sábado, 22 de outubro de 2011

PF prende 18 integrantes de quadrilhas de assaltos a carteiros em Feira e Salvador

A operação “Carta na Manga”, voltada ao combate a quadrilhas organizadas especializadas em assaltos a carteiros em Salvador e Feira de Santana, resultou na prisão de 18 pessoas nesta sexta-feira (21). Entre os presos, estão “assaltantes”, estelionatários e falsificadores de documentos públicos.

E. Q. B., estudante de direito da Faculdade Integrada da Bahia (FIB), também foi preso. Com ele, os policiais encontraram duas armas, uma pistola .40 e um revólver 38, que eram utilizados nos assaltos aos carteiros.

Foram apreendidos ainda eletrodomésticos, uma caminhonete de luxo, diversos cartões roubados dos carteiros e apetrechos para a falsificação de documentos que eram utilizados para perpetração da fraude

Segundo a Polícia Federal, a maioria dos presos possui antecedentes criminais. As investigações começaram no início do ano em virtude da grande quantidade de assaltos a carteiros na capital baiana. No final do ano passado até o início deste ano, foram registrados mais de 500 assaltos.

Através das investigações, a PF identificou a existência de três grupos distintos. Os líderes das quadrilhas financiavam os “assaltantes” oferecendo meios para locomoção e o armamento necessário para que roubassem aos carteiros.

Os grupos visavam à obtenção de cartões de crédito/débito de contas correntes que eram enviados através dos Correios. Os assaltantes recebiam, em média, entre R$ 50 a R$ 200 por cartão roubado e de posse dos cartões, outros integrantes realizavam os desbloqueios perante as instituições financeiras, como se fossem titulares. O estudante de direito é apontado como um dos líderes das quadrilhas.

Os presos e envolvidos no esquema serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado, estelionato, falsificação de documentos públicos e uso de documento falso, que estabelecem penas privativas de liberdade de um a dez anos de prisão, além de multa.

A operação tem como objetivo cumprir 12 mandados de prisão preventiva, 16 mandados de prisão temporária e 33 mandados de busca e apreensão. No total, 124 policiais federais participam da operação com apoio da Secretaria de Segurança Pública da Bahia através da Polícia Militar e de policiais da SSP. As informações são fo Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário