quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Constrangida no Enem, transexual diz que sempre se sentiu mulher

“Era uma coisa natural. Não foi revolta. Eu sempre me senti mulher”. Essa é a definição que a transexual Beatriz Marques Trindade Campos, de 19 anos, faz de sim mesma. Ela vê com naturalidade a sua condição sexual e diz que não é uma questão de orientação sexual, mas sim, de identidade de gênero.

Beatriz foi uma das duas transexuais entrevistadas pelo G1 no domingo (27) que tiveram que enfrentar um contrangimento para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana. O examinador desconfiou que a mulher que ia entrar em sala não fosse a mesma pessoa do documento com nome masculino. Beatriz diz que prefere não revelar o nome que consta no registro.
Tímida, a moça que mora em Sete Lagoas, a 74 quilômetros de Belo Horizonte, faz o 2º período de direito no Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), mas tem planos de morar em Belo Horizonte a partir do próximo ano.
Ela diz que quer se envolver com mais afinco aos movimentos LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). “Na verdade, os movimentos são GGG". Beatriz critica a ênfase nos direitos dos gays, deixando os transexuais muitas vezes de fora. "A letra 'T' deveria ser desmembrada da sigla e ter vida própria”, completa.


Com relação à carreira profissional, Beatriz conta que, por estar no início do curso, ainda não sabe qual a área do direito quer atuar. Certeza mesmo ela tem em relação à sua condição sexual. “Eu sou uma mulher transexual”.
Além desse objetivo, Beatriz também quer “dar um gás” no tratamento que faz para readequação sexual. “Aqui [Sete Lagoas] é uma cidade pequena. Esse é um dos motivos que também quero eu ir para Belo Horizonte”.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Absurdo: Vereador diz que 'mendigo deveria virar ração para peixe'

A declaração de um vereador defendendo que moradores de rua deveriam virar "ração para peixe" causou polêmica em Piraí, município da região sul do Rio de Janeiro. Um vídeo com o discurso de José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), foi postado no YouTube na última sexta-feira, e já teve mais de 2 mil visualizações desde então.


A frase polêmica foi dita durante sessão ordinária do dia 8 de outubro, após os vereadores assistirem a uma apresentação que comemorava os 25 anos da Constituição de 1988. "Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, eu acho que deveria até virar ração para peixe. Porque fica a gente trabalhando igual um maluco para esses caras. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar. Eu preciso trabalhar, eu levanto cedo para trabalhar, por que mendigo tem que votar?", questionou.
Durante a fala, o vereador também tocou em outros pontos polêmicos, criticando o fato de a pena de morte não ser prevista pela legislação brasileira. "Quando acabaram com a pena de morte, eu achei uma pena isso. Deveria haver pena de morte. 'Ah, vai matar inocente'. Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje, porque se um bandido soubesse que ele ia ser morto, com certeza ele ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas", discursou.
Ao comentar os novos direitos garantidos após a promulgação da Constituição, o vereador se disse favorável à censura imposta nos meios de comunicação durante a ditadura militar. "Fim da censura: eu acho isso ruim. Tem que ter censura. Tem um programa que passa altas horas da noite lá, tem um filme lá que pode passar de qualquer maneira. Eu sei que vai passar um filme ruim e não vou deixar meu filho ver. Mas nas propagandas de intervalo de um filme, de uma novela, tem coisas ridículas. Nas novelas de hoje passam gente transando escandalosamente na frente de criança. Tem que ter censura, sim, tem que ter um bom senso. Não pode se liberar tudo na vida, não, tem que ter censura", defendeu.
O vídeo com as declarações do vereador causaram revolta entre internautas. "Por que ao invés de fazer "ração pra peixe" não se cria uma política social? Onde estão os "Agentes Sociais" do município? Mendigo também é gente como a gente, o que deve ser feito é uma reintegração dessas pessoas a sociedade!", critica um internauta. "É lamentável, digno de pena esse coitado", opina outra usuária do YouTube. Em meio aos comentários, manifestantes articulam um protesto contra o vereador, previsto para ocorrer nesta terça-feira. "É por isso que criamos uma manifestação pro dia 29 de Outubro, chamado de a Terça-Feira Suja. Vamos, todos unidos, e vestidos de mendigos assistir a sessão da Câmara. Horário é às 17 horas", conclama um dos ativistas.
O Terra tentou entrar em contato com o gabinete de Russo, mas não conseguiu localizar o vereador.

Esposa joga álcool e queima marido no Subúrbio

Uma mulher jogou álcool e queimou o próprio marido na manhã desta segunda-feira (28/10) no bairro de Periperi. Segundo o posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), Claudinei Machado Pires, de 28 anos, foi internado mas já recebeu alta. Segundo a 5ª Delegacia, em Periperi, a vítima do crime já tinha agredido a esposa, Mércia Brás, e tinha queixas contra ele na Delegacia da Mulher. O caso aconteceu por volta de 7h desta segunda. Claudinei chegou a ser encaminhado para o HGE, mas ele só teve queimaduras nos membros inferiores e foi liberado. A 5ª Delegacia ainda não tem informações sobre como teria acontecido o caso entre a mulher e o marido

ITABERABA: Câmara abre sindicância para apurar fezes humanas em geladeira da casa legislativa

A Câmara de Vereadores de Itaberaba, na Chapada Diamantina, a 240 km de Serrinha, abriu sindicância para tentar descobrir, até o próximo dia 15 de novembro, o autor da defecação dentro da geladeira do Legislativo municipal. Apesar de o prédio ter sistema de monitoramento por câmera, não há imagens da ocorrência. A suspeita dos edis é de que o fato tenha ocorrido entre os dias 12 e 14 outubro. O caso rendeu conversas e brincadeiras nas redes sociais e nas rádios locais.
Fica instituída Comissão de Sindicância com finalidade de apurar irregularidade concemente ao encontro da matéria fecal dentro do refrigerador da cantina do Anexo Administrativo do Poder Legislativo”, diz a Portaria Nº29/2013, assinada pelo presidente da Casa, Zenilton Nascimento Aragão.

Governador Mangabeira: Prefeitura atrasa repasse, APAE suspende as aulas e presidente detona Prefeita

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, de Governador Mangabeira, concedeu entrevista bombástica ao programa Comando Geral, na Rádio Mangabeira FM e ao site Mídia Recôncavo, onde esclareceu as causas que levaram a suspensão das aulas para os alunos da instituição. Francisco Pereira dos Santos, conhecido por França da APAE, fez um verdadeiro desabafo e disse que a prefeita Domingas Souza da Paixão (PT), está perseguindo o seu trabalho. De acordo com França o repasse referente ao convênio firmado entre a Associação e Prefeitura já te quatro meses em atraso.
Confira os trechos de mais uma entrevista do Mídia Recôncavo.
Mídia Recôncavo - Existem comentários na cidade de que as aulas da APAE estão suspensas. Essas informações são verídicas?
França da APAE - Os professores suspenderam suas atividades, em virtude de já terem três meses sem receber seus salários. Eles foram procurar a prefeita de Governador Mangabeira e ela condicionou o repasse ao fato de eu ter que fazer uma nova planilha, coisa que não existe. Porque quando você firma o convênio, se apresenta uma planilha da qual é aprovada. E a firmação do convênio esta condicionada, a essa planilha. A senhora prefeita quer cobrar de mim a elaboração de uma nova planilha, eu tenho inclusive a cópia do ofício que eu encaminhei e eu vou ler aqui pra vocês.
Ofício de número 23/2013 em que diz o seguinte: Prezada Senhora, recebi com surpresa o pedido de uma nova planilha para viabilizar o repasse daquilo que o município deve a esta instituição. O que estamos impossibilitados de atender, uma vez que os valores referentes a cada despesa já consta na planilha aprovada no ato do convênio. Elaborar uma nova planilha, omitindo alguns valores como ela solicitou ou sugeriu, seria assinar um cheque em branco. Coisa que só um imbecil faria. O que não é o caso desse gestor, neste caso sou eu. Vale salientar que os alunos da APAE de Governador Mangabeira foram covardemente transferidos para o município sem o aval dessa instituição. O que tem causado grandes prejuízos a nossa entidade, que perdeu a condição de elaborar projetos para outros órgãos como por varias vezes feito no passado. Como por demais dito, Vossa Excelência tem o direito de absorver todos os alunos hoje atendidos pela APAE, mas jamais conseguirá submeter a nossa instituição aos seus caprichos, espero que o direito dos nossos cidadãos sejam pelo menos uma vez respeitados. Francisco Pereira dos Santos.

Elaborar uma nova planilha, omitindo alguns valores como ela solicitou ou sugeriu,
seria assinar um cheque em branco. Coisa que só um imbecil faria

Mídia Recôncavo - O senhor falou em omissão de itens da tabela ou preços sugeridos pela gestora?
França da APAE - Ela compeliu aos profissionais que foram ao gabinete dela, de que eu fizesse uma nova planilha tirando alguns valores de INSS e FGTS, mandando só o valor do pagamento do pessoal. Essas pessoas são contratadas pela APAE, o que gera um passivo trabalhista e na hora que eu abro mão do repasse, o que a prefeita quer com isso, é que eu assuma um compromisso de que ela só deve aqueles valores. Se eu mando uma planilha, eu estou dizendo que os valores que ela deve são aqueles constando, segundo a planilha. E como fica o INSS, FGTS e a multa rescisória prevista no caso das contratações de que serão obrigatoriamente pagos a esses funcionários no final do ano quando nós damos baixas nas carteiras? Ela está querendo me colocar numa situação de dificuldade, ou seja, eu estou no meu último ano de gestão e ela quer que eu chegue ao final de dezembro com débito, para depois ela mesma mandar seus capachos divulgarem pelas ruas que eu não paguei o FGTS e INSS das pessoas que trabalharam na APAE, quando na verdade é ela quem está querendo omitir isso na planilha.
Mídia Recôncavo – O senhor acredita que na prefeitura acontece dessa maneira?
França da APAE - Na prefeitura acontece coisa que até o diabo duvida. Agora na APAE não. Porque lá na APAE é diferente. Os meus filhos, o que tem, eles trabalharam pra conseguir. Pois meus filhos são peões como eu, trabalhamos pra ter as coisas. Nada conseguiu nas custas do cargo de mainha. Nós conseguimos com trabalho. A APAE não vai entrar nesse jogo e não será peça de manipulação. Os 500 mil reais que foram roubados, esse é o que a gente sabe né? Era do FUNDEB e o mesmo não tem dinheiro. Meu medo é que o restante também seja roubado e a APAE fique sem o que é dela. Porque o dinheiro veio para pagar o atendimento das pessoas com deficiência, cujo censo está em nome da Prefeitura. Vale salientar que em nenhum momento nós autorizamos a prefeitura a declarar os alunos em nome dela. Com isso temos muitos prejuízos. Nós não podemos mais fazer projetos para aquisição de veículos e muitas outras coisas que fazíamos oriundo ao governo federal. Não posso deixar de ser solidário aos nossos funcionários, pois eles realmente trabalharam e trabalham. A prefeita vem alegando que no ano passado eu paguei dois salários, mas não paguei. O primeiro convênio que fiz com o Governo do Estado eu coloquei alguns profissionais da Apae e estou aqui para assumir.  Ela fica ameaçando que terão de devolver os salários, mas não devolverão nada porque o que foi feito na APAE foi com meu aval e eu sou homem pra assumir. La não teve trambique. Eu não peguei dinheiro para comprar posto de gasolina, nem terreno. Eu investi nos profissionais que efetivamente trabalharam na instituição. Então não vou aceitar essa picuinha dessa briga de gato e rato, da prefeita querendo me ameaçar. Eu não sou homem de ser ameaçado, quem tem rabo preso é ela e não eu. Portanto, ela me respeite e não fique chamando o meus profissionais para fazer ameaça, se ela tem alguma coisa contra mim, ela procure os meios legais e me denuncie, porque também, o que eu tiver que denunciar eu farei. Quando eu quis denunciar ela e fui pra Câmara de Vereadores e denunciei, não fiquei fazendo chantagens com as pessoas não. Se tem alguma coisa que desabone a minha conduta, que a prefeita tenha coragem de procurar as autoridades e me denunciar.
Mídia Recôncavo - O que o senhor quis dizer ao relatar que os alunos foram retirados da APAE de maneira covarde e contabilizados para a prefeitura?
França da APAE - A APAE era mantenedora da escola. Tínhamos um censo escolar onde todos os anos encaminhávamos para a prefeitura a relação dos nossos alunos que eram declarados a escola APAE como mantenedora. E é um grande ato de covardia porque nós temos alguns alunos inseridos na escola pública, que de fato estão na APAE e estão na escola pública, e isso geraria dois perca pitas. Ela preferiu declarar pela prefeitura com o intuito de perseguir a APAE, para que APAE não possa viabilizar recursos como vinha fazendo, e buscar dinheiro em outras esferas de governo. Mas mesmo assim, nós estamos fazendo agora nosso refeitório, nosso banheiro, com o recurso do governo do estado da Bahia. Queremos agradecer mais uma vez ao imprescindível apoio do Governo Jaques Wagner, e é por isso que eu não falaria de partido, porque o partido ao qual nossa prefeita se infiltrou, vem prestando um grande serviço às pessoas com deficiência na Bahia, e em Governador Mangabeira também esse apoio tem sido constante. Portanto, eu estou falando da prefeita, do comportamento dela e de todos os seus apegos que tentam nos submeter aos seus caprichos, o que nós não vamos aceitar, pois fazemos um trabalho sério e que tem que ser respeitado por ela e por todos.
Mídia Recôncavo - Qual o valor que a Prefeitura deve a APAE neste momento?
França da APAE - Até o início deste mês era de 48 mil reais. A prefeita nos informou que já havia pago R$9 mil e exigiu a prestação de conta desse valor. O que eu fiz: paguei o combustível e mandei pagar o Sr. George, responsável pela merenda escolar. O cheque no valor de R$2.600 reais voltou, porque ao invés de 9 mil ela só depositou 6 mil. A APAE de Governador Mangabeira está com um cheque sem fundo por conta da irresponsabilidade do governo municipal. Eu emitir um cheque de 4 mil e poucos no posto de gasolina e de esse R$ 2.600 da merenda e chegando lá só tinha R$ 1.700 e o cheque está sem fundo na praça, mas gostaria de deixar bem claro que não é culpa da APAE, nós fomos enganados.
Mídia Recôncavo - A falta da planilha é a única alegação da Prefeitura para não realizar o pagamento?
França da APAE - Ela chamou os profissionais da APAE e fez algumas ameaças, porque alguns deles tiveram ano passado 20 horas pelo estado, e 20 pela prefeitura, com o meu consentimento. Isso porque nós precisamos do serviço, e ao invés de contratar de fora eu contratei quem já estava lá. Ela fez as ameaças de que o pessoal terá que devolver, como uma forma de chantagear, pois é uma pratica comum da prefeita... Alguns desses profissionais fizeram doações para a APAE e eu tenho como provar. Pois está lá o dinheiro, coisa que até hoje o município não investiu um centavo. O que a prefeita nos repassa é meramente para pagar os profissionais, merenda e gasolina, e mesmo assim atrasou quatro meses.
Mídia Recôncavo - Por conta dessa situação a escola da APAE vai continuar fechada até o fim do seu mandato?
França da APAE - Infelizmente a parte da escola está sem funcionar. Os profissionais me procuraram essa semana dizendo que querem voltar, pois estão preocupados com as crianças em casa. Eles estão com suas contas sem pagar por causa da picuinha estabelecida pelo município. Não é por falta de dinheiro.
Mídia Recôncavo - Esses alunos precisam comprovar também os 200 dias do ano letivo?
É claro que sim. Mas como em Mangabeira nada é comprovado... É por isso que algumas partes a gente não pode suspender. Quem fiscaliza isso é o conselho do município, que por sua vez briga pelo aumento. Governador Mangabeira não tem conselho, tem um grupo de pessoas que estão lá para referendar o que a prefeita quer. Os conselhos daqui não deliberam quanto mais fiscalizam.
Mídia Recôncavo – Há cerca de seis meses o senhor falou em uma entrevista que o conselho municipal do FUNDEB nunca teria ido à APAE fiscalizar se o recurso da educação estaria sendo bem empregado junto aos estudantes. Queríamos saber se após sua denúncia, o conselho já esteve na instituição para fazer essa correção?
França da APAE - Continuam não indo. Até porque o conselho precisa fazer o dever de casa, como eles infelizmente não fazem, não tem nem condições moral. Agora eu gostaria muito de receber a visita do conselho, ao invés de picuinhas e muitas acusações é melhor que eles fiscalizem. Ai depois que avaliarem, se encontrarem alguma coisa que esteja em desacordo, ai eles podem emitir um parecer contrário a minha gestão. Agora essa fofoca eu não aceito.
Mídia Recôncavo - Já tem algum tipo de negociação com a Prefeitura para que o dinheiro seja depositado na conta da APAE?
França da APAE - Eu mandei um ofício anteontem e até agora não obtive nenhuma informação quanto ao deposito na conta. Depois que o dinheiro entrar eu vou fazer o pagamento do pessoal, que já está mais do que na hora.
A entrevista foi ao ar na última quinta-feira (24), mas até o fechamento dessa matéria a Prefeita não se manifestou sobre o assunto. 
Por Mídia Recôncavo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

TJBa: 97 comarcas receberão novos juízes a partir do dia 29 de outubro; Confira a lista


A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) realizou a maior nomeação dos últimos 20 anos com a posse e designação de 97 juízes substitutos este ano. A escolha das 97 comarcas que receberão juízes foi realizada em parceria com as Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do TJBA, levando-se em conta as localizações com maior necessidade.

Tiveram prioridade as comarcas do Oeste baiano e da região do São Francisco, que estavam há algum tempo sem magistrados e com acúmulo de processos. Os novos juízes puderam optar por onde iriam atuar com base nas suas respectivas classificações após aprovação no concurso público.

A seleção foi iniciada em 2012 e, após o resultado final do certame, os novos magistrados estão participando de um curso de formação de 480 horas, que inclui aulas, palestras e visitas judiciais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

A capacitação é coordenada pela Assessoria Especial da Presidência – Magistrados (AEP I), credenciada e pautada pela Resolução nº 1/11 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e desenvolvida com o apoio logístico operacional da Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). 
 
 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Começa hoje a Festa Literária Internacional de Cachoeira; Veja quem estará presente na festa


Começa hoje quarta-feira (23) a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). São cinco dias de programações com artistas nacionais, internacionais e locais, que se reúnem para o evento literário no Conjunto do Carmo, em Cachoeira. Outras programações paralelas também acontecem na Varanda do Sesi (no Rio Vermelho), em Salvador. Serão abordados temas variados na Festa Literária, como por exemplo: relacionamentos amorosos a poesia e polêmicas acerca das biografias à história remota do País. O evento é totalmente gratuito. Uma novidade para quem não poderá viajar até o município de Cachoeira é que as mesas de discussões serão transmitidas online e ao vivo, pelo site oficial da Flica.

Quem vai estar presente:
Estarão presentes nomes como os internacionais Kierras Kass, Sylvia Day, e Jean Claude Kaufmann, e nacionais como Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” também participam do evento literário, que conta ainda com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso. Os shows musicais ficam por conta da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Gêge Nagô, Saulo, Sarau do João e Armandinho.
Para falar do romance mais famoso de Cristovão Tezza (“O filho eterno”, de 2007) que foi traduzido em seis línguas e levou os prêmios Jabuti de melhor romance, Bravo! de melhor obra, Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (1° lugar) e Prêmio São Paulo de Literatura, melhor livro do ano e de outras obras o autor estará na abertura da terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, nesta quarta-feira, às 19h, na mesa “Enfrascar o Cotidiano”. Na festa, ele apresenta o mais novo livro, “Um operário em férias”, uma coletânea de crônicas, que foi lançado em maio (2013). O escritor gaúcho, dono de diversos prêmios de literatura, Fabricio Carpinejar também participa da mesa “Enfrascar o Cotidiano” junto ao também premiado Cristovão Tezza, com mediação do ator e apresentador Jackson Costa.
Fliquinha
As atividades da Fliquinha, espaço localizado no Centro Paroquial Matilde Carolina Leoni e destinado especialmente às crianças trará como tema “História em Quadrinhos”. O folclore infantil brasileiro será debatido no espaço reservado às crianças, por meio da cantora e pesquisadora Nair Spinelli, a Nairzinha (como carinhosamente é conhecida), nesta sexta-feira, às 11h. Cantora, compositora, assistente social e pesquisadora do folclore infantil brasileiro há 40 anos, Nairzinha é idealizadora do Cirandando-Brasil. O programa resgata, atualiza e devolve a cultura da brincadeira brasileira para crianças, seus pais e professores.
No dia 26, às 17h30, será apresentada a peça “Alvorocinho: Diversão à Máxima Potência”, espetáculo também improvisado, só que direcionado para temáticas infanto-juvenis. Em Alvorocinho, o público decide os locais, temas, heróis e vilões, e cria as suas próprias histórias, podendo até subir no palco e encená-las. Após a apresentação da montagem, às 18h, será realizada a premiação do concurso de pinturas sobre o tema “Uso racional e seguro da energia elétrica”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira, entre alunos de 6 a 10 anos de idade. Serão premiados os três melhores desenhos. Os autores vencedores receberão tablets e as respectivas escolas receberão kits de livros e vídeos educativos, notebook e datashow. Todas as telas feitas pelos alunos estarão expostas no espaço da Fliquinha.
Atrações musicais
A abertura da programação da Flica será com  “Uma Tarde em Veneza”, da OSBA, sob a regência do maestro Carlos Prazeres no dia 23, às 18h, na Igreja da Ordem 1ª do Carmo, no Conjunto do Carmo. “Uma Tarde Em Veneza” destaca criações de dois grandes compositores do período Barroco, nascidos na famosa cidade italiana: Alessandro Marcello (1673-1747), com o Concerto para oboé e cordas em ré menor, e Antonio Vivaldi (1678-1741), com o clássico As Quatro Estações. A diferença nesta nova apresentação fica por conta da participação especial do ator e apresentador Jackson Costa que, para entrar num clima mais literário, recitará poemas durante a apresentação.
No segundo dia de festa (24), o cantor Saulo, faz uma apresentação intimista com voz e violão, às 18h, no Pátio do Telão e no mesmo dia e local, às 22h, o público aprecia o espetáculo de Gêge Nagô e um coral africano que recria o estilo musical afrobarroco, que traduz os cantos e ritmos das senzalas em seus momentos de folguedo (sambas-de-roda) e também em seus momentos ritualísticos (candomblé), deixando à mostra todo sincretismo cultural religioso, revelado de maneira brilhante em suas músicas.
Na sexta-feira (25) é dia do Sarau do João, uma criação de João Américo, um dos especialistas mais respeitados e requisitados quando se trata de sonorização profissional. Apaixonado por música e por músicos, há 30 anos, João reúne artistas e platéia de todos os gêneros: poetas, cantores, compositores e instrumentistas geniais que a Bahia possui para o “Sarau do João”. A festa será encerrada no sábado (26), às 22h, com show de Armandinho em Homenagem a Dorival Caymmi.

Por Riane Barbosa

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Maragogipe: Mais uma vez, vereadores denunciam atual gestão ao Ministério Público


Os vereadores Edinaldo da Conceição (Didi da Avenida - PSDB), Renato Santana (PSDC) e Eustílio de Carvalho Neto (PT) denunciaram ao Ministério Público atos praticados pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Maragogipe.
Segundo os edis, a gestora está ferindo o princípio da legalidade e da coerência, abusando do poder em diversas situações expostas pelos no documento.
O documento foi entregue a Promotoria de Justiça da Comarca de Maragogipe, Neide Reimão Reis com cópia para a Corregedoria do Ministério Público Estadual.

Os vereadores de posição já fizeram diversas denuncias ao Ministério Público desde o início do mandato da atual prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cachoeira: Desaparecido Adenor de Jesus Santos

Adenor de Jesus Santos( Adenor). Irmão de ( VAL DA CAÇAMBA).

Desaparecido desde 25/09/2013 Da Cidade De cachoeira, Ele Tem 55 Anos. se você viu ou tem Informações, por favor ligue: 75- 8160 4505
75- 8126 7709, 75 9991 1538

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Chuva interdita pistas na BR-324 e PRF inverte trânsito no sentido Feira de Santana

Imagem Ilustrativa


Por conta da quantidade de água na pista, PRF interditou circulação em metade do sentido Salvador e redirecionou o fluxo no sentido Feira de Santana
 
Agora, duas faixas da rodovia funcionam no sentido original - Feira de Santana - e uma foi redirecionada para atuar no fluxo no sentido Salvador. A medida foi tomada por conta da quantidade de água na pista, que também afeta os trechos no Acesso Norte, Jaqueira do Carneiro e Valéria. 
 
Também há registro de congestionamento na BR-324, e os acessos aos bairros de Águas Claras, São Caetano e na altura da Brasilgás. As informações são do Correio.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jovem que procurava namorado no Facebook é encontrada morta

jovem que procurava namorado pelo face
Uma estudante que procurava um namorado no Facebook foi encontrada morta em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Cláudia Marinho de Lima, de 18 anos, estava com marcas de estrangulamento em um terreno baldio na Estrada do Itumirim, no Jardim Maravilha. A Divisão de Homicídios esteve no local e assumiu as investigações.

Na sexta-feira passada (4), Cláudia publicou na rede social mensagem em busca de um namorado. ‘Quem aceita namorar comigo agora?’, perguntou. Em outra publicação, sugeriu: ‘Com essa chuvinha está bom pra dormir de conchinha, debaixo daquele cobertor’. No sábado (5), a família da vítima registrou o desaparecimento na delegacia de Campo Grande (35 DP).
Em seu perfil no Facebook, Cláudia aparece em várias fotos com a família e de biquíni na praia. A polícia apura se a morte tem relação com a mensagem no Facebook. ‘Vamos quebrar o sigilo do perfil para saber quem entrou em contato com ela. Essa é uma das linhas de investigação. A jovem se colocou em uma situação de vulnerabilidade’, explicou o delegado Rivaldo Barbosa. O corpo foi localizado na tarde de segunda-feira (7).
‘Ela foi vista pela última vez na igreja Assembleia de Deus, em Realengo. Era muito tranquila, sempre ligava para casa dizendo o que ia fazer. A família desconfia de alguém que se relacionava com a Cláudia no Facebook’, afirmou o irmão Reinaldo Marinho. 

Informações Calila noticias

Cachoeira: Mensagem de reflexão para um politico que está se achando o superman da Cachoeira

 
Você sabe por que o mar é tão grande? Você sabe por que o mar é tão imenso e poderoso?




É porque ele, em vez de assumir uma posição arrogante de superioridade, teve a humildade de se colocar alguns centímetros abaixo de todos os rios do mundo.
Em sabendo receber todos os rios do mundo, tornou-se grande e poderoso.

 

Se o mar desejasse ser o melhor, "o sabe-tudo", o "maioral", "o superior", colocando-se alguns centímetros acima dos rios do mundo, ele não seria mar, mas ilha, pois toda a sua água teria ido para os outros e ele estaria isolado.


  

Quando você assume uma postura de superioridade em relação aos outros, quando quer ser o "1º em tudo", tem a "obsessão do 1º lugar": você coloca em seus ombros a tarefa desgastante de ser o 1º em tudo, em casa, no trabalho, numa reunião, no futebol, em qualquer circunstância.
O 1º lugar é deteriorante pois quando você já chegou ao cume da montanha, só lhe restará um caminho: começar a descer...  


Colocar-se em 2º lugar (não em relação aos outros, mas em relação a você mesmo), é esperançoso, pois no 2º lugar você tem para onde crescer, tem o que melhorar. Assim, você sempre terá o que crescer, objetivos a alcançar...

Que tal aprender a grande lição de humildade do mar?  

Quando você aprende a lição do mar, e vive com humildade, deixando de viver a obsessão de ser o 1º em tudo, deixando de ter a postura arrogante de se sentir superior em tudo, o todo poderoso, você deixa fluir a vida, vivendo cada momento presente, sem angústias, sem preocupação, sem pressa, vivendo naturalmente, com alegria, com entusiasmo, com felicidade. Viva como o sábio que desistiu de ser o centro do Universo (o 1º) e resolveu apenas viver COM o Universo, COM as pessoas, decretando-se "em 2º lugar", vivendo, crescendo, aprendendo... 

 Antonio de Andrade

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Homem mata estuprador e introduz um pedaço de madeira em seu ânus


A vítima é o ex-presidiário Irani Santos Almeida de 32 anos de idade, um velho conhecido da polícia que já teria praticado o crime de estupro. Irani foi encontrado morto com vários ferimentos na cabeça e um pedaço de madeira introduzido no ânus. O corpo foi encontrado em uma quadra poliesportiva, na cidade de Jussari, a 60 quilômetros de Itabuna (BA).
A polícia conseguiu prender o acusado do crime, José Augusto Simões dos Santos, vulgo “Tio Correia”, de 37 anos, que relatou ter matado o desafeto a pauladas após o mesmo ter ameaçado estuprar sua irmã durante uma bebedeira. José afirmou que introduziu a madeira no ânus de Irani para “demonstrar como funciona a morte de um estuprador.”
F: Almeida news

Tribunal julga o direito da amante de receber pensão



Durante trinta anos, Maria* manteve um relacionamento com Gilson*, que já era casado. Certo dia, ela foi deliberadamente abandonada por ele. Poderia ser mais uma história de traição como tantas outras que se ouve falar, em segredo, todos os dias. No entanto, o desfecho está distante do comum. Por conta de problemas de saúde, Maria entrou com uma ação na Justiça para requerer pensão alimentícia de Gilson. Por meio de documentos, ela conseguiu comprovar que dependia financeiramente do amante. A ação obteve vitória no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e, ao final da história, a pensão a ser recebida por Maria foi fixada em 20% dos rendimentos do réu. O caso que, até então, não passava de uma desavença entre o homem e a amante, tomou grande proporção, chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será julgado hoje, às 14h, pela Quarta Turma, em Brasília. Após o resultado, a decisão formará jurisprudência, a ser seguida pelos tribunais do País. Caso seja aprovada, a decisão garantirá que outros direitos, como a divisão de patrimônio - à qual, hoje, a concubina só faz jus quando prova que contribuiu para a aquisição dos móveis ou imóveis - deixarão de ser exclusivos da esposa oficial. Nesses casos, o pagamento será feito ainda que o parceiro continue casado. No entanto, a questão ainda divide tribunais em todo o País: afinal, a concubina que mantém relação estável com um homem casado com outra mulher pode receber dele pensão alimentícia após a separação?
Nem todas

A advogada e especialista em direito da família Maria Bernadete Cunha, esclarece que a decisão não deve valer para qualquer relacionamento extraconjugal. "É preciso que se comprove um relacionamento estável.

A determinação não vale, por exemplo, para encontros furtivos e casuais que têm finalidades sexuais", disse. Para a especialista, na maioria das vezes é preciso que o relacionamento seja duradoudo, como forma de apontar traços que revelem uma relação familiar, ainda que não tenha sido oficializada.

"É comum que o homem se divida entre duas famílias constituídas e igualmente dependentes financeiramente dele. Nesse caso, é mais do que justo que a concubina tenha direitos iguais aos da esposa", opinou.

A advogada orientou que, para os casos de dependência financeira, a amante deve reunir provas de que recebia, de alguma forma, auxílio em dinheiro: "Cartões de crédito com dependentes, comprovantes de depósito, casa alugada em nome do homem e testemunhas são sinais exteriores que podem comprovar o tipo de relação vivida por aquele casal".

Para a titular da 18ª Defensoria Pública Especializada de Família e Sucessões de Salvador, Tatiane Franklin, a resolução deve ser válida igualmente nos tribunais de todo o País.

Para ela, é preciso que seja reconhecido o direito da concubina que possa comprovar uma relação que funcione como uma comunhão de vida. "Em muitos casos, o homem está separado, de fato, da esposa, não procurou oficializar o divórcio, porém já mantém um 'casamento'", disse

Gov. Mangabeira: "Ela está se fazendo de vítima, mas é a verdadeira agressora", diz presidente da Câmara sob acusações de ex-namorada



Na  última sexta-feira (05), a jovem Geane Fiuza Barbosa, 25 anos, procurou o Portal Voz da  Bahia para denunciar o presidente da Câmara de Vereadores da cidade Governador Mangabeira, no recôncavo baiano, o advogado Edgar Henrique de Oliveira e Oliveira (PTB) de agressão física. Em contato com ao Voz da Bahia,  o vereador desmente as versões apresentadas por Geane. Edgar  destacou que desde último mês de março terminou o namoro com a Jovem, sendo que dias depois Geane descobriu que estava grávida oportunidade que tentou reatar a relação, mas sem sucesso. Em companhia do  seu advogado Regis Aragão,  o vereador  afirmou ao Voz da Bahia,  que Geane  vem lhe infortunando  há meses, com agressões verbais nas redes sociais e pessoalmente. "Quando terminei o namoro, a primeira frase que ele citou nas redes, foi me chamando de  corno. Depois inventou que mandei tomar medicamentos abortivos e várias outras acusações sem comprovações. Na tentativa de conter essas ações, resolvi prestar uma ocorrência policial na Delegacia local, mas infelizmente ela continua tentando contra a minha imagem pessoal e política", pontuou o vereador. Segundo Edgar, na última sexta-feira (05), Geane avistou a sua noiva Lilian Patrícia de Jesus Ribeiro, 30 anos, a qual estava em um supermercado do município  quando foi surpreendida  por Geane, que passou a lhe agredir fisicamente rasgando-a sua camisa, além de provocar várias lesões em seu corpo. Lilian Patrícia pontuou que antes de cometer as agressões, Geane efetuou uma ligação para seu celular, informando que iria lhe agredir.
Ainda de acordo com o vereador, depois dos atos praticados pela ex-namorada  foi  socorrer sua noiva, sendo que minutos depois encontrou seu ex-affair  que passou a lhe ameaçar. "Eu apenas  de dentro do carro, disse  que ela não pensasse que  iria ficar se escondendo o tempo todo atrás da gravidez;  momento que ela  puxou  minha camisa pela parte do vidro do carro. Em seguida, ela abriu a porta do veículo e tentou agredir minha noiva que estava dentro”, alegou. O Vereador sinalizou também que pegou Geane pelo braço e  colocou a mesma no passeio, e que testemunhas comprovam suas ações, se  tivesse agredido como foi denunciada, ela teria as marcas das agressões,  as lesões; eu não agredi essa mulher. Sou evangélico junto com minha noiva e até mesmo a nossa fé e conceitos religiosos foram desrespeitado por ela na internet. Estou sendo vítima de uma injustiça, de uma imensa calunia e difamação, só porque não quero mais ela como namorada”,  afirma Edgar Henrique.
O presidente da Câmara  relatou à Voz da Bahia, que  diante do descontrole e ameaças  de Geane, após o termino do namoro,  registrou três ocorrências contra a mesma, sendo que na última foi firmado junto à delegada titular do município, um Termo de Compromisso, onde a autoridade policial, determinou que Geane findasse as agressões verbais e perseguições que acontecem desde o último mês de março nas redes sociais e mantivesse distancia do vereador. O advogado de Edgar Henrique frisou ao Portal que diante do não cumprimento  do acordo por parte de Geane,  uma ação Judicial de Calunia, Injuria e Difamação foi movida contra a jovem.  Além  de uma ação indenizatória por danos morais.
PENSÃO E ENXOVAL:
Edgar informou ao site  através de comprovações documentais que paga uma pensão gravídica e voluntária no valor R$ 350,00 a Geane Fiuza Barbosa, queria saber, qual pai faz isso, sem saber nem se o  filho é seu, e ainda sendo taxado de corno? argumentou.  O vereador ressaltou que além desses valores, arca com toda as despesas de enxoval do provável filho. "Já gastei em torno de quatro mil reais com produtos para a criança; todo enxoval, medicamentos eu pago tudo, sempre,  e nunca neguei", disse.
Motivação Política:
Para Edgar Henrique todo fato estaria sendo motivado por   opositores políticos, que estão utilizando da má fé da sua ex-namorada  para atingi-lo politicamente. “Ela só foca em suas agressões verbais, em destruir minha imagem, dizendo que ficaria difícil uma reeleição.  Já que  venho pagando todo compromisso pré-natal, inclusive com exames particulares. Ela diz que não dou importância a gravidez, mas diante de tudo que faço por ela, e ainda tenho uma filha adotiva, como seria uma pessoa tão ruim,  de cuidar de uma adotiva e não oferecer ajuda a um consanguíneo”, destacou. O edil finalizou seu contato com a Voz da Bahia, afirmando que tem provas contundentes que mostrar sua inocência diante dos atos praticados por Geane, na tentativa de desestabilizar seu emocional, família  e carreira política, mas que todos os fatos estão sendo encaminhados em processo a ser tramitado na esfera judicial.
  1. Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Fábio Santos

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sobrinha de Leo Kret morre baleada em Pernambués


Uma troca de tiros deixou em pânico moradores do bairro de Pernambué que comemoravam um aniversaário na noite do último domingo (06), em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu próxim ao Bar de Chico Baiano. Três pessoas morreram e várias ficaram feridas. A Polícia Militar chegou a socorrer três feridos para um posto médico do bairro, mas eles não resistiram aos ferimentos

Entre as vítimas está está a sobrinha da ex-vereadora Leo Kret, uma criança de seis anos. Bastante ferida, Franciele foi levada para o posto médico do bairro mas não resistiu aos ferimentos. 

Em conversa com o Bocão News, Léo Kret que soube da tragédia pelos vizinhos, revelou que uma outra sobrinha dela, uma adolescente de 14 anos, foi baleada na perna e está internada no Hospital Geral do Estado (HGE). As duas vítimas moravam em frente ao bar e foram atingidas quando estavam na porta de casa.

No Instagram, a dançarina publicou sua indignação: "#LutoEterno vai com #Deus #Franciele minha linda sobrinha ,tinha 6 aninhos. #Deus conforte toda nossa família. Franciele vai sempre estar no meu ❤ .até quando essa violência vai continua, atingindo inocentes minha outra sobrinha de 14 anos @vaniasantos13 tomou um tiro na perna e mais cinco pessoas inocentes foram atingidas, até quando essa violência Vai continua destruindo famílias atingindo inocentes. Vamos esperar a justiça de #Deus (sic)". Leo Kret disse ainda que agurda a liberação do corpo da sobrinha.

Segundo as primeiras informações da polícia, um homem ainda não identificado, que foi o autor dos disparos, estava à procura de Emerson Oliveira de Souza, baleado na cabeça dentro do bar. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o crime.

Sem popô nos EUA: Valesca pode ser detida se pisar lá fora

Valesca Popozuda pode ser detida assim que desembarcar nos Estados Unidos. O motivo éque a loura descumpriu uma agenda de shows marcados para os dias 24, 25 e 26 de agosto nas cidades de Filadélfia, Atlanta e no estado de Nova Jersey. Os contratantes locais registraram queixa de estelionato contra a cantora e seu empresário conhecido como “Pardal” por não terem devolvido o dinheiro gasto com algumas despesas.



Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, um produtor que ajudou os contratantes americanos e a equipe de Valesca a firmarem negócios, contou que o empresário da popozuda devolveu o cachê dos três shows, mas ainda falta desembolsar custos com passagem, veiculação de mídia e cerca de US$ 6 mil referentes a uma petição do visto de trabalho da cantora.

Mas, mesmo que a grana seja devolvido, será difícil para loura volta a trabalhar lá fora. Segundo o empresário, que se chama Rogério Dias, ela “está queimada, não vão dar esse visto de trabalho de novo”. 

Cachoeira: Arrocha Paraguassú


No último sábado 12/10, o estúdio da Paraguassú FM ficou pequeno, quando o grupo Sedução do Prazer começou a sua apresentação ao vivo na 2ª edição   do " Arrocha Paragussú" o vocalista Linsmar, bateu um belo papo sobre a trajetória do grupo com o Locutor Carlos Menezes, logos após cantou algumas musicas de sucesso levando seus fãs a loucura, o programa Arrocha Paraguassú que está ocupando o 1º lugar de audiência do horário, sorteia também diversos brindes.


sábado, 5 de outubro de 2013

Governador Mangabeira: grávida acusa presidente da Câmara de agressão

Geane Fiúza Barbosa, 25, registrou ocorrência policiai na delegacia de Governador Mangabeira e acusa o presidente da Câmara de vereadores do município, o vereador Edgar Henrique de Oliveira e Oliveira (PT) de agressão. Segundo o site A Voz da Bahia neste sábado (5).

De acordo com a denunciante, ela e o vereador conhecido Dr. Edgar, 33, teriam um relacionamento há nove anos.  “Ele terminou comigo por descobrir a minha gravidez em março deste ano; terminou e assumiu outra mulher na mesma semana", comentou Geane para o site.
Após dar queixa na Delegacia de Governado Mangabeira, Geane explica que precisou procurar a 4ª Coorpin de Santo Antônio de Jesus, por ter sido a terceira vez que é agredida fisicamente pelo acusado, “desta vez, ele me puxou pelo cabelo, me bateu, me jogou contra o carro e eu caí. Ele ainda me chamou de vagabunda e disse que eu ia parir naquele momento, só não apanhei mais e não tive o parto na rua por que a minha vizinha tomou a frente e me tirou de lá”, desabafou.

A mulher disse ainda que após as últimas agressões o presidente da Câmara dizia que ela não tinha provas contra ele, pelo acontecimento ser escondido, "agora que o ato foi feito em praça pública, ao lado da prefeitura do município tenho testemunhas para depor sobre o caso", garantiu.

Geane Barbosa disse está grávida de nove meses e tinha seu parto marcado para o dia 14 de outubro, porém devido a todo esse problema, o vereador a teria mandado ter a criança na rua para que ele pudesse tomá-lo na Justiça para criar.

A mulher alegou que sentiu várias dores no momento em que estava sendo agredida, mas quando foi socorrido para o hospital local, o médico plantonista deu-lhe um remédio para segurar o parto até a data certa. Ela mostrou à reportagem as marcas de agressão que possui no corpo afirmando que sente muitas dores no colo do útero. 

A vítima passou pelo exame corpo de delito no DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus para que seja averiguado o caso. O número do Boletim de Ocorrência (BO) registrado pela denunciante nº 5267/2013, às 11h45, na 4ª Coorpin de Santo Antônio de Jesus. 

*As informações são do site A Voz da Bahia