quinta-feira, 18 de abril de 2013

Polícia Federal prende quatro pessoas em Feira de Santana por clonagem de cartões

A Polícia Federal prendeu quatro pessoas em Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (18) durante a Operação Oceania. Em Salvador, outras quatro pessoas também foram presas. Elas são acusadas de integrar uma quadrilha de clonagem de cartões de crédito e débito, que atuava na Bahia e em Pernambuco
 
Durante a ação, os policiais cumpriram nove mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão. De acordo com o delegado da Polícia Federal Fábio Muniz, todos foram indiciados por formação de quadrilha e furto qualificado mediante fraude. As pessoas presas em Feira foram conduzidas para o conjunto penal da cidade.

O delegado informou ainda que alguns dos investigados foram presos pela prática de clonagem de cartões e pela compra de passagens aéreas com cartões clonados, mas não divulgou os nomes.
 
A operação foi deflagrada com base em investigação que teve início cerca de um ano e meio pela Superintendência de Polícia Federal na Bahia em conjunto com a Procuradoria da República em Feira de Santana. O valor do prejuízo provocado pela quadrilha ainda não foi estimado.

O nome da operação

O nome Operação Oceania, segundo o delegado, foi inspirado no livro 1984, de George Orwell. A obra narra a história de um país totalitário cuja população era vigiada por um computador chamado Big Brother. Ainda segundo o delegado, o computador faz analogia ao programa Tentáculos, da Polícia Federal - um sistema interligado que usa ferramentas inteligentes para monitorar movimentações bancárias suspeitas e combater fraudes eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário