segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Maragogipe: Empresa utiliza cavalo em coleta de lixo e ambientalista aciona o Ministério Público

Uma empresa responsável pela coleta pública de lixo na cidade de Maragogipe, no Recôncavo baiano, foi acionada no Ministério Público estadual após utilizar uma mula como meio de transporte dos resíduos em áreas que veículos motorizados não tinham acesso. Segundo o site G1, moradores relataram que o animal sobe e desce uma escadaria de 168 degraus com cestas, nas quais são depositadas sacolas com lixo de pelo menos duas comunidades atendidas pelo serviço. Segundo a prefeitura, o serviço de coleta com o auxílio do animal ocorre no Alto do Japão e no Alto do Cruzeiro nos dias de segunda, terça, quinta, sexta e sábado. Através de nota, a prefeitura ainda justificou que a mula realiza a coleta de lixo onde não é possível o acesso do caminhão ou de outro veículo, já que a estrutura da cidade possui muitas escadarias. "O que acontece é que se retira o lixo do local/portas das casas e o mesmo é levado até o final da escadaria, onde o caminhão passa e faz o recolhimento", informou o comunicado. Após a denúncia, a ambientalista Telma Lobão encaminhou um pedido de investigação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) na segunda-feira (17) e na última quinta (20), a promotora Neide Reimão determinou que o animal fosse afastado da atividade. "O animal é utilizado para um trabalho excessivo. Ele não pode ser utilizado para aquele tipo de trabalho. A empresa deveria estar dotada de outros meios e não se valer de um animal para fazer a coleta", afirmou Neide que ainda acrescentou a possibilidade de os responsáveis pela empresa que faz a coleta responderem criminalmente por crueldade ou trabalho excessivo contra o animal. O secretário de Serviços Públicos do Município, Djalma Costa, disse ao site Bahia Notícias que os animais utilizados na coleta de lixo recebem "o melhor tratamento possível” e que foram a "última opção" da prefeitura, já que não foram encontradas pessoas interessadas em realizar o serviço. Fonte: Bahia Notícias

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Livro sobre morte de Bin Laden diz que fuzil do terrorista não tinha bala


O fuzil AK-47 que Osama bin Laden tinha em seu quarto quando foi morto em maio de 2011 no Paquistão pelos Seals, unidade de elite da Marinha dos Estados Unidos, estava dentro de um armário e sem munição na câmara. Uma pistola, também dentro do armário, estava ainda dentro do coldre.
A revelação de que o terrorista mais procurado do mundo foi morto sem reagir consta no livro “Não há dia fácil – um líder da tropa de elite americana conta como mataram Osama bin Laden”, publicado nos EUA em 11 de Setembro e que chega ao Brasil traduzido pela Editora Paralela.

Bancários da Bahia decidem em assembleia entrar em greve a partir da terça (18)


Os bancários da Bahia decidiram em assembleia nesta quarta-feira(12) que não aceitam a proposta de 6% de reajuste oferecido peloFederação Brasileira de Bancos (Febraban) e aprovaram greve portempo indeterminado a partir da terça-feira (18). Uma novaassembleia na segunda-feira vai decidir como será a paralisação noestado.
 
As assembleias aconteceram em vários estados - no Ceará, aproposta da Febraban  foi recusada e a categoria também decidiupela paralisação.
 
Os bancários reivindicam reajuste de 5% acima da inflaçãoaumentodo piso salarial de R$ 1.400 para R$ 2.400. Eles também pedemmais contrataçõesmenos demissões e aumento da segurança nasagências bancáriasentre outras demandas.
 
Febraban oferece reajuste de 0,7% acima da inflaçãoprojeto paraaumento da segurança e uma cláusula de responsabilidade pelasaúde dos bancários

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Presa babá que raptou bebê em Paripe

Foi presa na manhã desta terça (11), no município de Tucano, a babá Lorena Nascimento Guerra, 18, acusada de raptar um bebê de 1 ano e 2 meses, na última quarta (5), no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador.

De acordo com informações do titular da delegacia local, Laurindo Neto, ela foi flagrada com a criança no 272 km de Salvador, por um sargento que fazia a ronda no local - um entroncamento próximo à cidade de Euclides da Cunha.

O Conselho Tutelar de Tucano já entrou em contato com a família da criança e comunicou que, hoje à tarde, estará conduzindo o bebê de volta para casa. Um dos conselheiros informou que o menino, aparentemente, passa bem e está tranquilo.

Após ser ouvida e autuada em flagrante na delegacia, a babá deverá ser encaminhada para o presídio da cidade de Serrinha, de acordo com o delegado. a família, no subúrbio de Salvador, dizendo que iria levá-lo à praia.