sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Crônica do Dia: AH, NOVELAS!...

Sem dúvida, os autores das novelas, às quais assistimos pela televisão, inspiram-se nas ocorrências do dia-a-dia. O que existe em cada uma, embora teatralizado, ocorre, aqui e ali, na sociedade .
Lembro-me de que, na minha adolescência, conheci um indivíduo bígamo. Era casado com uma no Ceará – e com filhos – depois, indo fazer um curso em outro estado, casou-se com outra . E hoje, não mais tive notícia desse bígamo, na certa já faleceu.
O Berilo, personagem da novela Passione, por conseguinte, não é uma criação do autor da novela com a finalidade de dar mau exemplo aos telespectadores. Na certa, conheceu ou leu sobre alguém com esse tipo de comportamento, reproduzindo-o nos capítulos da novela.
Quanto a mulheres que ficam deslumbradas, sendo pobres e melhorando de vida por causa de um casamento, isso, às vezes, ocorre na vida de homens folgados financeiramente, a Clô e a Jaqueline simbolizam tais mulheres aventureiras, e já conheci e conheço pessoas exatamente assim.
De jovens drogados e com problemas (Danilo), maridos grosseiros, como o Saulo, mulheres pilantras e sem formação como a Clara, a sociedade está cheia, sem falar nas pessoas casadas que possuem amantes e nos golpistas iguais ao Fred.
O único defeito do autor de Passione é dar destaque à “pilantragem” de alguns. Nesse ponto, influenciando aqueles de formação fraca ou com maus instintos latentes, todavia ele está construindo seus personagens baseados nos enredos da própria realidade. Quem nunca ouviu sócios de uma empresa mencionando a megalomania de outros, ou o que são capazes de fazer? Sem dúvida, tais fatos sendo levados ao público, através da televisão, poderão despertar a sujeira existente no intimo de alguns, sobretudo sem boa escolaridade e orientação familiar.
A vida é uma combinação do que serve e não serve. Infelizmente, muitas novelas priorizam o que não serve, inútil ou destrutivo. Caso autores, responsáveis por emissoras, atores pensassem mais sobre o assunto, procurariam uma forma inteligente de proporcionar uma educação, embora de forma velada, ao povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário