sexta-feira, 17 de julho de 2009

Doenças causada pelo caramujo africano.

O caramujo africano é uma espécie exótica invasora. Tais espécies representam, atualmente, a segunda maior causa de perda de biodiversidade no Planeta. Só perdem para os desmatamentos. Além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca, destrói plantações e compete por espaços com outros moluscos da fauna nativa, podendo levá-los à extinção.

Doenças transmitidas pelo caramujo
O caramujo africano pode transmitir duas doenças:

1. Angiostrongilíase meningoencefálica humana
Sintomas: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso

2. Angiostrongilíase abdominal
Causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal (cujos sintomas são: dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos).

Contaminação
A ingestão ou a simples manipulação dos caramujos vivos pode causar a contaminação, pois os vermes são encontrados no muco (secreção) dos caramujos. Ao se instalar em hortas e pomares, o caramujo pode contaminar frutas, verduras e disseminar doenças. Mas não há motivo para pânico: basta orientar crianças sobre os cuidados que devem ter e lavar bem hortaliças e vegetais que serão consumidos in natura.

Ações para controle da espécie
Em todo Brasil, Ibama e prefeitura vão realizar a coleta e eliminação adequada dos caramujos. A campanha será itinerante e realizada nos bairros onde forem detectados os moluscos invasores.
Só em pensar que aparecem pessoas desinformadas que dizem que o caramujo não é nocivo, durma com um barulho desses.

2 comentários:

  1. Meu caro, soube que Cacau andou lhe esculachando no blog dele. Não ligue, o mesmo é um sem-moral. Você sabia que por trinta dinheiros dos poderesos fazendeiros de São Francisco do Paraguassú ele "fabricou" um laudo negando a existência de quilombo naquela região? Os fazendeiros se juntaram e pagaram a ele uns trocados e deram algumas doses de cachaça para ele também perseguir os quilombolas de São Francisco.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante,na minha cidade encontrei alguns,mas proucurei me informar melhor e depois concientisei falando sobre o risco das doenças,e o proprietário por sua vez,me ouviu.te
    Expliquei a ele o que poderia ser feito,e acabou tudo bem.
    Valeu gente.

    ResponderExcluir