terça-feira, 1 de novembro de 2011

4ª pior nota do Ideb no Brasil

Feira de Santana aparece entre as cidades com as piores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), medido pelo Ministério da Educação, com nota 3,5 do total de 10. A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de educação, José Raimundo de Azevedo, e ele não soube explicar os motivos do baixo índice da cidade no IDEB. O secretário ficou surpreso com a colocação do município e ficou de dar maiores esclarecimentos quando estivesse com informações mais concretas.

Pior índice nacional - O município baiano de Vitória da Conquista teve a pior pontuação do Brasil, com nota 2,9. Em Conquista, as crianças ingressam no 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino sem reconhecer as letras, números ou mesmo o nome das cores. Um levantamento feito pela prefeitura da cidade em 2009, mostrou que metade dos alunos que ingressaram no 3º ano do ensino fundamental, ainda não estavam alfabetizados.

Segundo a Revista Veja, entre os motivos apontados para o péssimo desempenho do município está a estrutura física precária das escolas. Como por exemplo, a presença de telhas de zinco, que esquenta no verão e, com as chuvas do inverno, faz muito barulho, prejudicando os alunos.

O outro lado – A cidade de Marília em São Paulo obteve a maior nota no IDEB. A grande pontuação foi conseguida com a ajuda dos pais, boas condições físicas das unidades escolares, capacitação dos professores e gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário