segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PM inicia movimento 'Polícia Legal' e Wagner pede respeito à ordem

A liderança do movimento 'Polícia Legal', formado por 33 associações de praças e oficiais da Polícia Militar (PM), confirmou o início das mobilizações da categoria nesta segunda-feira (10), a partir das 7h, por tempo indeterminado.

Após reuniões no sábado e no domingo com o comando da PM, não houve consenso sobre as reivindicações salariais. “A expectativa é que haja uma adesão de 90% a 100% da tropa, e que a redução do policiamento possa chegar a 100%”, calcula o major Sílvio Correia, presidente da Associação dos Oficiais da PM na Bahia (Força Invicta).

Em nota oficial, o governo do estado afirma que tomou medidas para garantir a segurança pública e classificou como “movimento paredista” a interrupção dos serviços prestados por policiais militares, configurando quebra da hierarquia e da disciplina. A nota afirma ainda que a negociação só irá continuar com a manutenção das atividades regulares dos policiais.

O governador Jaques Wagner disse em entrevista ao Jornal da Manhã, desta segunda (10), que a mobilização é uma forma de 'greve branca' dos militares que não será aceita, nem reconhecida pelo governo. Wagner chamou atenção ainda para a ordem militar e a hierarquia que devem ser mantidas. A Constituição proíbe que os PMs façam greve. 'Se negar a trabalhar, é aderir a greve', enfatizou.

'O governador fala o que quer. Nós vamos continuar o movimento e não vamos sair às ruas sem condições legais de trabalho como colete à prova de balas, armamento, viaturas e a falta do curso para condutor de veículo de emergência, exigido pelo Código de Trânsito Brasileiro', disse Major Silvio Correia.

Wagner argumentou que já foram abertas licitações para a aquisição de armamento, coletes à prova de bala e viaturas e que o processo para realização do curso de direção já foi iniciado, mas demora de 15 dias.

Os policiais pedem ainda R$ 4 mil de salário base para um soldado, além de mudanças no pagamento das gratificações. O governador disse que o reajuste salarial é um processo mais longo. Ele ressaltou que há a possibilidade de aumento, mas tem de haver negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário