segunda-feira, 7 de março de 2011

Pelô faz festa com máscaras e fantasias de Maragojipe


As tradicionais caretas, sofisticadas máscaras e fantasias do Carnaval de Maragojipe, que tem mais de 100 anos e foi decretado Patrimônio Imaterial da Bahia pelo governador Jaques Wagner no carnaval de 2009, são mais uma atração permanente do Carnaval do Pelô 2011 (veja programação: www.pelourinho.ba.gov.br) no bloco Pierrot Tradição. Maragojipe fica a 133 km de Salvador e realiza a mais de um século carnaval com influências européias das máscaras venezianas e tradições de matrizes afrobrasileiras.

Com quase 50 integrantes no grupo, os integrantes de Maragojipe encantaram os foliões, no final da tarde de domingo, e fizeram alguns lembrarem da tradicional festa desse município do Recôncavo baiano. “Me emocionei, pois já pulei muito Carnaval em Maragojipe e essas caretas representam o verdadeiro Carnaval”, disse a foliã Adriana Silva. O bloco subiu as ruas do Pelourinho ao som de “Cabeleira do Zezé” enquanto o público fazia o coro.

2 comentários:

  1. O pierrot acima mostrado na foto não é pierrot de maragojipe, e sim o Pierrot Tradição de Plataforma, o qual tem mais de 70 anos de existência, e é registrado e patenteado, o mesmo bloco carnavalesco desfila no carnaval de Salvador no circuito Osmar, Batatinha e Pelourinho a vários anos mediante contrato firmado com IPAC, BAHIATURSA e SALTUR. Deixando claro que o PIERROT TRADIÇÃO DE PLATAFORMA não tem nenhum vinculo com o Pierrot de Maragojipe.

    ResponderExcluir
  2. possa ser q esse ñ afinal os de Maragojipe são muito mais trabalhado sem duvida nenhuma !

    ResponderExcluir