segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ex-prefeita de Rafael Jambeiro é a mais nova assessora especial de JW

Não é prática incomum aos governantes dar emprego a aliados políticos derrotados nas urnas. Nesta segunda-feira (12) o caso mais recente foi publicado no Diário Oficial do Governo do Estado. A ex-prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Oliveira de Carvalho, foi nomeada para a Assessoria Especial do Governador com um salário de 5.460,16, referente ao símbolo DAS-2A.
Na ficha de candidatura de Cibele consta que a “ocupação” dela é a assistência social. Não há especificações a respeito da qualificação para a ocupação do cargo para o qual foi nomeada. Embora este tipo de escolha perpasse pelas relações politicas, vale rememorar o que aconteceu na última eleição municipal, quando a então prefeita viu o projeto de reeleger-se naufragar.

O período que antecedeu o pleito foi turbulento na pequena cidade de Rafael Jambeiro, localizada à beira da Chapada Diamantina, à 217 Km de Salvador. A cidade tem pouco mais de 22 mil habitantes e no dia 18 de setembro de 2012 teve seu dia de revolta. Na ocasião, a então prefeita pediu reforço policial após a sua residência ter sido parcialmente destruída.

No ofício enviado à Secretária de Segurança Pública (SSP), Cibele alegava que sua casa teve o telhado quebrado, plantas destruídas, cerca elétrica danificada e outros prejuízos na residência. Além de destruírem parcialmente a parte externa da casa, a prefeita relatou também que os acusados, quatro homens ainda não identificados, também a insultou com palavrões.

Contudo, foi rebatida pelo deputado estadual Paulo Azi (DEM). O parlamentar enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública solicitando investigação das denúncias que recebeu sobre a prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele de Carvalho (PT).

De acordo com informações da coluna de Clécio Max, publicada naquele período no Correio, o candidato disse que a prefeita queria acobertar compras de votos. “Ela está usando a polícia para acobertar compra de votos e aterrorizar eleitores do favorito candidato Joeldeval (PMDB)”, declarou à época. O peemedebista venceu a eleição com 55,22% dos votos.

Coube ao deputado federal Afonso Florence (PT) fazer a defesa da agora assessora especial do governador: Cibele encaminhou a denúncia, com as filmagens, para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), se reuniu com o secretário e pediu reforço policial para que os atos de truculência e desrespeito a democracia não voltem a se repetir no município. A verdade é que o candidato Joeldeval (PMDB) e seus correligionários estão utilizando o poder do dinheiro e da violência para coagir e criar um clima de medo na cidade. Casas de apoiadores da prefeita Cibele  estão sendo invadidas e, até, incendiadas.

Nos três primeiro anos de gestão em Rafael Jambeiro (2009/10 e 11) as contas de Cibele foram aprovadas com ressalvas pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em julho de 2012, a então prefeita foi multada por contratar George Vieira Góis, prefeito de Sapeaçu, para prestar serviços médicos em Rafael Jambeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário