.

Durante a operação, foi presa a principal intermediadora do esquema ilegal, a empresária Ana Célia Coutinho Rocha, conhecida como “Xinha”, bem como a sua filha Milena Coutinho de Castro e o genro Francisco Leonardo Bastos Vila Nova. A “Operação Corcel Negro” está sendo realizada nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe, Juazeiro, Côcos, Riacho de Santana e Ibotirama. Participam da operação 25 promotores de Justiça, 120 policiais rodoviários federais, 76 policiais civis e 50 agentes ambientais do Ibama.

informações vitoria da conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário