sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Amigo é pra essas coisas

Ao conceder refúgio de última hora ao italiano Cesare Battisti, Lula prestou um favorzão à sua sucessora.

É um assunto a menos pra Dilma despachar com o ministro Nelson Jobim, né?

Foi bom pra você?

Vou tentar fazer melhor em 2011, ok? Feliz ano-novo!

Feliz Ano Novo!


É , o Natal passou e agora estamos à espera da chegada do Ano Novo. Essa semana é a do arrependimento e da culpa. Uns por ter bebido demais, outros por ter comido demais e a maioria por ter gastado demais. Ah! Mas e daí? Dão uma de Scarlet O´Hara e "Amanhã eu penso nisso", afinal de contas é fim de ano. Por falar nisso, as listas de decisões de Ano Novo estão todas a postos. A do fumante, a do que come compulsivamente, do que odeia exercicios físicos, o que gasta dinheiro compulsivamente, o workaholic, o quarentão sem vergonha, a depressiva e por aí vai. Então as listas são assim: Parar de fumar, emagrecer, fazer exercícios, economizar, tirar férias, ignorar a vizinha gostosa de quinze aninhos que vive dando bola para ele, parar de chorar à toa e procurar ajuda e começar a fazer terapia... Bem tem de tudo. As pessoas se esquecem de duas coisas: O Ano Novo não é nada mais que uma mudança de mais um dia comum no calendário. E a decisão fica tipo, segunda-feira eu começo, e a segunda é que as pessoas não mudam só porque a numeração do ano vai aumentar. É preciso uma força de vontade ferrenha para mudar os nossos princípios básicos e sairmos da nossa zona de conforto. Principalmente no fim do ano, que estamos cansados querendo férias de tudo e a nossa força de vontade está tão fraca. Segundo Mark Twain "A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau". Então vamos deixar as decisões para quando realmente estivermos prontos para começar a descer as escadas.

Curiosidades : Americano de Kentuck diz ter matado chupacabras no quintal de casa

Um morador da cidade de Lebanon Junction, no estado americano de Kentucky, afirma que encontrou e matou um exemplar da lendária espécie dos chupacabras. Mark Cothren atirou no animal ao vê-lo no quintal de sua casa. O caçador diz que se assustou ao não reconhecer a criatura. “Eu pensei: ‘todo bicho tem pelos, principalmente nesta época do ano’. Não entendi como um animal assim poderia sobreviver no inverno”, afirmou Cothren, em entrevista à rede de TV. “Agora todo mundo está curioso para saber que bicho é esse. O telefone não para de tocar.” O animal abatido tem orelhas grandes, cauda e bigodes longos, e praticamente o mesmo tamanho de um gato.

Aracatu: Assaltantes limpam caixa eletrônico

Oito pessoas arrombaram um caixa eletrônico na cidade de Aracatu, próxima ao município de Brumado, na região Sudoeste da Bahia, na madrugada desta quinta-feira (30), por volta de 01h30 da madrugada. A quadrilha que estava armada levou todo o dinheiro contido nas maletas de segurança do caixa eletrônico do Banco do Brasil. Os guardas-municipais que estavam nas proximidades foram feitos reféns dentro da própria delegacia da cidade. Eles foram liberados logo em seguida ao roubo. Ninguém foi identificado ou preso até o momento. O valor levado não foi divulgado.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lula diz que é bom terminar mandato e ver EUA em crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa a Presidência no sábado, afirmou que é bom terminar o mandato vendo os Estados Unidos e a Europa em crise, enquanto o Brasil conseguiu superá-la.

"Foi gostoso passar pela Presidência da República e terminar o mandato vendo os Estados Unidos em crise, vendo a Europa em crise, vendo o Japão em crise, quando eles sabiam tudo para resolver os problemas da crise brasileira, da crise da Bolívia, da crise da Rússia, da crise do México", afirmou Lula nesta quarta-feira na Bahia, em sua última viagem oficial como presidente.

Mulher é pega traindo marido


Suzanne Corona foi pega traindo o marido em parque público de Nova York, nos Estados Unidos,ela foi flagrada fazendo sexo com seu amante no local e virou caso de Polícia.

Suzanne e seu amante, Justin Amend, foram levados a julgamento. Na plateia estava o marido traído, Joseph Corona, que como “bom corno manso” deu todo o apoio à mulher.

Suzanne não foi condenada e, ao ser questionada por jornalistas sobre o caso, afirmou que eles foram discretos. “A genitália dele nem estava aparecendo tanto assim”, argumentou ela, se referindo ao amante. “Se alguém passasse por alí, nem notaria que estávamos fazendo sexo”.

Joseph, o marido de Suzanne, afirmou que continuará o casamento. “Tenho mais 40 anos para aproveitar minha mulher. Não vou jogar isso fora por um incidente”.

Papinha de bode

Após receber alta no hospital de Fortaleza, socorrido de uma crise de vesícula, Tiririca prometeu aos médicos maneirar no réveillon.

Pediu até pra patroa passar a buchada de bode no liquidificador.

Serial killer

Amigos de Silvio de Abreu estão tentando demove-lo da ideia maluca de assassinar a Fernanda Montenegro (Bete) no capítulo da missa de Sétimo Dia do Tony Ramos (Totó) em ‘Passione’.

Não vai ser fácil!

Cada vez que o autor mata alguém na trama, a novela bate recorde de audiência.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Absurdo

Agentes da Polícia Rodoviária Federal de Teixeira de Freitas apreenderam, na manhã de quinta-feira passada, um adolescente de 14 anos, residente na zona rural do município de Medeiros Neto.

Segundo os policiais, o garoto furtou uma caminhonete Hilux - que pertence ao patrão de seu pai -, e quando trafegava com o veículo pela BR-101 acabou sofrendo um acidente.

O furto aconteceu na fazenda onde ele mora com o pai. Após trafegar durante toda a madrugada, o jovem acessou a BR-101, com destino a Belo Horizonte, mas perdeu o controle da direção e tombou fora da pista, na altura do km 891 da rodovia.

Após os procedimentos administrativos, o adolescente foi encaminhado ao Conselho Tutelar, pela prática de ato infracional.

CAMACAN: EMPRESÁRIA É ASSASSINADA AO SAIR DE IGREJA


Kátia foi assassinada ao sair de igreja. Crime foi premeditado (Fotoreprodução Agnaldo Santos).


O assassinato da empresária Kátia Lima dos Santos, 30, foi premeditado e o assassino ficou por quase duas horas à espera da vítima morta ontem à noite, ao sair de um culto na igreja evangélica Assembleia de Deus, em Camacan, no sul da Bahia. O homem alto e magro deflagrou um tiro no ouvido e outro na testa da empresária e dona de rede de supermercados no município.

A vítima estava com dois filhos menores e sua mãe, Arlete de Almeida Lima. Ela contou que a filha havia acabado de entrar no seu Toyota Corolla quando ocorreu o crime.

Arlete conta que viu um homem à sua frente desferindo disparos para cima na presença de vários fiéis da igreja. “Quando olhei para minha filha, ela estava caída sobre o volante do carro”, disse.

Algumas testemunhas que presenciaram o homicídio disseram que o autor dos disparos estava há algum tempo nas imediações da porta da igreja e no término do culto ficou observando algumas mulheres que saiam do templo. Quando Kátia Lima saiu e entrou no seu veículo , o criminoso se aproximou e fez os disparos.

Kátia Lima era casada com o empresário Edvan Ribeiro há mais de 15 anos, com quem tinha três filhos menores, de cinco, dez e treze anos de idade.

HOMEM é CONDENADO A PERDER OLHO E ORELHA

Um tribunal do Irã decidiu que um homem deve perder um olho e uma orelha como punição por ter queimado a orelha de um semelhante com ácido sulfúrico, informou o jornal conservador Kayhan nesta quarta-feira (29). O juiz Aziz Mohammadi anunciou a sentença do réu, identificado apenas como Hamid, após considerá-lo culpado de atacar com ácido sua vítima, Davoud. O magistrado decidiu que Hamid deveria pagar por seu crime com sangue. Hamid, por sua vez, disse à corte ter confundido Davoud com o homem que ele realmente queria queimar: um ex-colega de classe que o perturbava na época do colégio, de acordo com o jornal Shargh. Os jornais, entretanto, não informaram se o veredicto seria cumprido com ácido. Informações da AFP.

Recorde de aprovação a Lula é mundial

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra que o presidente Lula deixa o governo com recorde mundial de popularidade. De acordo com a lista, apenas a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, tiveram índices de popularidade tão bons em final de governo.

Bachelet deixou a presidência em 2010 com 84% de aprovação, enquanto o líder sul-africano saiu do governo, em 1999, com 82% de aprovação popular. Pesquisa Sensus divulgada hoje pela CNT, Lula deixa a presidência com 87% de aprovação. "Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade", comentou o presidente da CNT, Clésio Andrade, ao citar a boa condição econômica do país e a política de geração de empregos como fatores que impulsionam a popularidade do presidente.

INSS envia carta para informar segurados sobre aposentadoria

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que completarão em janeiro a idade para solicitar a aposentadoria começam a receber a partir desta semana uma carta-aviso com informações sobre como requerer o benefício, caso tenha interesse. De acordo com o INSS, estão sendo enviadas 1.560 correspondências – 946 mulheres e 614 homens. A solicitação pode ser feita a partir da data do aniversário.

As cartas são enviadas mensalmente a homens com 65 anos de idade e a mulheres com 60 anos. Em ambos os casos é necessário que se tenha, no mínimo, 180 contribuições. Só recebem o documento os que possuem dados cadastrais atualizados no INSS, inclusive o endereço para correspondência.

Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para proteger os segurados contra fraudes, a carta contém um código de segurança. A pessoa que receber o aviso e tiver dúvidas sobre a veracidade do documento, pode confirmar sua autenticidade ligando para a Central 135 ou acessando o site www.previdencia.gov.br.

Se optar pela Central 135, o segurado precisa escolher a opção 1 para falar diretamente com o atendente. Para manter a segurança do procedimento, o operador pode solicitar a confirmação de outros dados, além do código informado na carta. A ligação para o 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo ou público, e custa o valor de uma ligação local, se feita de um celular.

No portal da Previdência, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em Lista Completa de Serviços e, em seguida, no atalho Aviso para Requerimento de Benefício. Além do código de segurança indicado no aviso, será solicitado ao usuário que digite seu nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando que o documento foi realmente postado pelo INSS.

Todas as comunicações do INSS com seus segurados são feitas via correios e se esta informação estiver incorreta não é possível ao instituto enviar qualquer correspondência com segurança. O INSS também alerta que em nenhum momento entra em contato com os segurados por telefone ou e-mail, e que não utiliza intermediários.

Charge do dia - O melhor de Tobby em 2010 - Parte 3

Gravidez na Adolescencia ou Gravidez Precoce

A gravidez precoce ou a gravidez na adolescência , mais do que um problema para a mãe adolescente e a família, é um problema de saúde pública. Estima-se que no Brasil, uma entre cada quatro mulheres que são mães, tem menos de 20 anos de idade. Essas jovens raramente estão preparadas fisicamente e muito menos psicologicamente para serem mães.

Hoje em dia não é raro vermos adolescentes com 13 ou 14 anos a espera do seu primeiro filho. Além de essas jovens serem mães muito cedo, elas perdem parte da infância e precisam amadurecer muito cedo. A parte da fantasia e do faz de conta de se brincar com bonecas desaparece na hora do parto e dá lugar ao medo, angústia, solidão e rejeição.

A adolescente precisa ser apoiada pela família e pelo futuro pai da criança. Depois de confirmada a gravidez, não adianta a adolescente se revoltar,e muito menos os pais se revoltarem.Nestes casos não vale a pena chorar pelo ‘leite derramado’.

O apoio e a conversa é a melhor coisa a ser feita neste momento, já que provavelmente antes da gravidez o diálogo entre filha e pais não deve ter existido. A jovem vai sofrer sérias transformações no corpo e precisa de apoio para poder lidar com isso. Mas deixe claro que apoio não significa transferência de problema; ela é a mãe e a responsabilidade maior é dela.

Ou seja, é a adolescente quem tem de cuidar da criança, bem como tornar-se responsável pelo sustento financeiro dela. O ideal é que seja feito em comum acordo com o pai da criança caso o mesmo assuma a paternidade. Em alguns casos a familia da adolescente pode entrar com uma ação judicial para que o pai da criança assuma a sua parte na criação do bebê.

Os riscos para a saúde da adolescente de uma gravidez precoce também são altos, já que o corpo da menina não está pronto para receber a criança. Por vezes a jovem escolhe esconde a gravidez até o último estágio e acaba não fazendo os exames pré-natais e colocando em risco a vida dela e a do feto. Ela escolhe esse caminho por medo do que pode acontecer se ela contar a verdade.

São exatamente por esses fatores que a gravidez precoce deve ser encarada como um problema de saúde pública e não apenas familiar. É por isso mesmo que toda a sociedade, incluindo a escola deve se preocupar e orientar os jovens na prevenção de uma gravidez precoce.

Por vezes essa gravidez precoce acontece pela falta da famosa conversa com os jovens; muitos pais têm vergonha ou acham desnecessário conversar com os jovens e acham que esse papel é da escola. É por isso que os jovens começam muito cedo a vida sexual e de forma errada, sem estarem preparados para as conseqüências dos seus atos.

Um filho precoce só vai atrapalhar os planos dos jovens. Por vezes eles abandonam os estudos ou adiam os sonhos que acabam nunca se concretizando já que eles têm uma responsabilidade muito maior para lidar nessa fase de planejamento de sonhos.

Isso pode fazer com que o adolescente cresça e seja um adulto frustrado com a sua vida, sentindo que poderia ter feito muito mais, realizado os sonhos se não fosse a gravidez precoce.Não estamos falando só da menina, incluimos também neste tema os meninos que por vezes terão de assumir a responsabilidade de uma família em plena adolescência.

É por isso que o cuidado, a conversa e o senso de responsabilidade devem estar sempre presentes. Melhor se precaver antes de engravidar, há muitos métodos anticoncepcionais eficientes desde que usados corretamente e com responsabilidade.

Com certeza há exemplos de outros blogs e sites que abordaram este mesmo tema , muitas adolescentes virão aqui dizer que sentem-se discriminadas e que todos ‘atiram pedras’ em vez de ajudar; mas estas mesmas adolescentes infelizmente se esquecem que só elas podem ser responsáveis pelo seu corpo e pelos próprios atos.

Felizmente muitas têm um final muito feliz, têm seus filhos, por vezes até se casam ou os pais ajudam na árdua tarefa de criar um filho sozinha; mas uma grande parcela se vê sozinha e com um bebê nos braços para criar.Não pense que isso ocorre só em classes menos favorecidas, adolescentes de classe média e alta também engravidam; por isso a informação e o diálogo é essencial para que os adolescentes sejam esclarecidos quanto aos riscos de uma gravidez precoce.
Pense nisso, não custa nada se prevenir.

Pamonha quente faz avião voltar a aeroporto

Uma caixa de pamonha atrapalhou anteontem o voo 5722 da Webjet, que fazia a rota Ribeirão Preto-Curitiba. Por volta das 12 horas, o comandante recebeu um aviso automático de que a temperatura da aeronave estava acima do normal. Por segurança, decidiu retornar ao Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão, após 20 minutos de voo. Já em solo, foi descoberto o problema: uma caixa de pamonha despachada por um passageiro foi colocada perto do sensor de temperatura, que emitiu um sinal de falso superaquecimento no bagageiro da aeronave.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Webjet, a bagagem com a pamonha foi acidentalmente colocada perto do sensor e retirada do avião imediatamente após a inspeção técnica em Ribeirão. O avião teve de sobrevoar a cidade por cerca de meia hora para queimar combustível - procedimento padrão em casos como esse - e aterrissar com o peso ideal.

A confusão formada na cabine, porém, só foi resolvida após o pouso, quando se descobriu o motivo do superaquecimento - antes, a informação era de que a aeronave passava por problemas técnicos e precisaria retornar. Em Ribeirão, ainda assustados, alguns passageiros se recusaram a embarcar de volta no mesmo avião para Curitiba. Os cerca de 18 desistentes, segundo a companhia, foram reacomodados nos voos seguintes.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Charge do dia - O melhor de Tobby em 2010

Sindicalista diz que existe arapuca funcionando com nome de faculdade

Durante entrevista concedida ao repórter Paulo José, o professor Germano Barreto – dirigente da APLB, fez duras críticas aos governantes pela falta de investimentos na área de educacional. Segundo Germano, há muitos discursos dos governantes, mas a falta de um projeto político definido impede a melhoria na área de ensino. O professor ainda lembrou que no último exame realizado pela OAB houve um índice bastante elevado de estudantes reprovados. Ele atribui o resultado a falta de fiscalização do governo que permite o funcionamento de “arapucas com o nome de faculdade”.
“A iniciativa privada criou um mercado de ouro”, no qual várias “escolas passaram a funcionar como faculdades e outras deram importância secundária ao ensino médio, observando o ensino de terceiro grau”, disse o sindicalista ao explicar o interesse das faculdades nos financiamentos promovidos pelo setor público para os estudantes. Segundo ele, “da forma que está, é mais fácil sair direto do ensino médio e ir para as faculdades do que pescar”.

Brasil está entre países perigosos para a imprensa

Apenas em 2010, 105 jornalistas foram assassinados em 33 países. Nos últimos cinco anos, 529 profissionais de imprensa foram vítimas de violência em decorrência do trabalho. No mundo, a América Latina é o lugar mais perigoso para a imprensa atuar, segundo a organização não governamental Campanha Emblema de Imprensa (cuja sigla em inglês é PEC). O México e o Paquistão são considerados os países mais arriscados. Na América Latina, os campeões em assassinatos de jornalistas são México, Honduras, Colômbia e Brasil.

De acordo com a entidade, a América Latina é o lugar mais perigoso para os jornalistas com 35 profissionais mortos durante o ano. A Ásia vem em segundo, com 33, e a África, em terceiro, com 14 mortos. No Oriente Médio, 11 profissionais foram mortos e, na Europa, 12 jornalistas foram assassinados em 2010.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nasce o 1º filho da cantora Alanis Morissette


A cantora Alanis Morissette deu à luz a um menino, segundo reporta a revista US Magazine nesta segunda-feira, 27. A criança, que recebeu o nome Ever Imre Morissette-Treadway, nasceu no dia de Natal.

Allanis, 36 anos, e o rapper Mario Treadway casaram-se em maio, em uma cerimônia íntima, com a presença apenas dos familiares, em sua casa em Los Angeles. "Todos estão saudáveis e felizes", anunciou a assessoria da cantora à revista.

É o primeiro casamento e filho de ambos, que começaram a namorar em outubro de 2009. A cantora de Ironic, Hand In My Pocket e Thank You chegou a ficar noiva do ator Ryan Reynolds, com quem mantinha uma relação desde 2002, mas o noivado terminou em 2007.

Ganhadora de sete prêmios Grammy, Alanis conquistou fama com o disco Jagged Little Pill, de 1995, considerado um dos maiores sucessos de sua carreira. Seu último disco foi Flavors of Entanglement de 2008.

Opinião: Titulação quilombola: inconstitucional ou ilegal?

Não há dúvida de que, na questão da titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, ou na regularização das terras ocupadas por descendentes de escravos, ou na titulação ou regularização das terras de quilombolas reconhecidos pela Fundação Palmares por própria autodeclaração, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá que é constitucional o decreto que regula a matéria.

E não pode ser diferente. O fundamento que o STF adotará, salvo melhor juízo, será o mesmo usado para decidir que é constitucional o decreto que cuida da demarcação de terras indígenas, ou seja, que a norma assegure a garantia constitucional do contraditório e da ampla defesa. Essa garantia aparece no decreto quilombola nos seguintes termos: "Todos os interessados terão o prazo de 90 dias, após a publicação e notificações (...), para oferecer contestações..." Assim, a titulação de terras de quilombolas não abarca inconstitucionalidade da norma.

O decreto quilombola é a norma reguladora dos atos que ensejam a titulação e a regularização de terras atualmente ocupadas por descendentes de escravos. E o processo quilombola é o meio pelo qual a administração pública realiza os próprios atos que fazem da comunidade de descendentes de escravos uma proprietária de terras. Denota-se, assim, que é a administração pública que detém o poder de decidir se a terra é ou não quilombola.

Reforça esse entendimento o fato de que a administração pública é quem outorga o título de propriedade, de modo coletivo e pró-indiviso em nome da comunidade quilombola. O ente público "fabrica" o proprietário. Conclui-se que as terras quilombolas só podem incidir em terras públicas, de domínio do município, do Estado, do Distrito Federal ou da União. Absolutamente lógico.

Decerto, senão, o que justifica o fato de a titulação e a regularização das terras quilombolas estarem a cargo da administração pública, se a Constituição garante que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito", que "é garantido o direito de propriedade", ou que "a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada" e que "ninguém será privado de seus bens sem o devido processo legal"?

A comprovação do que se afirma vem corroborada pelo texto do artigo 12 do decreto quilombola, redigido nos seguintes termos: "Em sendo constatado que as terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos incidem sobre terras de propriedade dos Estados, do Distrito Federal ou dos municípios, o Incra encaminhará os autos para os entes responsáveis pela titulação." Isso mostra por que cabe ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o dever-poder para iniciar o processo administrativo quilombola, de ofício ou por requerimento de qualquer interessado. Ademais, a interpretação do artigo leva a concluir que, se as terras de domínio da União é que são habitadas e ocupadas por quilombolas, a expedição do título de propriedade em nome da respectiva comunidade é dever-poder do Incra. E é aqui que a administração pública usa do decreto e do processo quilombola para atentar contra os princípios da legalidade e da moralidade que a regem.

É a administração pública que reconhece que o cidadão de raça negra é descendente de quilombola, mediante autodefinição. É ela que admite que os efeitos do autorreconhecimento quilombola retroajam para declarar a ocupação quilombola em terras que são habitadas e exploradas por particulares, que cumprem a função social e que são comprovadamente terras particulares. Isso vem ocorrendo desde 5/10/1988, data da promulgação da Constituição.

A administração pública declara que as terras de posse e de domínio do particular são quilombolas mediante mera alegação unilateral da existência de suposta ocupação escrava pretérita, remota, imemorial. É quem instrui de ofício o processo quilombola contra terras de posse presente e de domínio exclusivo do particular, ou por mero requerimento de qualquer descendente de escravo autorreconhecido. É a administração pública que age como juiz da própria causa por instruir o processo quilombola; é quem declara a ocupação quilombola, quem julga a defesa apresentada pelo particular e quem analisa e rejeita a autenticidade e a legitimidade do título de propriedade do particular. E sempre indefere a defesa apresentada pelo particular. Enfim, a administração pública pratica desvio de finalidade, uma vez que utiliza o decreto e o processo quilombola e por meio deles transforma terras de posse e de domínio particular em terras quilombolas.

Por outro lado, não há no ordenamento jurídico vigente nem na jurisprudência dos tribunais do País qualquer preceito ou precedente que garanta que a administração pública pode transformar terras particulares em terras quilombolas. Ou que a administração pública possa ser parte interessada e juiz ao mesmo tempo. Ou que a lei retroaja em prejuízo do direito de propriedade, do devido processo legal, do direito adquirido, do ato jurídico perfeito, da coisa julgada e do controle do poder jurisdicional. Ou que as terras quilombolas sejam identificadas pela mera alegação da existência da ocupação escrava pretérita, remota, imemorial.

Essas considerações, todas de ordem pública e de interesse iminentemente público, revelam que a regularização ou a titulação de terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias vem ocorrendo no País compreendendo terras particulares, por força do desvio de finalidade empregado na aplicação do decreto e do processo quilombola, assim como na má-fé de agentes públicos. Daí por que o "Deus nos acuda"!

A ilegalidade e a imoralidade por desvio de finalidade que a administração pública vem praticando na questão da titulação quilombola no País é que deveriam ser alvo na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do DEM para análise e julgamento da Suprema Corte. Mas não o foram. Só resta esperar o veredicto!


Cícero Alves da Costa - O Estado de S.Paulo

Nicho de mercado

Entre os produtos de beleza e de higiene pessoal que a Bombril passará a produzir em 2011, parece que tem uma palha de aço ótima para cara de pau.

Só se falava disso em Brasília antes do recesso de Natal!

Curiosidades : Mulher descobre que seu marido não é homem

Imagine a situação: você se casa e vive os primeiros meses de seu casamento nas nuvens. Tudo é um sonho, ele é cordial, educado, respeitador. Até que você começa a desconfiar que ele é respeitador até demais, um pouco além do limite. É aí que você descobre que, na verdade, o seu marido é uma mulher.

Minati Khatua, do estado de Orissa, na Índia, viveu essa situação bizarra ao invadir, sem que ele(a) percebesse, o banheiro na hora em que ele(a) estava tomando banho.

E qual a desculpa que o "maridão" usava para não comparecer toda noite após seis meses? Segundo o site britânico Metro News, ele dizia que estava cumprindo um ritual religioso.

Mas por que essa farsa toda? A polícia local acredita que a mulher havia "se transformado" em um homem e casado com Minati para compartilhar dos bens de sua família: ele(a) chegou a ganhar um carro e ornamentos em ouro.

Para Minati, a situação toda foi muito embaraçosa.

- Achei que ele fosse devoto demais à sua religião. Mas, quando entrei no banheiro, não tive dúvida: ele era 100% mulher.

O "marido" encontra-se desaparecido até o momento, mas há relatos de que ele(a) tenha fugido com um carro e um jipe, comprados do dinheiro que foi retirado da conta da pobre Minati.

Temporários convocados pela SSP devem se apresentar a partir do dia 03

Mais 379 auxiliares administrativos temporários foram convocados para o preenchimento de vagas nos diversos setores da Secretaria de Segurança Pública. Os selecionados deverão comparecer à sede da SSP entre os dias 3 e 20 de janeiro próximo, munidos de original e cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e registro no PIS/PASEP.

Além da documentação, serão necessárias duas fotos tamanho 3x4, comprovação de escolaridade do ensino médio, carteira profissional, antecedentes criminais, número de conta corrente do Banco do Brasil, declaração de bens, certidões de casamento ou nascimento e certificado de reservista para candidatos do sexo masculino.

Os convocados podem ter acesso à lista de aprovados no Diário Oficial do Estado dos dia 21 e 22 deste mês de dezembro.

Garoto de nove anos morre após ser atingido por bala perdida no rosto


O garotinho de 9 anos, Breno Sena Ribeiro, morreu na noite de sábado (25) por volta às 18h30 ao ser atingido no rosto por uma bala perdida. O fato aconteceu durante uma briga envolvendo moradores da rua China, no bairro Caseb, em Feira de Santana, onde a criança também residia.

Mario Vinicius Ribeiro, pai de Breno, informou ao que veio de Salvador para comemorar o Natal com ele e depois iria levá-lo para Salvador onde passar o Ano Novo.

“Eu vinha com meu filho e familiares da casa de um parente, daí meu filho decidiu jogar vídeo game. Neste momento eu percebi que estava ocorrendo uma confusão na rua, por curiosidade eu fui até o portão e o meu filho me acompanhou, foi quando deflagraram três tiros e um deles atingiu a boca da criança,” contou o pai.

A mãe da vítima, Marcela Jesus de Sena, disse que a confusão ocorrida entre vizinhos foi causada por um

451 acidentes no Natal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 451 acidentes nas estradas federais entre a 0h e as 23h59 de sábado (25), dia de Natal. No total, 363 pessoas ficaram feridas e 30 morreram. Os números caíram em relação à sexta-feira (24), quando houve 793 acidentes, com 575 feridos e 47 mortes.

No sábado, 18.978 veículos foram fiscalizados e 61 motoristas foram presos sob suspeita de embriaguez. Foram recolhidas 164 carteiras de habilitação.

Neste domingo (26), o movimento deve aumentar nas estradas, ainda devido às festas de fim de ano. A fiscalização está reforçada nas rodovias federais, desde sexta-feira (24). Durante a operação, os 9.200 agentes trabalham em escala de revezamento e contam com 400 radares e 2 mil etilômetros (conhecidos como bafômetros).

O reforço na fiscalização durante o feriado de Natal faz parte da Operação Fim de Ano, que segue até a meia-noite de domingo, 2 de janeiro.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Estudantes de biologia da UNEB morrem em acidente


Na noite desta quinta-feira (23) duas jovens estudantes do último semestre do curso de biologia do Campus-X da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, em Teixeira de Freitas, morreram tragicamente em um acidente na BA 290, km 40, próximo à Fazenda Sossego, município de Alcobaça. As jovens estavam em uma moto, indo para um sítio próximo ao local da tragédia, quando colidiu com um veículo Fiat/Fiorino, cor branca, placa policial DSI-8194, licenciado de São Paulo/SP.

A primeira vítima trata-se de Nathyara Magalhães, 24 anos. Nathyara foi encontrada presa entre as ferragens do capô do veiculo, com politraumatismo e morreu na hora do acidente. A outra vítima trata-se de Malba Priscila Barbosa Vieira, 23 anos, que foi atirada a distância pelo impacto da violência do acidente e encontrada um pouco à frente do veículo, sem vida.

O condutor abandonou o veículo, pois o mesmo estava sem condições de tráfego e evadiu-se do local. O delegado titular de Alcobaça, José Carlos abriu inquérito policial e está investigando a identidade do condutor do veículo que ainda não se apresentou a polícia.

( As informações são doTeixeira News)

Nada será como antes


Lula não inventou a roda nem começou do zero, mas mudou o País. Quem há de se vangloriar ou se lamentar disso?


Nunca antes na história deste País houve um presidente como Luiz Inácio Lula da Silva. Encerrada sua dupla presidência, nada será igual. O País que ele nos deixa é outro, para o bem e para o mal. Nem melhor, nem pior, simplesmente diferente. Lula fez e desfez, aconteceu, circulou e apareceu, mudou o discurso do poder e o modo como a opinião pública se relaciona com seus governantes, pacificou e articulou os mais distintos interesses sociais, a ponto de sair de cena como uma espécie inusitada de glória nacional. Deixou marca tão forte na política, na administração pública e no imaginário popular que será preciso um tempo para assimilarmos sua ausência.

Lula não teve a grandeza fundacional e paradigmática de um Vargas, verdadeiro artífice do Brasil moderno, que ele forjou mediante um padrão de intervenção estatal e um “pacto” ainda hoje vigentes. Não trouxe o charme nem o dinamismo de JK, com sua fantasia industrializante de recriar o País, fazendo 50 anos em 5. Nem sequer seria justo aproximá-lo de Fernando Henrique Cardoso, cujo refinamento intelectual fazia com que conhecesse a estrutura do País que pretendeu administrar.

Mas Lula foi diferenciado. A começar do estilo. Falastrão, debochado, emotivo, avesso a protocolos e a regras gramaticais, demarcou um território. Líder metalúrgico, filho humilde do Brasil profundo, encontrou uma fórmula eficiente de dialogar com as grandes multidões, valendo-se da exploração de uma espontaneidade que o levou a ser tratado como um brasileiro igualzinho a você, predestinado a promover a ascensão dos pobres graças à magia de uma identificação imediata. Por ter vindo “de baixo” e carregado a cruz do sofrimento, Lula saberia como atender os pobres. A precariedade da formação intelectual e a falta de gosto por leituras ou estudos sistemáticos seria compensada pela percepção intuitiva das carências sociais. Ponha-se nisso uma pitada de sagacidade e se tem a lapidação de um mito.
O estilo Lula de ser presidente caminhou sempre de braços dados com glorificação e a autoglorificação. Foi assim, aliás, que ele abriu caminho no PT. Soube usar a aura que o cercou no final dos anos 70, quando despontou como expressão de um “novo sindicalismo” que irrompia numa sociedade silenciada pela ditadura e disponível para se emocionar com a movimentação dos operários do ABC paulista. Criou-se assim o signo do trabalhador que se impõe a políticos, estudantes e intelectuais para fundar um partido diferente, uma política de outro tipo, um novo discurso, um distinto modo de deliberar e agir. O bordão “nunca antes na história”, na verdade, nasceu ali, colando-se a sua trajetória.

O estilo sempre esteve próximo da egolatria e da autossuficiência, combinadas com uma enorme vontade de agradar a todos. Lula nunca reconheceu erros ou cultivou a modéstia. Sua vida teria transcorrido numa sucessão de eventos positivos, modelados por seu discernimento, seu sacrifício e seu espírito de luta. Outros erraram, companheiros inclusive; ele no máximo foi enganado ou ficou imobilizado por perseguições e preconceitos.

Mas é impossível diminuir o tamanho real do personagem. Num País em que as elites políticas, econômicas e intelectuais, apesar de não terem conseguido governar com generosidade, nunca largaram as rédeas do governo, a irrupção de um metalúrgico no Planalto deve ser compreendida sem ira nem ressentimento. Tratou-se de um fato excepcional, desses que podem efetivamente sinalizar que algo novo começou a trepidar no chão da vida cotidiana.

A chegada de Lula ao poder não foi obra do desígnio divino, nem derivou exclusivamente de seu carisma ou mérito pessoal. Muita gente se empenhou para isso e a operação exigiu algum sacrifício. O PT, por exemplo, trocou sua identidade operária pela possibilidade de projetar um operário na cúpula do Estado. Depois de ter se recusado a jogar o jogo da redemocratização do País, o partido passou a defender as regras formais e informais do sistema político. Afastou-se dos compromissos de esquerda. Depurado de combatividade e eixo, ficou refém de seu mais conhecido expoente. Alguma semelhança com o papel desempenhado por Luiz Carlos Prestes no velho PCB não é mera coincidência.

A estratégia foi auxiliada pelos fatos da vida. Houve o governo FHC, que venceu a inflação e lançou a plataforma de uma sociedade mais educada para a racionalidade econômica e mais sensível à necessidade de centralizar a questão social. Lula beneficiou-se, também, da consolidação democrática, da expansão da economia internacional e do que isso trouxe de espaço para o crescimento da economia brasileira. Tudo ajudou as políticas públicas a ganhar nova preeminência e incluir o combate às zonas de miséria e pobreza que devastam a sociedade.

Exagera-se muito na avaliação que se faz de Lula. Na apreciação do que há de positivo em seu governo, nem sempre se dá o devido valor à equipe técnica e política que o assessorou. O bloco de sustentação e a amplíssima coalizão de interesses que montou não se deveram a uma incomum habilidade de negociador, mas sim à recuperação do Estado como agente, à disseminação de práticas generalizadas de composição parlamentar e a uma “racionalidade” dos próprios interesses, que pactuaram para ganhar um pouco mais ou perder um pouco menos. Uma “nova classe média” apareceu, impulsionada pelas facilidades do crediário, pelos programas de transferência de renda e pela impressionante mobilidade da sociedade. Mas não mudou a face do País.

A presidência Lula se completou com a eleição de Dilma Rousseff, sua maior criação. O “animal político” nascido no ABC mostrou que tem corpo e vontade própria. Já não depende mais de um partido para se afirmar e pode almejar ser fiador do novo governo.
Mas nada é tão simples como parece. Todo governante constrói sua biografia e a lógica da política o impele a buscar luz autônoma. Uma hipótese realista sugere que haverá um suave descolamento entre Lula e Dilma. Disso talvez nasça um governo mais ponderado e equilibrado, capaz de substituir a presença de um líder carismático e intuitivo pela determinação e pelo rigor técnico que são indispensáveis para que se possa construir uma sociedade mais igualitária.

Lula entrou para a galeria política brasileira. Mas não inventou a roda, nem começou do zero. Não fará tanta falta quanto imagina ou imaginam. Sua passagem para os bastidores do sistema, ainda que temporária, poderá propiciar uma lufada de oxigênio na política e na dinâmica social, ajudando-as a adquirir mais espontaneidade e a pressionar por agendas de novo tipo.

Nada será como antes, é verdade, mas ninguém lamentará nem se vangloriará disso.

Marco Aurélio Nogueira é professor titular de teoria política da Unesp e autor de o encontro O Encontro de Joaquim Nabuco com a Política (Paz e Terra)

Ex-deputado Pedro Irujo sofre dois infartos e é internado no Hospital da Bahia

O ex-deputado Pedro Irujo sofreu dois infartos e precisou ser internado no Hospital da Bahia. Pedro Irujo segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital.

O estado de saúde de Pedro Irujo é estável e vem sendo acompanhado na unidade.

Acidente mata 34 pessoas que voltavam de funeral na Índia

Pelo menos 34 pessoas que retornavam do funeral de um parente morreram depois que a caminhonete na qual viajavam recebeu a batida de um ônibus no norte da Índia, informaram neste domingo, 26, meios de imprensa locais.

O fato aconteceu no sábado, 25, à noite, quando o veículo fez uma mudança de sentido no meio de uma estrada em mal estado e foi acertado por um ônibus no distrito de Badaun, no estado setentrional de Uttar, explicou o superintendente da Polícia local D.K. Choudhary.

De acordo com esta versão, todos os mortos - entre os quais se acha o motorista da caminhonete - são homens.

No acidente também ficaram feridas cerca de 30 pessoas, a maioria membros da delegação que tinha assistido ao funeral.

Os acidentes de trânsito são relativamente frequentes na Índia, onde as estradas frequentemente apresentam um estado ruim, os veículos circulam saturados de passageiros e as penalizações por má condução são poucas.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Presos estrangeiros que venderiam drogas no reveillon de Caraíva


Policiais da 7ª Delegacia, no Rio Vermelho, prenderam na manhã desta sexta-feira (24) três estrangeiros acusados de tráfico internacional de drogas. Os policiais chegaram ao grupo através de uma denúncia anônima. O irlandês Mark Boyle, 35 anos, e o português Carlos André Genebra Freire, 27 anos, chegaram em São Paulo e vieram para a Bahia, onde pretendiam passar três meses. Cada um dos europeus estava com duas cartelas com 500 selos de LSD. Junto aos dois acusados, estava a turca Yasemin Haasambas, de 27 anos, que também foi presa.

O grupo contou à polícia que pretendia passar o período no Brasil vivendo da venda de artesanato. Carlos é professor de ciência da natureza e matemática, mas estava desempregado na Irlanda, e decidiu vir para o Brasil principalmente por causa do frio que atinge o continente europeu. Mark trabalha na construção civil da Irlanda e conheceu Yasemin quando passava férias na Turquia. Ele acabou descobrindo que ela também planejava vir ao Brasil e os três se juntaram para a viagem.

Segundo os dois acusados, a droga era para consumo próprio — “se alguém quisesse, venderíamos ao preço de dois ou três euros, cada selo”, explicou o português. As cartelas foram misturadas a documentos para não chamar a atenção nos aeroportos.

Sobre a participação da mulher no tráfico, o irlandês esclareceu: “Ela não sabia, não está envolvida”. Segundo o diretor do Departamento de Narcóticos, Cleandro Pimenta, eles estavam hospedados no hotel Mar Brasil, perto do Farol de Itapuã, e vieram à Bahia para participar do Festival de Música Eletrônica 303, em caraíva, distrito de Porto Seguro, que foi proibido pela Justiça. Os três permanecerão detidos aguardando julgamento.

(Com informações do repórter Bruno Menezes)

Michelle Obama presta serviço voluntário no Natal


A pequena Juliana-Rose Hatcher, de oito anos, seguiu o Papai Noel toda a sexta-feira, 24, com a ajuda do NORAD - serviço que liga voluntários a pessoas que buscam falar com o bom velhinho -, antes de ela ter a inesperada ajuda de Michelle Obama.

Enquanto seu marido, o presidente Barack Obama, e as filhas Sasha e Malia aproveitavam a praia nas suas férias de Natal no Havaí, a primeira-dama dos Estados Unidos ficou para trás para responder chamadas de crianças tentando encontrar o paradeiro do Papai Noel.

"Ela me perguntou o que eu queria do Papai Noel e eu disse a ela um MP3 player, e ela disse que sua filha queria um MP3 player também", disse Juliana, da Carolina do Sul, à Reuters.

Sua mãe, Jennifer, disse que primeiro eles pensaram que era uma piada ou uma mensagem pré-gravada mas rapidamente entenderam "uau, é realmente, realmente é ela".

A Casa Branca disse que a primeira-dama passou cerca de 40 minutos conversando com a criança que chamou pelo telefone.

Mulher de 88 anos dada como morta acorda dentro do caixão em MG

Uma mulher de 88 anos acordou dentro de um caixão em uma funerária de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, depois de ser dada como morta pela equipe do Hospital Municipal da cidade. Maria das Dores da Conceição foi levada à unidade na terça-feira, 21, se queixando de dores.

No fim da tarde de quarta-feira, ela foi considerada morta. O hospital expediu o atestado de óbito e encaminhou a mulher para a funerária. Ela foi colocada em um caixão e, quando os funcionários começariam a preparar o corpo, Maria das Dores se mexeu e eles perceberam que ela ainda tinha sinais vitais.

Portadora de Alzheimer, hipertensão arterial e doença vascular obstrutiva, a idosa foi encaminhada novamente para o hospital, ainda no caixão. Ela voltou a ser internada.

A Polícia Civil mineira abriu investigação para apurar como Maria das Dores recebeu atestado de óbito ainda viva.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

TSE compra 117 mil urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2012


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a compra de 117.835 urnas eletrônicas, que serão usadas nas eleições municipais de 2012. O modelo, com leitor biométrico, é o mesmo usado em 60 municípios no pleito eleitoral deste ano. A urna biométrica permite a identificação do eleitor por meio da impressão digital.

As novas urnas serão fornecidas pela empresa Diebold. O custo será de R$ 143 milhões. De acordo com o TSE, a compra antecipada permitirá uma economia de 30%, já que a licitação para a escolha da empresa contratada foi realizada no ano passado.

Nas eleições de 2010, mais de 1 milhão de eleitores de 60 cidades em 23 estados votaram em urnas biométricas.

Ministério do Turismo Sexual


O congresso, especialista em fazer esbórnia com dinheiro público, continua revelando novos talentos dentro da casa. Conheçam Pedro Novais, o Silvio Berlusconi brasileiro. Ele era o homem certo para assumir o novíssimo Ministério do Turismo Sexual (com louvores de José Sarney e Henrique Eduardo Alves). Porém, o nobre deputado foi pego com as calças curtas, em pleno gozo de suas atividades grupais-parlamentares. Agora, a imprensa está todinha atrás de suas ancas e ele é alvo da maior gozação no Tuíter.

Fontes ligadas ao futuro ex-quase-ministro confirmaram que ele deve voltar para suas atividades parlamentares e vai propor um projeto de lei que regulamenta a criação do Bolsa Viagra para todos os octogenários desse Brasil varonil. E Pedro Novais é mesmo um homem iluminado — afinal de contas, ele acaba de receber um aumento, o que vai torná-lo um homem ainda mais viril.

Charge do dia - Lula Noel - Jingle Bells

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pescador que teve 7 filhas com a filha é condenado a 63 anos de prisão

Foi condenado a 63 anos de prisão o pescador José Agostinho Bispo Pereira, de 55 anos, acusado de ter abusado sexualmente de suas duas filhas na cidade de Pinheiro, no Maranhão.

Segundo o Tribunal de Justiça do estado, a condenação aconteceu no dia 16 de dezembro. Como se trata de decisão em primeira instância, cabe recurso ao réu, que está preso. O TJ não deu maiores detalhes porque o caso corre sob segredo de Justiça.

Entenda o caso
O pescador foi preso no dia 8 de junho por manter a filha de 28 anos em cárcere privado, em uma casa de dois cômodos no povoado de Extremo, em Pinheiro (MA). No local, só é possível chegar usando canoas. O caso foi descoberto após denúncia anônima feita durante uma passeata contra a pedofilia, na capital maranhense, no fim de maio deste ano.

Exames de DNA comprovaram que Pereira é pai de sete "filhos-netos" que teve com a filha de 28 anos. A delegada Laura Melo Barbosa informou que o pescador, de 54 anos, ainda é pai do filho da filha mais velha, de 31 anos.

Segundo a Polícia Civil, o pescador teria tido os sete filhos com a filha do primeiro casamento, que hoje tem 28 anos. Ele também seria pai de uma criança que teve com a filha mais velha, de 31 anos

Todas as crianças estavam com cabelo repleto de piolhos quando foram encontradas e apresentaram sinais de desnutrição. Uma delas é portadora de deficiência auditiva e nunca havia tido acompanhamento médico.

Segundo a delegada Laura Melo Barbosa, ele responde pelos crimes de estupro de vulnerável, abandono material, abandono intelectual, maus-tratos e cárcere privado.

De acordo com a investigação, o pescador estuprou uma das duas "filhas-netas". A vítima, de 5 anos, teve rompimento parcial do hímen, laceração da mucosa genital e apresentava discreto sangramento, segundo laudo pericial. Outra "filha-neta" examinada, de 8 anos, teria dito à polícia que sofreu abuso sexual, mas o laudo não revelou lesões no corpo dela.

Absurdo: Deputado que será ministro do Turismo pagou motel com dinheiro da Câmara


O futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho.

O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome "Bahamas", tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um "erro".

Parlamentar do chamado "baixo clero" da Câmara - ou seja, com pequena influência política na Casa -, Pedro Novais, 80 anos, foi convidado por Dilma Rousseff no dia 7 de dezembro para o ministério após ser indicado pela cúpula do PMDB.

Como deputado, ele recebe, além do salário, R$ 32 mil mensais a título de "verba indenizatória" para arcar com despesas do mandato. Um dinheiro limpo, livre de impostos.

Aprovado salário mínimo de R$ 540 para 2011

O Congresso Nacional aprovou, em votação realizada quarta-feira à noite, o Orçamento da União para 2011. A relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), manteve o reajuste de 5,9% para o salário mínimo que passa de R$ 510 para R$ 540 em 1º de janeiro.

Caso a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) se confirme para este ano, o aumento real entre 2010 e 2011 será de 0,9%, o menor dos últimos anos. O Executivo pode elevar esse valor por meio de medida provisória, mas terá que usar recursos da reserva de contingência para bancar o reajuste maior.

O Orçamento que sai do Congresso é R$ 25,5 bilhões superior à previsão inicial encaminhada pelo governo, e chega a R$ 2,073 trilhões. Após as alterações feitas pelos parlamentares, os investimentos somam R$ 170,8 bilhões, um crescimento de 7,5% em relação à proposta original. Dos R$ 2,073 trilhões, R$ 62,6 bilhões irão para a área de educação e R$ 74,25 bilhões para a saúde.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Alencar é submetido a cirurgia de emergência

Boletim divulgado há pouco pelo Hospital Sírio-Libanês afirma que "o vice-presidente José Alencar está recebendo nesta tarde transfusão de sangue devido a um quadro de hemorragia digestiva grave". A nota, distribuída às 17h43, diz que "Alencar foi internado em caráter de emergência nesta manhã e está sendo preparado no centro cirúrgico do hospital para uma cirurgia de emergência que será conduzida pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes".

O boletim é assinado pelo diretor-técnico hospitalar, Antonio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor-clínico, Paulo Airoza Galvão. Além de Cutait e Galvão, a equipe que atende Alencar é formada pelos médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho, David Uip e Miguel Srougi.

Charge do dia - Pedidos difíceis de 2010

A importância da Psicologia nas Empresas

O grau de importância da psicologia do trabalho é muito grande, no trabalho você pode ou não passar por diversas situações que se você não tiver um controle de suas emoções, você pode prejudicar você e a empresa em que trabalha.
É fundamental uma analise psicológica na entrada em um serviço, é ele que fornecerá ao contratante o nível de controle que você tem perante suas atitudes.
A psicologia é importante para observar, prevenir, controlar, orientar e conduzir o indivíduo ou o grupo dentro do ambiente empresarial. A análise psicológica no ambiente de trabalho deve ter como objetivo principal evitar desgastes interrelacionais que muito contagiam o ambiente e contribuem para a improdutividade.

Hackers fazem empréstimos em nome de Lula

A invasão por hackers ao sistema de informática da Previdência Social resultou em empréstimos bancários consignados ilegais em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As investigações pela Policia Federal de Brasília, iniciadas em 2007, apontaram que o delito aconteceu via internet, porém sem ser possível identificar o IP ( identidade do computador ) da máquina que provocou a fraude.

Agora a PF definiu que o inquérito para apurar as responsabilidades deva prosseguir em Uruguaiana, cidade da fronteira oeste gaúcha, vizinha com a Argentina, na qual dois cidadãos contraíram os dois empréstimos junto ao Banco Panamericano - em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - sendo um de R$ 4.419,45 e outro de R$ 674,00. O dinheiro não foi descontado na conta do presidente. Agora a Polícia vai levantar para onde foi o dinheiro? Um mistério, segundo uma autoridade, que preferiu se manter no silêncio e incógnita.
O fato aconteceu na cidade de URUGUAIANA, Rio Grande do Sul.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Caixa lança cartão para garantir aluguel

A Caixa Econômica Federal lançou ontem o Cartão Aluguel Caixa. A ideia é juntar num produto só o cartão de crédito e o pagamento do aluguel.

A partir de agora, não será mais necessário ter um fiador, contratar um seguro-fiança ou fazer um cheque caução para alugar uma residência. O inquilino poderá pedir um cartão aluguel em uma das imobiliárias cadastradas. O produto funciona como um cartão de crédito e oferece metade das taxas praticadas no mercado de locação.

"Usar o cartão será como comprar uma TV LCD. Além de trazer simplicidade para o setor, trará tranquilidade para as imobiliárias, uma vez que a Caixa assume a análise dos riscos do negócio", explica o vice-presidente de pessoa física da Caixa, Fábio Lenza.

Quem tem o salário mínimo de R$ 1 mil já pode pedir o cartão em uma agência da Caixa ou nas imobiliárias cadastradas. Após aprovação do limite, serão 12 parcelas mensais com o valor do aluguel - acrescido de uma taxa mensal de 6,67% - mais uma anuidade de R$ 8 por mês.

"Se você tem um aluguel de R$ 1 mil, você vai pagar R$ 1.067 todo mês (mais a anuidade). Em 12 meses, o inquilino pagará R$ 800 de taxas. Já o seguro fiança equivale em média a uma mensalidade e meia. É como se a pessoa pagasse R$ 1.300 ou R$ 1.500 de taxas ao ano para cobrir os 12 meses", diz Lenza.

A Caixa fez parceria com quatro imobiliárias para a fase piloto do projeto - que vai até o fim de janeiro: duas de São Paulo -Parceria Imóveis e Koyama Imóveis; e duas de Goiás -Tropical Corretora e Leonardo Rizzo Locações. Mas outras empresas já podem se cadastrar.

Em fevereiro, o cartão funcionará nacionalmente. "No primeiro ano de funcionamento pleno queremos atingir 100 mil cartões aluguel vendidos e nos próximos cinco anos 1 milhão de cartões", prevê Lenza.

Calma!

Faltam ainda 10 dias para o Lula deixar a Presidência.
E só lá para o meio do ano que vem o brasileiro vai começar a sentir saudades dele.

Presidente de partido politico no SPC

O presidente do diretório do PRTB em Ibicaraí, Almir Luz, teve uma “baita” surpresa ao abrir uma correspondência enviada à sua casa. Era um comunicado da Serasa informando sobre inscrição no cadastro de inadimplentes por causa de débito com uma empresa… Ops, empresa não. A dívida era com o diretório estadual do partido.

Almir Luz está pê da vida com José Raimundo Oliveira, o dirigente estadual do PRTB que decidiu por inscrevê-lo no serviço que reúne quem esquece de pagar as contas. O “devedor” lembra que o diretório estadual nunca enviou um centavo para a legenda em Ibicaraí.

Essa é para quem tem dúvida se os partidos – notadamente as pequenas legendas – são ou não um negócio…

TCM-BA REJEITA CONTAS DE 93 PREFEITURAS

Ainda não é recorde, mas o número de prefeituras baianas com prestação de contas rejeitadas pelo TCM chega às raias do absurdo:

- 93 tiveram contas rejeitadas; e
- 317 aprovadas com ressalvas

Desperta a atenção o fato de nenhuma (nenhuma!) prefeitura ter as contas aprovadas na íntegra. Os dados foram divulgados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nesta segunda-feira. Também revelam que sete prefeituras nem deram satisfação à corte. Lembremos que as gestões de Capitão Azevedo (DEM) e Newton Lima (PSB) também levaram pau no TCM.

Nas câmaras municipais, a situação não é lá muito diferente. Embora 10 tenham conseguido aprovação na íntegra, 353 foram aprovadas com ressalvas e 51 foram rejeitadas.

Veja o exemplo das câmaras de Itabuna e Ilhéus, as cidades com os maiores PIBs do sul da Bahia. Ambas foram rejeitadas. A de Itabuna, submergiu num mar de lama sem fundo. E a ilheense é presidida pelo vereador Jailson Sarney Nascimento, a quem é atribuída a responsabilidade pelo avanço da dengue na Terra de Gabriela. Por lá, o homem era responsável por indicar e destronar chefes do programa de combate à doença. Ou fazer as indicações de agentes.

informações seu pimenta

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Maioria dos brasileiros não sabe como a tuberculose é transmitida

O Brasil pertence ao grupo de 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. No País, 72 mil pessoas são acometidas por ano e 4,7 mil morrem por causa da doença. Ainda assim, a maioria dos brasileiros desconhece que a tuberculose é transmitida por contato com as gotículas de saliva de pessoas contaminadas, revelou pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

O Instituto Datafolha entrevistou 2.242 pessoas com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais, em 143 municípios. Embora 94% tenham afirmado conhecer a tuberculose, somente 1% acertou, em resposta espontânea, a forma de transmissão. Por outro lado, quase 60% acreditam erroneamente que a doença possa ser causada ou agravada pelo fumo, 39% por clima frio ou úmido, 33% por poluição e 18% disseram que é hereditária.

O desconhecimento dos sintomas também é preocupante. Embora 55% tenham citado a tosse contínua, principal manifestação da doença, só 23% mencionaram febre, 20% dor no peito ou nas costas e 25% não souberam citar nenhum sintoma.

Para Roberto Stirbulov, presidente da SBPT, é justamente a falta de informação o principal obstáculo para o controle da doença. "Esses resultados foram um alerta de que precisamos fazer ações educativas."

Quase metade das armas em circulação é ilegal, diz Ministério da Justiça

Existem hoje cerca de 16 milhões de armas em circulação no Brasil, das quais 47,6% estão na ilegalidade, o que dá 7,6 milhões de unidades, em poder de civis e bandidos. Com 34,3 mil homicídios ao ano, o país é campeão mundial em números absolutos de mortes por armas de fogo.

Os dados fazem parte de um levantamento nacional, divulgado hoje pelo Ministério da Justiça, como ponto de partida para retomada da campanha nacional pelo desarmamento, a ser mantida no futuro governo. "A posse de armas não socorre o cidadão, só gera mais violência e crime", afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto.

O estudo, produzido pela ONG Viva Rio, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), servirá de subsídios para focar a intervenção do poder público nos Estados onde há maior descontrole de armas, considerado o fator que mais contribui para a violência urbana.

Charge do dia - Pedidos difíceis de 2010

Primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil é inaugurada na Bahia

A Terra Santa, nome dado em Tupi ao município de Ibicaraí, localizado na região cacaueira (a 470 km de Salvador), foi beneficiada neste sábado (18) com a implantação da primeira fábrica de chocolate do país fruto da agricultura familiar. Inaugurado pelo governador Jaques Wagner, o empreendimento, financiado com R$ 1,5 milhão da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e de coordenação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vai atender 300 famílias de pequenos produtores rurais.

A indústria vai permitir o beneficiamento de 14,6 mil arrobas de amêndoas do cacau, desenvolvendo a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Coafba), que vai administrar a unidade, graças ao apoio do Estado e de agências de financiamentos oficiais (Banco do Nordeste e Banco do Brasil). A prefeitura de Ibicaraí entrou com os recursos para elaboração do projeto, infraestrutura, aquisição e doação do terreno. O governo participou com a aquisição de equipamentos e construção do empreendimento.

MP move ação contra Prefeitura para contratar concursados em 2006

O juiz Roque Rui Barbosa de Araújo, da Vara da Fazenda Pública, está analisando uma Ação Civil movida pela Promotoria de Justiça contra a Prefeitura Municipal de Feira de Santana. O processo, assinada pela promotora Lucielia da Silva Araújo Lopes, inclui um pedido de tutela antecipado (uma espécie de liminar), onde propõe contratação de pessoas aprovadas em um concurso público realizado em 2006, na gestão do ex prefeito José Ronaldo de Carvalho.

De acordo com as informações apuradas, junto a Vara da Fazenda Pública, o cartório levou uma semana para autuar o processo, já que está dividido em 21 volumes com um total de 4.056 páginas.

Os concursados foram para preencher diversos cargos nas áreas administrativas e de saúde. Ainda não foi constatado na Ação Civil Pública quantas pessoas deverão ser contratadas imediatamente, caso o juiz venha conceder a tutela antecipada pleiteada pelo Ministério Público.

Devido o recesso do poder judiciário, que começa hoje (20), o pedido de tutela antecipada será deferido ou não, a partir do dia 7 de janeiro quando as atividades no Fórum Filinto Bastos voltam a

domingo, 19 de dezembro de 2010

Dinheiro de emendas caiu em contas pessoais ou foi sacado na boca do caixa

Documentos bancários obtidos com exclusividade pelo Estado revelam o desvio do dinheiro público do Orçamento supostamente investido em shows e eventos culturais. A movimentação bancária integral da RC Assessoria e Marketing, empresa em nome de laranjas, mostra que parte do dinheiro liberado a partir das emendas dos parlamentares foi desviada para a conta pessoal de dirigentes dos institutos fantasmas. O que sobrou foi sacado na boca do caixa em dinheiro vivo, uma estratégia que dificulta a fiscalização sobre o uso e o destino final do dinheiro.

Os extratos bancários também mostram que cheques foram trocados em empresas de factoring - um caminho para a lavagem de dinheiro. Houve até a compra de pelo menos um carro com verba pública.

A RC Assessoria e Marketing é uma das campeãs de subcontratação pelos institutos "sem fins lucrativos" que fecham convênios com os Ministérios do Turismo e da Cultura sem licitação para receber dinheiro de emendas de deputados e senadores. A empresa foi criada em abril passado apenas para receber o dinheiro dos institutos, que servem para intermediar os convênios com o governo.

Desde então, R$ 3 milhões caíram na conta da empresa para, teoricamente, realizar eventos. Pelo histórico bancário de 18 páginas, R$ 1,7 milhão foi sacado em espécie tão logo o dinheiro foi parar na conta da RC. Há saques de R$ 450 mil, feitos em 48 horas, no fim de outubro. Outros R$ 550 mil foram sacados no período de 15 dias que antecedeu o primeiro turno eleitoral.

O dinheiro destinado por deputados e senadores também foi parar em revendedoras de carros. Uma loja de veículos de Unaí (MG) recebeu R$ 171 mil. Seu dono, Lucas Couto Mendes, disse que não fez nenhuma transação com a empresa. "Uma pessoa veio aqui, comprou um carro e avisou que receberíamos uma transferência bancária. E aí veio da RC", disse.

Segredo. Mendes se negou a revelar quem fez a compra. "Não sou obrigado a contar. Isso é segredo comercial de nossa empresa", disse.

O Estado descobriu que um veículo de R$ 33 mil foi comprado em nome do jardineiro Moisés da Silva Morais, dirigente laranja da empresa, mas não há referências sobre a origem da negociação. O outro dirigente laranja da RC, como revelou o Estado no dia 5 de dezembro, é o mecânico José Samuel Bezerra, que vive de bicos.

No extrato, aparecem entidades que receberam, nos últimos dois anos, emendas e lobby dos senadores Gim Argello (PTB-DF), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Adelmir Santana (DEM-DF), e dos deputados Geraldo Magela (PT-DF), Sandro Mabel (PR-GO), Sandes Júnior (PP-GO), Rodovalho (PP-DF), Luciana Costa (PR-SP), Wellington Fagundes (PR-MT), entre outros.

Filho de Argello. A reportagem identificou que dirigentes dos institutos Renova Brasil, Recriar e Inbraest receberam de volta, em suas contas pessoais, parte do dinheiro que haviam remetido para a RC Assessoria e Marketing. Ou seja, os termos de subcontratação informados pelos institutos ao governo federal são apenas uma simulação dentro do processo de convênio.

Essas entidades só existem no papel e foram beneficiadas por mais de R$ 1 milhão em emendas do senador Gim Argello, que renunciou à relatoria do Orçamento após o esquema revelado pelo Estado.

Cerca de R$ 93 mil, por exemplo, foram transferidos em depósitos picados da RC para a conta pessoal do presidente do Instituto Recriar, Jilvan Carlos Fonseca. Essa entidade ficou conhecida por repassar R$ 550 mil de um convênio para uma rádio em nome do filho de Argello.

Em 16 de setembro, uma transferência de R$ 30 mil saiu da RC para a Requinte Vidros, vidraçaria que emprestou endereço ao Instituto Renova Brasil.

Além de emendas de Gim Argello, essas entidades usaram atestados de idoneidade assinados pelo deputado petista Geraldo Magela, que alega ser vítima de fraude.

Senado americano aprova lei que permite homossexuais assumidos no exército

A política Don't ask, Don't tell era alvo de protestos nos Estados Unidos

O Senado americano aprovou uma lei histórica que permite que homossexuais sirvam nas Forças Armadas americanas revelando abertamente sua preferência sexual.

Senadores decidiram por 63 votos a 51 anular a lei de 1993 que instituiu a política conhecida como Don't ask, Don't tell.

Segundo a política, os homossexuais são admitidos nas Forças Armadas, mas podem ser expulsos se revelarem abertamente sua opção sexual.

No início do sábado, a Câmara dos Representantes aprovou o documento que pedia a mudança. O presidente Barack Obama deve transformá-lo em lei.

Opositores da proposta dizem que a mudança vai prejudicar a moral das tropas em tempos de guerra.

Mais de 13 mil oficiais do exército foram demitidos por causa da lei, que foi aprovada durante o governo de Bill Clinton.

Na votação deste sábado, senadores republicanos moderados se juntaram aos democratas a favor da mudança na lei.

Patriotas

O correspondente da BBC em Washington Iain Mackenzie disse que a votação foi uma grande vitória para Obama, que havia transformado a anulação da Don't ask, Don't tell um de seus principais objetivos desde que assumiu a presidência, em 2009.

Obama disse que acabar com a proibição significaria que "milhares de patriotas americanos" não serão forçados a deixar o serviço militar "porque coincidentemente são homossexuais".

A anulação terá efeito em um período de 60 dias, para que o Departamento de Defesa decida como implantará a nova política.

No início do mês, um relatório do Pentágono disse que permitir que soldados fossem abertamente homossexuais teria pouco impacto na coesão das forças americanas lutando no Iraque e no Afeganistão.

Mais quatro envolvidos no caso Eliza Samúdio são soltos em Minas Gerais

Foram soltos na madrugada deste sábado (18) a mulher do goleiro Bruno, Dayanne Souza, a ex-namorada dele, Fernanda Gomes de Castro, o caseiro do sítio, Elenílson Vítor da Silva, e Wemerson Marques, o Coxinha. Eles são réus no processo que investiga o desaparecimento e morte de Eliza Samudio.

Segundo o G1, a liberdade foi dada pela juíza da Comarca de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. Dayanne, Fernanda, Silva e Coxinha foram pronunciados por sequestro e cárcere privado, e poderão responder ao processo em liberdade.
Dayanne e Fernanda deixaram a Penitenciária Estevão Pinto, na região leste de Belo Horizonte, por volta de 1h20, acompanhadas pelos advogados. Parentes esperavam por elas.

Silva e Coxinha saíram da Nelson Hungria, em Contagem, por volta das 2h, também com os advogados. Os familiares deles estavam na casa do Coxinha, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, onde uma festa foi preparada para receber os dois.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Dilma defende liberdade de culto, de imprensa e estabilidade em diplomação


Exibindo uma sobriedade e um estilo que já a diferenciam do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita, Dilma Rousseff, foi diplomada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a promessa de defender a liberdade de imprensa e de culto. Dilma reafirmou, ainda, o compromisso com a estabilidade econômica. Na mesma cerimônia, o vice Michel Temer também foi diplomado.

Num discurso curto, de seis minutos e meio, Dilma destacou prioridades de sua futura gestão, como a educação, a segurança das comunidades e a saúde de todos os brasileiros. Ao lembrar que é a primeira mulher eleita presidente da República, disse que se empenhará em honrar compromissos, cuidar dos mais frágeis e governar para todos.

"Conto com todos e todas e todos e todas podem contar comigo", insistiu a presidente eleita. Por um momento, pareceu que ia chorar e fez uma pausa. Emocionada, disse que sua eleição "rompe preconceitos, desafia limites e enche de esperança um povo sofrido."

Com um vestido e blazer azul royal – enfeitado com renda em tom de vinho –, Dilma recebeu o diploma das mãos do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski. "O TSE declara que ambos (Dilma e Temer) encontram-se legalmente aptos a tomar posse perante o Congresso Nacional, respectivamente, nos cargos de presidente e vice-presidente da República, com todos os direitos e deveres a eles inerentes", afirmou Lewandowski.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CADÊ O TIRIRICA?

Em menos de cinco minutos, o Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto que aumenta o salário dos deputados, senadores, presidente, vice-presidente da República e dos ministros de Estado para R$ 26,7 mil. O texto será promulgado. ? Fico revoltado quando tripudiam o Tiririca. É um palhaço, como todos nós...Um colega, na verdade! Quando os senadores, no apagar das velas e em menos de cinco minutos, votam um aumento desproporcional à inflação e em proveito próprio, riem de nós...dos palhaços que os elegeram. Projetos importantíssimos, que poderiam beneficiar todo o povo brasileiro, ficam engavetados enquanto em menos de cinco minutos vota-se o sarcasmo, o desprezo para com os eleitores. Não acho que seja muito o valor dos salários de parlamentares e juízes...De fato, nem entendo porque a maioria dos políticos aceita ?trabalhar? por tão pouco...Imagino que vinte e seis mil reais nem fazem cócegas na carteira de uma Maluf ou de um Sarney...Só pode ser para terem o direito de rir de nossa cara... Não é o valor do salário que me deixa envergonhado. É a desfaçatez...o pouco caso com que é tratado o cargo de quem devia nos representar ao invés de nos roubar descaradamente. Envergonho-me com a discussão ridícula e infindável de alguns centavos de aumento para aposentados quando em menos de cinco minutos se concede mais de 60% de aumento para os legisladores... Não falem mal de Tiririca...é só um palhaço, como nós...

Crônica do Dia: AH, NOVELAS!...

Sem dúvida, os autores das novelas, às quais assistimos pela televisão, inspiram-se nas ocorrências do dia-a-dia. O que existe em cada uma, embora teatralizado, ocorre, aqui e ali, na sociedade .
Lembro-me de que, na minha adolescência, conheci um indivíduo bígamo. Era casado com uma no Ceará – e com filhos – depois, indo fazer um curso em outro estado, casou-se com outra . E hoje, não mais tive notícia desse bígamo, na certa já faleceu.
O Berilo, personagem da novela Passione, por conseguinte, não é uma criação do autor da novela com a finalidade de dar mau exemplo aos telespectadores. Na certa, conheceu ou leu sobre alguém com esse tipo de comportamento, reproduzindo-o nos capítulos da novela.
Quanto a mulheres que ficam deslumbradas, sendo pobres e melhorando de vida por causa de um casamento, isso, às vezes, ocorre na vida de homens folgados financeiramente, a Clô e a Jaqueline simbolizam tais mulheres aventureiras, e já conheci e conheço pessoas exatamente assim.
De jovens drogados e com problemas (Danilo), maridos grosseiros, como o Saulo, mulheres pilantras e sem formação como a Clara, a sociedade está cheia, sem falar nas pessoas casadas que possuem amantes e nos golpistas iguais ao Fred.
O único defeito do autor de Passione é dar destaque à “pilantragem” de alguns. Nesse ponto, influenciando aqueles de formação fraca ou com maus instintos latentes, todavia ele está construindo seus personagens baseados nos enredos da própria realidade. Quem nunca ouviu sócios de uma empresa mencionando a megalomania de outros, ou o que são capazes de fazer? Sem dúvida, tais fatos sendo levados ao público, através da televisão, poderão despertar a sujeira existente no intimo de alguns, sobretudo sem boa escolaridade e orientação familiar.
A vida é uma combinação do que serve e não serve. Infelizmente, muitas novelas priorizam o que não serve, inútil ou destrutivo. Caso autores, responsáveis por emissoras, atores pensassem mais sobre o assunto, procurariam uma forma inteligente de proporcionar uma educação, embora de forma velada, ao povo.

Charge do dia - Dia perfeito no Congresso

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudantes de escolas privadas consomem mais drogas que os de escolas públicas

Um levantamento sobre consumo de drogas entre estudantes de ensino médio e fundamental da rede pública e privada feito ao longo de 2010 pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em parceria com outras instituições mostra que o consumo drogas é maior entre os estudantes das escolas privadas.

Os dados apontam que 13,6% dos estudantes de escolas privadas fazem uso de drogas. Entre os que frequentam a rede pública o porcentual foi de 9,9%. O estudo ouviu cerca de 51 mil estudantes de escolas públicas e privadas das 26 capitais do país e do Distrito Federal.

A pesquisa também constatou uma redução de 49,5% no uso de drogas ilícitas quando comparado com o último levantamento feito em 2004. A cocaína, no entanto, foi a única droga que não registrou diminuição de consumo. Ao contrário da maconha que é a droga mais usada pelos estudantes do sexo masculino. As meninas disseram que a preferência é pelo uso de medicamentos sem prescrição médica.

De acordo com a pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Ana Regina Noto, a pesquisa permite conhecer a realidade do uso de drogas entre os adolescentes para nortear as políticas públicas voltadas para essa faixa etária. "Conseguimos descrever padrões de consumo que respondem como estamos, quais os jovens mais vulneráveis e fazer a comparação com os anos anteriores que mostram como caminhamos", disse.

Perícia aponta que garoto Joel foi morto por um PM

Resultado da perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica de Salvador aponta que o garoto Joel da Conceição Castro, de 10 anos, foi morto por um tiro da arma do policial militar, Eraldo Menezes de Souza, no último dia 21 de novembro.

Na manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Segurança Pública, César Nunes, esteve na 28ª delegacia, no Nordeste de Amarelia, onde soube do resultado da perícia e os procedimentos que serão aplicadas sobre os policiais envolvidos no crime.

Além de Eraldo, que está há quatorze anos na corporação, dois PMs identificados pelo pai do menino irão responder por omissão de socorro.

Lula encerra governo com aprovação recorde, mostra CNI-Ibope

Pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação de 87% da população, a maior registrada até agora, ao fim dos seus oito anos de mandato. O índice de brasileiros que aprovam o governo é de 80% e o dos que confiam no presidente é recorde: 81%.

Entre as pessoas ouvidas, 62% acham que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, fará um governo ótimo ou bom. Na comparação com o governo Lula, 18% consideram que a administração de Dilma será melhor, 58% que será igual e 14% que será pior.

As áreas apontadas pela população como prioritárias para o novo governo são a saúde, educação, segurança pública, o combate à fome e à pobreza, combate às drogas, a geração de emprego e o combate à corrupção.

Em nove áreas de atuação do governo atual, sete tiveram avaliação positiva, com destaque para a segurança pública.

A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 7 de dezembro, com 2002 pessoas, em 140 municípios.

Fonte: Agência Brasil

TSE libera Rosinha Garotinho para reassumir prefeitura

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro determinou nesta quarta-feira (15) que a prefeita cassada de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho, e seu vice reassumam os cargos. Eles foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Cabe recurso.

O motivo da decisão foi o julgamento desta terça-feira (14) sobre o registro de candidatura de Anthony Garotinho. O TSE anulou a condenação do deputado federal eleito. Ele havia sido condenado a ficar inelegível no mesmo processo que a mulher, por isso ela foi beneficiada pelo entendimento do tribunal.

Na decisão liminar, o ministro do TSE determinou também a suspensão da realização de novas eleições para prefeitura do município, marcadas para fevereiro de 2011. O processo que condenou o casal Garotinho voltará à primeira instância da Justiça Eleitoral do Rio e será julgado novamente.

O motivo da condenação do casal Garotinho foi uma entrevista dada por ela ao marido em um programa de rádio da região. Na ocasião, Rosinha anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Campos.

Com o afastamento de Rosinha do cargo, assumiu a Prefeitura de Campos o presidente da Câmara de Vereadores, Nelson Nahim (PR), irmão de Anthony Garotinho.

Mais da metade dos convocados faltam à reaplicação do Enem

Dos 9,5 mil estudantes convocados para a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais da metade não compareceram aos locais de prova. Esses candidatos tiveram a chance de refazer a avaliação porque foram prejudicados pelos erros de impressão dos cadernos da prova amarela, que não continham todas as 90 questões de ciências humanas e da natureza.

Os alunos que não compareceram terão corrigidas as provas aplicadas no dia 6 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a reaplicação ocorreu “sem registro de incidentes”.

Os alunos foram convocados a partir da análise das 116 mil atas das salas de prova. O documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante o certame. Trinta e cinco estudantes que não tinham sido chamados conseguiram na Justiça o direito de refazer o exame. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o número alto de faltosos era esperado.

“Nós imaginamos que o número seria bem menor porque nem todos foram prejudicados. Nós usamos o conceito objetivo mais abrangente para evitar que, efetivamente, nenhum estudante que foi prejudicado ficasse sem conseguir fazer a prova”.

O Enem foi reaplicado em 17 estados: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas. Paraná e Santa Catarina concentram mais da metade dos casos de alunos prejudicados (60%). Segundo o Inep, os gabaritos da nova prova serão divulgados na próxima terça-feira (21), às 18h.

Parlamentares, presidente, vice e ministros ganharão R$ 26,7 mil mensais

Em uma votação relâmpago, o Senado aprovou nesta quarta-feira, 15, o projeto que concede aumento de 61,83% no salário dos próprios senadores e dos deputados federais, de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República e de 148,63% no salário do vice-presidente e dos ministros de Estado. A proposta foi aprovada no inicio da tarde pelos deputados e não aguardou nem uma hora para ser votada pelos senadores. Esse projeto iguala os salários de deputados e senadores, do presidente da República, do vice e dos ministros. Todos eles passarão a receber R$ 26.723,13 por mês, mesmo valor do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal e que serve como teto do funcionalismo público.
O novo salário entrará em vigor em 1º de fevereiro de 2001. Apenas a senadora Marina Silva (PV/AC) e o senador Álvaro Dias (PSDB/PR) se manifestaram contra a proposta. Marina acha injusto os parlamentares receberem reajustes muitas vezes superiores aos dos demais servidores públicos do País. Já Álvaro Dias defendeu que o reajuste deveria implicar na extinção da perda da verba indenizatória de R$ 15 mil que cada um deles recebe mensalmente para custear gastos no exercício do mandato nos Estados.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estado da Bahia concede redução média de 7% no IPVA 2011

Os contribuintes baianos pagarão em 2011 cerca de 7% a menos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A queda média vale para automóveis e utilitários, sendo que as motos e motonetas tiveram uma redução maior, de 9%. Abaixo disso, com variação negativa de 6%, ficaram os caminhões, ônibus e micro-ônibus. A diminuição ocorreu em função da desvalorização dos automóveis usados, pois o valor serve de base para cálculo do imposto.

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) publicou, na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE), o calendário de pagamento e a tabela com os valores que são base para cálculo do IPVA 2011. Todas as informações podem ser consultadas também pelo site da Fazenda ou o Call Center da secretaria - 0800 071 0071. O imposto é calculado sobre o valor médio de cada veículo de acordo com pesquisa feita pela Fundação de Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O desconto de 10% no IPVA também pode ser aproveitado novamente para pagamento em cota única até 28 de fevereiro de 2010. Existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso é só quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os proprietários de veículos têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes, sendo que o vencimento da primeira cota para os veículos de final de placa 1 será no dia 15 de março e placa 2, dia 16 de março.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da 3ª parcela e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes, juntamente com o IPVA 2011. O proprietário que perder o prazo da 1ª cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

Charge do dia - Novo vírus

Pergunta do dia

Porque a vereadora Eliana Gonzaga que faz parte da base aliada ao prefeito Tato, votou contrária a composição com o vereador Júlio César que é líder do governo para presidência da câmara?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Anvisa suspende fabricação e uso de medicamentos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do lote ABR10 do medicamento Bisolvon Xarope Pediátrico, fabricado pela Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda., com sede em São Paulo.

A agência também determinou a interdição cautelar do lote 09277 do medicamento Resodic 50 mg (Diclofenaco sódico), comprimido, fabricado pela empresa Laboratório Farmacêutico Vitamed Ltda, com sede em Caxias do Sul, Rio de Janeiro, medida que tem prazo de 90 dias, contados a partir da última sexta-feira (10).

Todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados e distribuídos pela empresa Fysioterm Equipamentos Eletrônicos Ltda., com sede em Cambe, Paraná, também estão com fabricação, distribuição, comércio e uso suspensos em função de a empresa não possuir autorização de funcionamento e seus produtos não possuírem registro junto à Anvisa. As informações são da Agecom.

Charge do dia - Bumbum de nenê

Crack atinge 98% dos municípios, indica estudo da CNM

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de municípios aponta que realidade do consumo de crack no Brasil é alarmante. A pesquisa mostra que a droga já chegou a 98% dos municípios brasileiros – quase quatro mil foram consultados.
Na pesquisa, os municípios foram questionados sobre a presença ou não do crack e sobre o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à prevenção e ao controle do uso. No estudo, mais de 91% não possuem programa municipal de combate ao crack e nenhum tipo de auxílio dos governos federal e estadual para desenvolver ações. E, apenas 8,43% desenvolvem algum programa municipal de combate.
Além dos programas municipais, a CNM perguntou se os municípios desenvolvem alguma campanha de combate ao crack. Segundo as respostas, 48,15% disseram que promovem campanhas preventivas e 51,85% disseram que não. Rio Grande do Sul, Ceará e Sergipe lideram este ranking com, respectivamente, 64,5%, 59% e 56,5% de municípios. Também não há apoio financeiro estadual ou federal em 58% desses casos.
Em entrevista coletiva, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que este é um problema que precisa ser enfrentado imediatamente.
Ziulkoski enumerou algumas alternativas para dar início à busca de uma solução. Segundo a CNM, é preciso implantar uma política eficaz de qualidade para combater a entrada de drogas no Brasil, um acordo entre os entes federados – União, Estados e municípios – para agir nas fronteiras, o controle efetivo da cadeia produtiva da indústria química nacional, além da revisão, que a Confederarão classifica como das "leis permissivas" que impedem uma ação mais efetiva da polícia.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

linha da pobreza na Bahia


A presidente eleita Dilma Rousseff terá o desafio de tirar o país da miséria. Apesar do Bolsa Família, o Brasil tem 5,7 milhões de miseráveis, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/Ibge). Na Bahia, 30% da população vive na faixa da pobreza, o equivalente a cerca de 4,3 milhões de pessoas. A pesquisa do Ibge, contudo, não especifica o percentual da população que vive em situação de miséria absoluta na Bahia.

A condição de pobreza extrema é definida pela renda de até R$ 70 mensais por pessoa da família, segundo as regras do programa; miseráveis são pessoas que vivem com renda de até R$ 2,30 por dia.

Um exemplo é Maria Sônia Alves de Souza, 58, mais conhecida como Sônia. Ela nasceu numa família de marias. A mãe Maria Edite Alves de Souza, 71 anos, a irmã Maria Raimunda Alves de Souza, 50. Mas de todas, é ela o retrato mais fiel da Maria, cantada por Milton Nascimento, que “ri, quando deve chorar, e não vive, apenas aguenta”.

Com uma renda que varia entre R$ 100 e R$ 140 por mês, sendo R$ 68 oriundos do Bolsa Família, consegue sustentar uma filha, comprar remédios, o pão de cada dia e tomar conta da casa que construiu, estilo puxadinho, na Invasão Bate Coração, em Paripe.

Lá são dois cômodos: um quarto e uma sala que também serve de cozinha. Tem geladeira, fogão e televisão, tudo de segunda mão, doado por alguns conhecidos. O banheiro fica do lado de fora, improvisado.

No entanto, ela está longe de ter um auxílio maior . Na lista estão 1,6 milhão de famílias na Bahia – Estado com maior número de beneficiários do País – sobrevivendo com a ajuda do programa. E ainda existem mais 827.416 na lista de espera. Com informações do A Tarde

sábado, 11 de dezembro de 2010

Suspeitos de matar prefeito de Jandira devem ter sigilo quebrado

Depois de conseguir que a Justiça decretasse a prisão dos quatro suspeitos de assassinar o prefeito de Jandira, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), a Polícia vai solicitar na segunda-feira, 13, a quebra de sigilo telefônico dos envolvidos. A ideia é conseguir rastrear com quem os investigados trocaram telefonemas nos momentos próximos ao horário do crime e encontrar um possível mandante.

O prefeito foi morto na manhã de sexta-feira atingido por uma rajada de metralhadora na porta de uma rádio da cidade, onde gravaria seu programa semanal. Seu motorista, Wellington Martins, também foi baleado e permanece internado em estado grave.

A Polícia conseguiu, na madrugada de sábado, a prisão temporária dos suspeitos com um juiz de plantão na capital. Foram decretadas as prisões de Adilson Alves de Souza e Lázaro Teodoro Faustino, detidos logo após o crime, e de Cristiano dos Santos e Felipe dos Santos, localizados com material inflamável. A polícia acredita que eles queimariam o veículo do prefeito.

Os quatro foram transferidos para a cadeia de Carapicuíba. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que exames residuográficos mostraram a presença de pólvora na mão de todos os suspeitos.

O corpo de Paschoalin foi sepultado na tarde ontem no jazigo da família cemitério municipal da cidade, que atraiu centenas de pessoas. O filho Alexandre, de 28 anos, cobrou uma rápida apuração do caso. "Acho que tem como solucionar rápido porque todo mundo sabe o motivo", disse ele, referindo-se a possíveis motivações políticas para o crime - até agora a hipótese mais forte. O próprio governador de São Paulo, Alberto Goldman, que era companheiro de partido de Paschoalin, afirmou que não acredita que em crime comum.

Com a morte do prefeito, sua a vice, Anabel Sabatini (PSDB), assume a administração sob clima de medo e desconfiança. "Não me sinto segura e sei que há grupos que não querem que eu assuma", disse ela durante o enterro. Ela pediu reforço na segurança.

Além do medo de um atentado - a cidade tem histórico de crimes envolvendo personagens da vida pública -, a prefeita em exercício sabe que vai ter dificuldades políticas para assumir o posto. Sabatine havia rompido com o prefeito há cerca de oito meses depois que fez denúncias sobre superfaturamento na compra de medicamentos. A vice-prefeita também era secretária municipal de Saúde. Ela conta ter se recusado a assinar notas fiscais no valor de R$ 1,5 milhão de medicamentos que não estavam disponíveis para os postos de saúde.

"Vai ser muito difícil. Sei que 99,9% dos secretários e do alto escalão do município não me querem lá. Mas agora eu vou descobrir a verdade", afirmou ela.

Sabatine pedira afastamento do cargo e se distanciou da Prefeitura. Até anteontem, sequer frequentava o gabinete. A denúncia fez com que ela se aproximasse da bancada do PT na Câmara, oposição à administração - o que deve dar novas cores às disputas políticas na cidade.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Wesley Teixeira (PSB), da base aliado ao governo municipal, nega as denúncias. Segundo ele, a situação será mesmo difícil. "Agora ela é a prefeita, vamos ver o que vai fazer."

Na noite de anteontem, o senador eleito pelo PSDB Aloysio Nunes Ferreira Filho, e um dos nomes fortes partido, não quis comentar sobre a sucessão no município. "Ainda é muito cedo pra falar disso", disse.

Braz Paschoalin, no seu terceiro mandato, já fora alvo de seis investigações, de acordo com o Ministério Público. Dessas, cinco foram arquivadas.