segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Graça Pimenta indica implantação da Polinter em Feira de Santana


Atenta as questões relacionadas com a Segurança Pública do seu município de origem, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) indicou a instalação da Polícia Interestadual (Polinter) em Feira de Santana ao secretário de Segurança Pública (SSP), Maurício Teles Barbosa. A implantação vai beneficiar os moradores da cidade feirense e também os cidadãos de outros municípios.



“Na Polinter feirense, a população poderá ter acesso aos diversos serviços, como a procura de pessoas desaparecidas, atualmente disponíveis na unidade-sede, localizada no Complexo Policial dos Barris, em Salvador. A Polinter local também realizará ações de custódia e busca e captura”, declara Graça Pimenta.



No quesito pessoas desaparecidas, uma pesquisa do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNSH), organização não governamental que engloba 316 entidades de todos os estados brasileiros, aponta que 23 pessoas desaparecem a cada hora no Brasil, totalizando mais de 200 mil desaparecidos por ano.



A angústia das pessoas que procuram por alguém na região de Feira de Santana pode ser vista as quartas-feiras através do quadro “Desaparecidos”, transmitido ao vivo pela TV Subaé, emissora da Rede Bahia no município feirense. O quadro é exibido no programa jornalístico Bahia Meio Dia.



“Na esperança de encontrar quem procuram, os participantes do quadro mostram fotografias dos desparecidos, apresentam dados da pessoa procurada e disponibilizam o número do próprio telefone para que as pessoas que tenham alguma informação, ou até mesmo o cidadão procurado, entrem em contato para aliviar a angústia que sentem”, relata Graça Pimenta.



A Polinter desenvolve um importante trabalho na investigação e resolução dos casos de pessoas desaparecidas. Conforme dados divulgados em dezembro de 2010, do mês de janeiro até outubro do ano citado o Setor de Desaparecidos da Polinter registrou 535 desaparecimentos no Estado, dos quais 516 tiveram resolução positiva com o encontro da pessoa procurada. A média de localização foi de 85%.



Com 556.642 habitantes (Censo 2010), Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa da Bahia e a primeira dos interiores do Estado e da região nordestina. A cidade também possui o maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste. O grande porte do município feirense foi novamente reconhecido através da escolha da cidade como sede da recém-criada Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS). “Com o crescimento da cidade, os serviços públicos, a exemplo do de Segurança Pública, precisam ser redimensionados de forma a atender o maior número de cidadãos possível”, conclui Graça Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário