quinta-feira, 5 de março de 2009

Qual a diferença entre DENGUE, VIROSE e GRIPE?

Na verdade a gripe é uma das doenças respiratórias causada por um vírus específico(Myxovirus influenzae) e é transmitida pelo ar. Este vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha várias gripes durante a vida. Por causa das mutações e da rápida disseminação da doença, as epidemias são uma característica importante da gripe.
Já dengue a Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A dengue é uma das principais doenças transmitidas por vírus no mundo e um problema gravíssimo especialmente em países tropicais (como o Brasil), onde o clima e os hábitos urbanos oferecem condições muito boas para o desenvolvimento e proliferação de seu mosquito transmissor.
Já o termo Virose tem sido utilizado rotineiramente por médicos quando não se define com exatidão qual é o vírus responsável pela doença. Há vários vírus que podem provocar sintomas semelhantes, porém não é a mesma doença, então os médicos se habituaram a usar o nome de virose até que se identifique o vírus. E muitas vezes o paciente se trata do surto e não descobre qual foi o vírus que o infectou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário