quinta-feira, 23 de abril de 2015

Polêmica: Vereador diz que PME de Muritiba foi copiado de outra cidade; Secretaria de Educação nega



Na última segunda-feira, 13, foi realizada na Câmara Municipal de Muritiba a audiência pública consultiva que debateu e analisou o Plano Municipal de Educação, que está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE), porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas do município e sua proposta de desenvolvimento é que determinar as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar.
Porém, o vereador, líder da oposição na Câmara, José Carlos Brandão Filho (PR) acusa a Secretaria de Educação de Muritiba de ter copiado o PME da cidade de Aratuípe, também no recôncavo baiano.
Em seu perfil nas redes sociais, o vereador comentou o assunto. “Logo no início da audiência, verifiquei que a proposta apresentada nada mais era do que uma CÓPIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARATUÍPE-BA. Cumpri o meu dever na audiência. Em pronunciamento, fiz o registro desse FATO LAMENTÁVEL e pedi SERIEDADE e RESPONSABILIDADE ao PREFEITO MUNICIPAL e à SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO com a EDUCAÇÃO no MUNICÍPIO DE MURITIBA.”, escreveu.
Declaracao Ze Carlos
Vereador afirmou em postagem nas redes sociais que PME de Muritiba foi copiado da cidade de Aratuípe. Foto: Reprodução
Na manhã dessa quarta-feira, 15, no Programa Alerta Recôncavo, da Muritiba FM, sob o comando do radialista Antônio Matos, Dr. Zé Carlos comentou o assunto em entrevista ao repórter Moisés Barbosa, após sessão ordinária dessa terça-feira, 14. O vereador não explicou na entrevista como chegou a conclusão de que o PME de Muritiba foi copiado de outra cidade.
Secretaria de Educação
Conceição PME Muritiba
Professora Conceição Lopes. Foto: Divas Amaral / Ascom PMM
Procurada pela reportagem do Primogênio Notícias, a mediadora do Processo de Elaboração e membro do grupo colaborativo do PME de Muritiba, Professora Conceição Lopes, repudiou as declarações do vereador. Segundo ela, o plano ainda está sendo construindo e a audiência pública foi um momento de ouvir a comunidade. “Na verdade, a intenção deste senhor não é de avaliar o documento, mas sim de denegrir a imagem da Secretaria de Educação que oportunizou a qualquer cidadão, inclusive ele próprio, de analisar toda a elaboração. Quando se afirma que houve uma cópia de um documento existente, se afirma também a incapacidade de todos os envolvidos no processo de pensar numa educação com a cara do nosso município.“, disse.
Ainda segundo a professora, a coordenadora do Programa de Apoio à Educação Municipal, Fernanda Argolo, abriu o documento de apresentação do Plano de Muritiba, e foi exatamente nesse momento que deu inicio as especulações do vereador.  “No arquivo, a coordenadora havia adaptado o documento enviado pela equipe da Secretaria no modelo padrão exigido pelo Governo Federal. Ela apenas esqueceu de trocar o nome das cidades na formatação padrão, já que ela coordena também outras cidades do recôncavo, inclusive Aratuípe. Ela trocou os nomes ali mesmo na frente de todos, inclusive. O vereador, equivocado, imediatamente começou a plantar essa informação, acusando todos nós professores de copiar o plano de outra cidade. Fico decepcionada, pois um Edil que vive pregando a defesa da educação, mostra sua fragilidade intelectual quando o assunto é PME, pois sequer conhece a proposta e leu as diretrizes e metas do Plano Nacional, que embasam a construção do Municipal.”, explicou a professora Conceição.
 Por Adélio Lins l Primogênio Notícias l redacao@primogenio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário