quarta-feira, 16 de março de 2011

As Novelas da Rede Globo e a Responsabilidade Sociall

Inicialmente, um esclarecimento: Esse post não tem intenção alguma de atacar os telespectadores da Rede Globo, mas sim fazer uma pequena reflexão sobre a propaganda de responsabilidade social que essa emissora de televisão fez há pouco tempo, e o que ela realmente tem exibido em suas novelas.

Durante o período de exibição da novela Passione a Rede Globo exibiu, durante o intervalo dessa novela, várias vezes propagandas sobre os temas que as novelas tratavam, mostrando o papel da emissora com foco na responsabilidade social. De acordo com as propagandas, a forma como a Rede Globo tratou vários assuntos como alcoolismo, drogas e exclusão social era uma forma de responsabilidade social.
Afinal, o que é Responsabilidade Social?

O conceito de responsabilidade social é bem amplo, e sem dúvida é algo que o Google sabe muito melhor do que eu, risos. Muitas empresas “fazem” responsabilidade social como uma forma de compensação sobre os impactos que elas trazem para o meio ambiente, ou para as pessoas que vivem próximas de sua instalação.

Mas não é só por isso: Outras empresas tentam, de algum modo, melhorar a qualidade de vida dessa população levando em consideração aspectos como saúde, educação e meio ambiente, dando sua contribuição para um mundo melhor.

A Rede Globo tem utilizado a responsabilidade social como uma forma de mostrar à população formas de combater problemas do cotidiano, ou mesmo mostrando a experiência de algumas pessoas com tais problemas. Esses exemplos foram vistos, recentemente, quando foi tratado o problema da exclusão social / mobilidade de pessoas paraplégicas / tetraplégicas e usuários de drogas.
E qual o problema da Rede Globo utilizar esses exemplos de responsabilidade social?

Em princípio não há problema algum, é até bom para a população ver que há muitas pessoas que passam por tais problemas – a questão é a forma que essa emissora ataca os problemas apresentados.
O foco da responsabilidade social da Rede Globo

Um dos grandes problemas da forma com que a Rede Globo “faz” responsabilidade social é o foco que ela dá: somente os ricos têm problemas graves, e foco da responsabilidade social é dado quase que totalmente a tais ricos. Ou, se não somente os ricos, os problemas principais da novela são vividos por eles.

Não é necessário ir muito longe para destacar um exemplo: Na própria novela Passione o personagem que era usuário de drogas e foi internado numa clínica de reabilitação era rico. E qual é o problema disso? O problema é que grande parte da população brasileira que passa pelo mesmo problema não tem condições de pagar um tratamento de desintoxicação para seus familiares. Então, os problemas apresentados nessa situação são vividos por muitos brasileiros, mas as soluções não.

Por que então a Rede Globo não ataca o problema das drogas aproximando a novela mais à realidade dos mais pobres, já que são essas pessoas que mais dão audiência a essa emissora?

Outro exemplo: A novela anterior à Passione, que seu eu não me engano se chamou Viver a Vida, tratou o problema da mobilidade no tocante aos cadeirantes. E qual foi o problema na tratativa desse tema? Mais uma vez a pessoa que era o foco do problema era rica, muito rica. Então, essa pessoa não necessitava pegar ônibus para se locomover na cidade, já que tinha carro, motorista e enfermeira à disposição. Será que essa cena é tão comum assim no nosso cotidiano?

Se a Rede Globo quisesse mesmo fazer responsabilidade social, trataria esses temas de forma muito mais próxima à realidade da maioria do povo brasileiro. Além disso, as novelas dessa emissora exibiriam muito menos cenas picantes (que são vistas a todo o momento nas novelas às 21 horas), e cenas mais educativas – apesar de saber que as cenas picantes dão muito mais audiência do que cenas de educação. O percentual de responsabilidade social que há nas novelas da Rede Globo é muito menor do que o percentual de maus exemplos que constam nessas mesmas novelas.
Então, o que devemos fazer?

A dica é simplesmente não assistir tais novelas, e recomendar o mesmo aos amigos. Mude de canal, assista uma série, leia um livro, vá para a internet!

Seria muito bom se muitos aderissem a esse movimento, fazendo com que a audiência dessas novelas diminua, levando os autores de novela a repensarem o modo como escrevem suas novelas.

E você, o que acha? Deixe seu comentário!

Fonte: http://www.blogsimplesassim.com

Um comentário: