quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Libertação de Sakineh é colocada em dúvida por programa de televisão


Televisão estatal iraniana divulgou fotos da iraniana em liberdade.

Comercial afirma que iraniana confessará crime em rede nacional; ONG havia anunciado soltura.

LONDRES - Uma ONG de direitos humanos divulgou nesta quinta-feira, 9, a notícia de que a iraniana Sakineh Mohamadi Ashtiani, condenada à morte por adultério e cumplicidade na morte do marido, teria sido libertada e disseminou fotos dela e, liberdade e junto de seu filho. Um comercial chamando para um programa a ser exibido na sexta-feira no Irã, porém, desmente a suposta libertação de Sakineh, que não foi confirmada pelas autoridades iranianas.
A presidente do Comitê Internacional Contra Execuções, Mina Ahadi, afirmou que a iraniana havia sido libertada, embora também não tivesse confirmações. Além de Sakineh, seu filho, Sajjad Ghaderzadeh, seu advogado, Javid Houtan Kian, e dois jornalistas teriam sido libertados.

Nesta quinta, porém, após a divulgação das fotos por um canal de televisão iraniano, passou a circular um comercial de um programa especial sobre a iraniana a ser exibido na sexta-feira.

Inicialmente, a expectativa era de que a informação sobre a libertação seria confirmada pelas autoridades iraniana. Segundo o jornal britânico the Guardian, porém, a propaganda mostra Sakineh confessando o crime e dizendo que planejou a morte do marido.

Segundo o diretor da campanha internacional pelos direitos humanos no Irã, Hadi Ghaemi, "a notícia foi vista na internet, mas não pode ser confirmada de forma independente", de acordo com o jornal espanhol El País.

O programa será exibido às 20h35 locais do Irã (15h35 em Brasília). O governo iraniano não se posicionou sobre o assunto. As alegações da ONG foram feitas com base na divulgação das fotos, que mostram Sakineh e seu filho em sua casa em Osku, no Azerbaijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário