terça-feira, 5 de junho de 2012
Disputa eleitoral em Feira será acirrada
Assim como Mario Kertész (PMDB) que já ocupou a cadeira do Tomé de Souza em Salvador e pretende voltar ao cargo nas eleições deste ano, em Feira de Santana o ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM) também quer a cadeira de volta – hoje ocupada pelo prefeito Tarcízio Pimenta (PDT).
Quatro anos depois, o ex-prefeito Zé Ronaldo integrado o leque de opções também integrado pelos pré-candidatos, o deputado estadual Zé Neto (PT), e poderá abrigar ainda um terceiro nome: o do deputado federal Fernando Torres (PSD). O leque de opções que deverá ser oferecido ao eleitorado feirense deverá contar ainda com o professor Jonatas Monteiro (PSOL) e o líder comunitário Álvaro Pinto (PPL).
Apesar da importância política da Princesa do Sertão no desenho do cenário estadual, a movimentação político-partidária para a formação de alianças segue muito mais uma diretriz local que as definições do alto comando de Brasília ou Salvador. Em Feira de Santana, o PMDB do ex-deputado Colbert Martins pode se aliar ao DEM. Não custa lembrar que em Salvador a possibilidade de uma aliança com o deputado ACM Neto (DEM) foi prontamente rechaçada pelos irmãos Vieira Lima, que comandam o PMDB no Estado.
Lá em Feira, o PSD do vice-governador Otto Alencar, aliado de primeira hora do governador Jaques Wagner (PT), está autorizado a se coligar com quem o deputado Fernando Torres bem entender, caso este decida se manter fora da disputa.
Neste momento, é nas alianças que todos os atores do jogo político feirense estão apostando. Depois de vencer duas eleições e de conseguir eleger o sucessor, Zé Ronaldo dá como certos os apoios de pelo menos 10 partidos.
Zé Neto conta com três partidos e negocia com mais dois. Além disso, espera contar com o apoio do deputado Sérgio Carneiro (PT), um dos nomes fortes do partido na cidade e candidato na última eleição. Vai usar a influência do governo do Estado.
O prefeito Tarcízio Pimenta tem um ponto a favor que não deve ser desprezado. Está no comando da máquina para receber as críticas pela gestão, mas poderá mostrar o que fez. É assim que vai tentar ser reconduzido ao comando da cidade. Desta vez, sozinho.
Os pré-candidatos:
Fernando Torres ainda não decidiu - Estimulado a concorrer pelo partido, o deputado vai decidir no dia 30 se será candidato ou apoiará um dos três mais bem colocados. “Converso com todos”, diz Jonatas Monteiro vai representar o PSOL. Tarcízio Pimenta vai defender os feitos - O atual prefeito aposta nos investimentos na educação e saúde da cidade para ser reconduzido ao cargo. “O que prometi no palanque estou fazendo”, afirma. Zé Neto aposta na unidade do PT - Líder do governo Wagner, o deputado estadual pretende usar ostensivamente a condição. “Sou representante de um projeto político”, diz. Zé Ronaldo aposta na gestão da cidade - Apesar da expectativa do DEM, o ex-prefeito defende as discussões político-partidárias em segundo plano. “Primeiro os anseios dos cidadãos de Feira de Santana”, defende. Com informações do A Tarde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário