quinta-feira, 18 de abril de 2013

MOÇÃO DE APLAUSO AO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO CARDOSO PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos, Moção de Aplauso ao município de Antônio Cardoso pela passagem do seu cinquentenário de emancipação política, comemorado no dia 18 de abril do corrente ano.

  Cidade natal do cordelista Antônio Ribeiro da Conceição, o “Bule-bule”, que recebeu a medalha da "Ordem do Mérito Cultural" do Ministério da Cultura em 2008, como guardião da memória popular brasileira, Antônio Cardoso tem uma história marcada pela religiosidade. Os jesuítas, vindos de Cachoeira no fim do século XVII, foram os primeiros a desbravarem o território onde está localizado o município antônio-cardosense.

  No local, os religiosos construíram a capela de Nossa Senhora do Resgate, que foi elevada à categoria de freguesia em 1843. Nessa época o nome da localidade foi modificado para Nossa Senhora do Resgate das Umburanas por conta do grande número de árvores de umburana na região. Em 1938, a freguesia teve o nome modificado para Uberlândia. E em 1943 a nominação foi novamente modificada, sendo que desta vez para Tinguatiba. Após 78 anos como freguesia, a localidade conquistou independência.

  Em 18 de abril de 1962, Tinguatiba foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 1682 e recebeu o nome de Antônio Cardoso, em homenagem ao chefe político da região. Hoje, a cidade é formada pela sede e pelos distritos de Santo Estevão Velho, Poço e Oleiro.

  A localidade da Ilha, localizada no território antônio-cardosense e banhada pelo rio Paraguaçu, é um dos pontos de lazer mais procurados pelas pessoas na cidade. Com mais de 100 anos, a igreja do distrito de Santo Estevão Velho é um dos pontos turísticos do município. A cultura popular imaterial é preservada através do samba de roda, com destaque para o Grupo de Sambadores de Tócos, e também por meio das novenas.

  Na data maior em que Antônio Cardoso comemora a sua emancipação política, a Assembleia Legislativa da Bahia parabeniza o município, desejando que a fé em Deus e a esperança de um futuro melhor possam estar presentes no coração de todos os moradores do território antônio-cardosense.

  Dê-se ciência da presente Moção a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores e ao ex-prefeito Felicíssimo Paulino dos Santos Filho, conhecido como “Baixa Fria”.

Sala das Sessões, 17 de abril de 2012

Deputada Graça Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário