terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Mundial do Idoso comemorado nesta terça-feira (1)

Nesta terça-feira (1) comemora-se o Dia Mundial do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a população com faixa etária acima de 65 anos deve passar de 14,9 milhões (7,4% do total) em 2013 para 58,4 milhões (26,7% do total) em 2060.
A deputada estadual Graça Pimenta destaca necessidade de cuidar dos idosos e lhes garantir os direitos assegurados por um estatuto próprio. “O Estatuto do Idoso, em seu artigo 3º, determina que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Estes compromissos devem ser assumidos por todos, seja a família, que muitas vezes maltrata seus idosos, seja pelo Poder Público, que pode elaborar mais projetos voltados para a saúde e bem-estar da terceira idade”, afirma a parlamentar.
Vale ressaltar que Graça Pimenta apresentou um projeto de Lei na Assembleia Legislativa (AL) voltado para a categoria. Trata-se da proposição nº 19905/2012, que dispõe sobre reserva de vagas em estabelecimentos gastronômicos para idosos, gestantes e portadores de deficiência nas praças de alimentação dos shoppings centers, restaurantes, galerias, lanchonetes e outros estabelecimentos do setor gastronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário