quarta-feira, 9 de maio de 2012
Graça Pimenta discursa sobre a gripe
Desde o último sábado (5), o Ministério da Saúde implementou a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que acontece até o dia 25 de maio. A ação visa imunizar 80% do público alvo de 30,1 milhões de pessoas. Como profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta importância da campanha.
"Cuidar da saúde é fundamental ao ser humano. Estamos próximos ao inverno, período marcado pela disseminação da gripe. Este é o momento de evitar dias de desconforto, gastos com remédios e consultas por causa desta doença tão comum nos períodos de clima frio. Os sintomas da gripe são tão incômodos que podem deixar o cidadão acamado, longe do trabalho, da escola ou da rotina de atividades sociais", salienta a parlamentar.
Este ano, a vacina contra gripe está disponível gratuitamente para pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com o vírus da gripe, indígenas, detentos, pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde.
“Vale ressaltar que esta Campanha de Vacinação já demonstra indícios de pleno sucesso. Desde quando começou até hoje, mais de 5 milhões de brasileiros já foram vacinados, o que corresponde a 17% do público alvo. Em Feira de Santana, 9.710 pessoas foram vacinadas só no primeiro dia da campanha. A meta determinada pelo Ministério da Saúde para o município feirense é de que 99.764 sejam vacinadas”, acrescenta a parlamentar.
"Influenza" é o nome científico do vírus da gripe. Ela é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e inverno. Neste ano a vacina influenza é trivalente. Isto é, ela combate os três vírus mais comuns no hemisfério Sul, a exemplo do H1N1, mais conhecido como o vírus da "gripe suína”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário