sábado, 10 de agosto de 2013

Recôncavo tomou porrada na V Conferência Estadual de Cidades

O meu querido Recôncavo Baiano tomou uma porrada segura na V Conferência Estadual de Cidades da Bahia. Esta é a verdadeira nota que devo trazer. Talvez, devido o fato da grande maioria das cidades estarem realizando conferências municipais, ou por qualquer outro motivo. Seja como for, senti pouca representatividade do Recôncavo na Conferência. 
No segmento ONG, da qual fiquei como representante por Maragogipe, junto com o representante de Santo Antônio de Jesus, ficamos submersos em meio as opiniões contrárias a nossa. A briga era boa, mas com pouca representatividade fica difícil interação. O interiorzão da Bahia cobrava atenção! Sabemos que esta atenção é muito mais do que merecida devido as problemáticas atuais que a grande maioria das cidades da Bahia estão passando. A seca é o maior problema, dentro outros como questões de habitação, meio ambiente e economia.
Não obstante, precisei retratar a todo momento o quanto o Recôncavo Baiano está sofrendo, o quanto a sua população também clama por atenção do poder público e de ações reais que não vise o interesse das grandes corporações. Mas, é preciso salientar que os minutos eram cronometrados, pois todos queriam vez e voz numa Conferência tumultuadíssima. Sinceramente, eu não acredito que é possível tirar um saldo positivo destes tipos de eventos. A guerra por interesses é muito grande e quem tem pouca representatividade toma porrada.
Pelo menos, temos uma boa notícia para Maragogipe. O delegado Mário de Dezinho, presidente do sindicato foi eleito Delegado Estadual e vai para a Conferência Nacional.
Nos outros segmentos, o recôncavo baiano conseguiu uma melhor representatividade, mas no quesito Conselho das Cidades por território percebi mais uma falta de atenção com nossa região, principalmente, com relação ao segmento do movimento popular. Basicamente, depois de 23 rodadas/territórios escolhidos como prioritários por todos os segmentos, a última opção foi o Recôncavo, que ficou com o poder público, segmento que tinha oportunidade de escolher 12 territórios de identidade. 
É preciso maior participação das cidades do Recôncavo para que, com afinco e muita luta, estejamos fortes o bastante em outras conferências para podermos gritar por melhorias para a nossa região. 
Bem. Só posso narrar o que vi. Se foi diferente, é preciso que me provem o contrário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário