Sou do Ceará, e um primo meu, no terceiro ano do ensino médio, ficou pra
recuperação em nada mais, nada menos que: física, química, matemática,
biologia, história e geografia. Enfim, sei que este parente me mandou um
bilhete solicitando ajuda em física e matemática, no bilhete constavam
16 palavras, e ele conseguiu cometer muitos erros grosseiros. E por
incrível que pareça, o danado estava aprovado com 9,2 em português!
Agora me diga: como pode uma coisa desse tipo? Como um “estudante”
desses conseguiu chegar ao terceiro ano do médio?
Respirando… Mas isso só demonstra que o ensino está defasado. O
sujeito vai do maternal ao terceiro ano do médio, sai com um certificado
sob o braço sem saber nada, nada e nada. E os professores também não
estão preparados.
Sejamos sinceros: as faculdades de licenciatura, em sua maioria,
atropelam, fazem de conta que ensinam alguma coisa útil; os seus
doutores e phds se preocupam mais em falar e bajular o marxismo do que
botar alguma coisa na cabeça dos seus graduandos. E os licenciandos saem
sem quase nada na cabeça pra ensinar os alunos. Observo que temos
muitos e muitos professores excelentes, é óbvio que temos, mas temos um
absurdo que ensina por falta do que fazer.
Meu primo, já constatei que ele não tem nada de burro, pois sabe as
músicas de forró de cabo a rabo, conhece os jogadores da primeira
divisão do brasileirão quase todos, de todos os times. Só não sabe
português e matemática e física e etc. e etc., não sei o porquê. Mas sei
que a coisa está feia, pois meu primo não está sozinho no barco, pelo
contrário; ele disse que fez foi vantagem, pois enquanto ficou em 6
matérias, a maioria da turma dele ficou em 8, 9, teve gente até que só
passou em educação física.
NÃO MUDA NADA
Bem, na minha opinião, pode hoje o governo pegar 20% do PIB e
direcioná-lo pra educação que não vai mudar quase nada no que diz
respeito ao aprendizado. Porque com o dinheiro se pode comprar notebook
para cada aluno, construir quadras esportivas em cada escola, colocar ar
condicionado e datashow em cada sala, com dinheiro pode se ter merenda
escolar, entretanto não é com isso mais aquilo que se resolve o
miserável ensino nosso.
Estes itens são essenciais e necessários sim, porém o mais
fundamental e precioso é o recurso humano, e aqui incluo a família bem
estruturada, o aluno interessado e o professor empolgado e competente.
Este tripé é quem diz tudo. As outras coisas são secundárias.
Portanto, à educação do aluno precede a do professor e a da família
do aluno, pois o aluno é o intermediário. Caso contrário, continuaremos a
ter meus “primos” entrando e saindo do ensino regular e básico em vão, o
que representa um desperdício de tempo e dinheiro pra formar
analfabetos.
Francisco Menezes
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