sexta-feira, 29 de junho de 2012

TSE: Contas sujas

Os políticos que tiveram contas de campanha rejeitadas pela Justiça poderão participar das eleições deste ano, segundo decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de ontem (29). Por maioria de 4 votos a 3, o tribunal desfez decisão da própria corte que impedia a candidatura dos chamados contas sujas. O julgamento foi retomado com o voto vista do ministro Antonio Dias Toffoli, que desempatou o placar de 3 votos a 3. Para Toffoli, a apresentação das contas de campanha – independentemente de elas serem aprovadas ou não – é suficiente para deixar o candidato quite com a Justiça Eleitoral. O ministro ressaltou, no entanto, que caso as contas sejam apresentadas sem documentos, “de forma fajuta”, a Justiça irá desconsiderá-las e o político será barrado. Durante a proclamação do resultado, o ministro Henrique Neves fez questão de ressaltar que a decisão diz respeito apenas a contas de campanha, e que os gestores públicos com a contabilidade reprovada por tribunal de contas continuam inelegíveis, conforme determina a Lei da Ficha Limpa. Os ministros analisaram um pedido do PT e de mais 17 partidos para que o TSE reavaliasse a decisão de março deste ano que, por 4 votos a 3, passou a exigir a aprovação das contas de campanha para liberar candidaturas. A decisão tornou mais rigorosa a regra vigente até então – retomada esta noite – que pedia apenas a apresentação da contabilidade dos candidatos. A inversão do placar foi possível porque, de março para cá, a composição do TSE mudou, com a entrada dos ministros Antonio Dias Toffoli no lugar de Ricardo Lewandowski e do ministro Henrique Neves substituindo Marcelo Ribeiro. Toffoli seguiu a posição dos ministros Gilson Dipp, Henrique Neves e Arnaldo Versiani. Eles defenderam que o TSE havia extrapolado o que a lei exige ao cobrar a aprovação das contas. Na outra vertente, estavam os ministros Nancy Andrighi Cármen Lúcia e Marco Aurélio, para quem a intenção da lei é moralizar a atuação política, mesmo que isso não estivesse escrito expressamente no texto.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Maurício faz discurso de agradecimento na última sessão

Em sua despedida do primeiro semestre do ano, o líder do governo Tarcizio Pimenta na Câmara Municipal de Feira de Santana Maurício Carvalho (PR) agradeceu ao presidente Ribeiro (PDT) pelo trabalho bem realizado durante esses meses, à imprensa e aos colegas da base governista pelo apoio. Maurício ainda agradeceu a oposição, já que apesar dos debates calorosos nunca se deixou de haver o respeito. “Nesse momento estamos às vésperas de iniciar legalmente o processo político, já que a partir do dia 7 de julho se começam as campanhas eleitorais”, lembrou. (Karoliny Dias)

Raul Seixas: Se estivesse vivo completaria hoje 67 anos

Raul Santos Seixas, nasceu em Salvador dia 28 de junho de 1945 e foi um famoso cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing". Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras(1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.

Depois da tempestade vem a bonança. Será?

Como se já não bastasse ser acusado de ter negociado emendas ao Orçamento da União através de um esquema no qual teria tentado interferir em uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Ferrovia Oeste-Leste, e após denúncias de controle do Correios na Bahia, o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), resolveu se ofuscar na tempestade que circunda sua vida política, aproveitando o São João. Mas, se Bacelar pensou que passaria despercebido, se enganou. Na tentativa de ter acesso ao Forró do Sfrega, realizado na cidade de Senhor do Bonfim, a 375 km da capital baiana, Bacelar teve que esperar algumas horas até conseguir dar um jeitinho e fazer os contatos - o que possibilitou a entrada dele no evento. Nisso, as câmeras do Bocão News flagraram tudo. Se o deputado tentou aproveitar um período de bonança caindo no forró, é bom que tenha curtido. Porque São João acabou e provavelmente, com mais denúncias nas costas do que méritos, a esta altura - ele já deve estar perdendo o compasso

Xuxa nua

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu ganho de causa ao Google em uma ação movida pela apresentadora Xuxa Meneghel. Imagens e vídeos em que ela apareça nua ou encenando atos sexuais não poderão ser retirados dos resultados da pesquisa. Xuxa entrou em outubro de 2010 na Justiça do Rio pedindo que o site de busca não mostrasse qualquer link de sites que a relacionassem com as palavras "pornografia" e "pedofilia". Juntas, as palavras levam ao filme "Amor Estranho Amor", filmado em 1979, em que ela aparece tendo relações com um garoto de 12 anos. O STJ decidiu que os sites de busca não podem ser obrigados a limitar resultados, já que são apenas o meio de acesso ao conteúdo e não os responsáveis pela publicação. A decisão se estende às demais companhias do setor. Xuxa ainda pode recorrer. A assessoria da apresentadora não foi localizada. As informações são do Folha.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Wagner é vaiado pelos professores em Cachoeira

O governador Jaques Wagner não conseguiu escapar da manifestações dos professores durante a passagem do Governo pela cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, na manhã desta segunda-feira (25). Mas, na frente da Igreja do Convento do Carmo, onde foi realizada a cerimônia, os professores vaiaram o governador e, em gritos, pediam solução para as questões pertinentes à greve, que completa 76 dias.

Secretária de Mulheres visita Cachoeira e destaca importância da cultura african

No dia em que a capital baiana foi transferida para Cachoeira, ato que aconteceu nesta segunda-feira (25), a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Lúcia Barbosa, visitou o terreiro “Seja Rundê”, localizado na Fazenda Ventura, zona rural do município. Ela foi recebida pelo ogan Edvaldo Conceição, o Buda de Bobosa, que atualmente responde pela coordenação das atividades do espaço religioso.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Arrependimento

Em carta escrita à mão dentro da prisão, Elize Matsunaga diz que se arrepende de ter matado e esquartejado seu marido Marcos Matsunaga, executivo da Yoki. O texto foi divulgado neste domingo pelo programa “Fantástico”, da TV Globo. a carta, Elize compara sua vida a um conto de fada às avessas. “Não me lembro de ter lido em Cinderela que o príncipe a humilhava”, revela. “Não me lembro de ter encontrado algum capítulo em que a mulher é descartável”, continua. Em outro trecho, Elize diz que tem medo de morrer e conta também que Marcos havia tentado matar sua ex-mulher por envenenamento - fato negado por Luiz Flávio Borges D'urso, advogado da família, que aponta uma "sucessão de mentiras". Ainda na carta, ela revela o motivo do esquartejamento: “Era a única forma, pois ele era muito pesado”. Elize diz que amava o marido e admite arrependimento: “Não tenho o direito de tirar a vida de ninguém. Me arrependo por ter sido tão injusta”. Elize afirma que já está pagando pelos seus atos e com a “moeda” que mais temia. “Ficar longe de minha filha”, finaliza. As informações são do IG

domingo, 24 de junho de 2012

A "obra" de arte sanitária

A "obra" de arte sanitária (*) Colunista Glênio Cabral O que é uma obra de arte? Há várias definições. Uma delas diz que obra de arte é a materialização da sensibilidade humana. Tá bom, mas quem decide o que é e o que não é sensibilidade? As pinturas modernistas, por exemplo, são tidas como explosões de sensibilidade. Para o leigo, no entanto, não passam de rabiscos sem sentido algum. Mas vai dizer isso pro autor da pintura.... O fato é que uma obra de arte não tem que, necessariamente, se fazer entender. Ela é uma expressão do interior do artista, dos seus anseios mais íntimos. E foi exatamente isso que Larinha, uma menininha de um ano de meio, me ensinou. Larinha, apesar da pouca idade, tem anseios como todo artista. E um deles é conseguir fazer cocô no piniquinho. Ela vinha tentando há dias, mas sem sucesso. Mas na noite passada, Larinha finalmente conseguiu. Sentando-se no piniquinho e concentrando-se como uma artista em transe, a menina exteriorizou sua primeira obra de arte: um cocozinho lindo!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PR fecha acordo com PT

O PR fechou acordo com o PT nesta quina-feira, depois de ter tomado um chá de cadeira do deputado federal Nelson Pelegrino, pré-candidato à Prefeitura de Salvador. Os deputados estaduais do PR já foram avisados da decisão, que deve causar um rebuliço na Assembleia Legislativa, porque indica uma real possibilidade do PR passar para a base de apoio ao governo de Jaques Wagner, contrariando especialmente os parlamentares Sandro Régis e Elmar Nascimento, que querem manter a postura de oposição na Casa. O acordo foi fechado pelo próprio presidente estadual do partido, o ex-senador César Borges, e contraria um desejo do deputado federal Maurício Trindade de ser candidato à Prefeitura de Salvador no próximo pleito. (Política Livre)

Infarto mata até 200 mulheres por dia

A cada cinco minutos uma pessoa morre de infarto, no mundo. No Brasil são mais de 80 mil óbitos a cada ano. Foi-se o tempo em que as doenças do coração acometiam mais os homens após os 60 anos. As cardiopatias estão atingindo todas as idades e sexos e entre as mulheres, o infarto já mata sete vezes mais que o câncer de mama. A falta de conhecimento da população, sobre os sintomas e formas de prevenção são a principais razões da alta mortalidade. Quem faz a alerta é o cardiologista intervencionista, Marcelo Cantarelli. “Quanto mais rápido uma pessoa, que esteja enfartando, for atendida, maior será a chance de sobreviver ao ataque”, destaca o médico que é também conselheiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista (SBHCI), responsável pelo lançamento da Campanha Coração Alerta. O lançamento aconteceu, ontem, durante o 34° Congresso da SBHCI, no Centro de Convenções da Bahia e tem como principal objetivo reduzir em até 50% as taxas de mortalidade por infarto agudo do miocárdio, no Brasil. “É a primeira vez que o Brasil realiza uma campanha desta natureza”, destaca Cantarelli. A campanha conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jogador do vitória se sente traido

"Se faz isso em rede nacional, imagina nas minhas costas?", diz Victor Por: Redação Bocão News - 20 de Junho - 22h17 0 Após entrar na A Fazenda, a ex-panicat Nicole Bahls não deixa de sair do holofotes. Seja pelas roupas decotadas e que mostram demais ou pelas brigas que já vem tendo na casa. Mas, com a presença de Theo Becker, a morena não resistiu e deu um selinho no ex-peão. Em entrevista publicada pelo site EGO nesta quarta-feira (20), Victor Ramos, noivo de Nicole e jogador do Vitória, desabafou: “É bom para vermos quem está ao nosso lado. Se faz isso em rede nacional, imagina nas minhas costas? Ela agiu com comportamento errado e não gostei. Eu me valorizo como homem e tenho postura. Ela deveria ter também. Sabe que tem namorado e fica dando corda para os homens? Estou muito magoado”, revelou o jogador.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Prefeito é acionado por irregularidades

O Ministério Público estadual propôs duas ações civis públicas contra o prefeito de Eunápolis, José Robério Batista de Oliveira por irregularidades na contratação de shows para o município, no dia da cidade de Eunápolis, em maio de 2011, e nos festejos pelo dia de São Pedro de 2010, o “Pedrão”. Junto com o prefeito foram acionados a assessora jurídica de Eunápolis, Sônia Marinho Abade; o secretário de Planejamento e presidente da Comissão de Licitação (CPL) de Eunápolis, Alex Hermógenes dos Santos; e três empresas organizadores dos eventos. De acordo com o MP, houve irregularidades na licitação e contratação de bandas e empresas para organizar os enventos, no valor de mais de R$ 1 milhão. Nos documentos não há declaração de quanto foi gasto ou a margem de lucro das empresas, o que torna impossível medir o quanto foi superfaturado. Caso o pedido do MP seja atendido pela Justiça, os réus podem perder a função pública, ser multados em até cem vezes o valor da sua remuneração, pagar multa de até duas vezes o valor do dano, além de ter suspensos os direitos políticos. (Correio)

Traição vale muito dinheiro

Uma técnica em Enfermagem de Galileia, Minas Gerais, (MG) deve receber mais de R$ 60 mil de indenização por danos morais e materiais do ex-marido e da amante dele, de acordo com a decisão da 2.ª Vara Cível de Governador Valadares. Segundo a ação, o casamento, realizado no ano de 2009, durou apenas dez dias e o acusado saiu de casa levando móveis e eletrodomésticos. Para a Justiça, a atitude foi "traiçoeira" e os amantes "devem arcar com as consequências do macabro ato". Logo depois do casamento, a amante procurou a mulher para contar sobre o caso extraconjugal. Ouvidos no processo, a amante disse não ter culpa pela separação do casal. O ex-marido assumiu a traição, mas alegou ter arcado com as despesas do casamento. As informações são do site UOL.

Raridade

Um homem encontrou uma carteira contendo mais de R$ 5 mil na noite de sábado (16), em um shopping localizado no município de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. O inspetor Márcio Pimentel e o filho dele encontraram a carteira que estava com R$ 400 em dinheiro e R$ 4.100 em cheque. O dinheiro encontrado é maior do que o salário que o inspetor ganha. “Foi ele [o filho], que achou e me entregou. Ele me perguntou o que íamos fazer e eu disse que íamos entregar o dinheiro ao dono. A primeira reação nossa foi entregar, porque não é nosso”, explicou o inspetor Pimentel. Dentro da carteira, além do dinheiro estava o documento de um veículo e a carteira de Orlando dos Santos Andrade, que foi localizado por telefone pelo próprio inspetor de segurança. Orlando, que é comerciante, disse que só se deu conta que tinha perdido a carteira três horas depois de ter saído do shopping. “Eu fui ao shopping ver se alguém tinha achado e se tinham levado para a direção, só que o inspetor me ligou dizendo que tinha achado. Quando ele falou que estava com ele eu nem acreditei. No mundo que a gente está com a carteira no bolso já corremos perigo, imagina perdendo”, disse aliviado Orlando. Após três dias, ele recebeu nesta terça-feira (19) a carteira do inspetor, que estava com dinheiro, cheques e documentos perdidos. “Eu imagino o sufoco que ele passou esse fim de semana”, disse. (G1)

Alunos do 3º ano devem voltar às aulas na próxima segunda-feira (25)

Cerca de 72 mil estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual devem voltar às aulas na próxima segunda-feira (25) em Salvador. Para garantir o retorno destes alunos que vão prestar vestibular no final do ano, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) convocou de forma emergencial 1.200 professores em estágio probatório e do Regime Especial de Administração (Reda) com a finalidade de dar continuidade às atividades escolares. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19). Os educadores começaram a se apresentar na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizada na Estrada das Muriçocas, s/n, a partir desta terça-feira (19) e o prazo vai até esta quinta-feira (21). A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Claudia Cruz, explica que é necessário o comparecimento dos educadores convocados ao IAT a fim de conhecer a escola que vão atuar e os conteúdos que serão abordados. Entrevista coletiva nesta quarta-feira Nesta quarta (20), às 9h, o secretário Osvaldo Barreto concede entrevista coletiva à imprensa, na sede do órgão, no Centro Administrativo (CAB), para divulgar o plano de volta às aulas e as ações que vão fortalecer a aprendizagem dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas de vestibulares. Aula normal De acordo com a Secretaria da Educação, atualmente as aulas transcorrem normalmente em 286 municípios, totalizando 745 escolas em pleno funcionamento. Este número representa 53% da rede estadual, que conta com 1.412 unidades. Funcionam parcialmente 177 unidades. Fonte: AGECOM

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pelegrino diz que Bahia não voltará ao carlismo

Adversário do pré-candidato a prefeito de Salvador, deputado federal ACM Neto (DEM), apontou uma tentativa do PT de "impor um candidato contra a vontade do povo". Nelson Pelegrino contra-atacou com um discurso sobre a árvore genealógica do rival. Em seu entendimento, a Bahia não pode voltar aos tempos de arrocho salarial do servidor público vivido na época do carlismo que, segundo ele, entre 1991 e 1994, reduziu em 30% o poder de compra do funcionalismo. “Estranho o deputado ACM Neto falar da relação de Salvador com o governo estadual porque, no tempo do carlismo, eles impuseram ao município a condição de mera secretaria especial, sem qualquer autonomia, o que não voltará a ocorrer. Ele parece desconhecer que a situação financeira da cidade não a permite rejeitar ajuda da União e do estado na execução dos grandes projetos estruturantes que precisam ser executados. Aliás, não me surpreende este desconhecimento da situação de Salvador. Ele fica o tempo toda na Corte, em Brasília, e não sabe o que se passa aqui, não conhece nada a cidade”, analisou o petista. A declaração do prefeiturável aconteceu durante um encontro com cerca de 80 lideranças comunitárias de Salvador, ligadas a Carlos Moura de Albuquerque (Cacau), no Centro Empresarial Iguatemi. (BN)

Homem oferece esposa por crack

Uma cadela filhote da raça yorkshire foi usada por um usuário de crack como pagamento para comprar pedras de crack. A cachorra Meg, que pertence à família do usuário, foi resgatada na última sexta-feira, 15, durante operação da Polícia civil, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Duas pessoas foram presas e uma menor apreendida na ação. Segundo o delegado titular da 3ª Delegacia de Polícia, Alencar Carraro, o animal, avaliado em torno de R$ 800, foi furtado da mãe pelo usuário M.L.S, de 47 anos, e trocado por drogas há cerca de 40 dias. Além da cachorra, o usuário também ofereceu a esposa, mãe de dois filhos, para a prostituição, segundo a polícia. Durante as investigações, a polícia descobriu que a cachorrinha estava na casa do traficante Paulo Ricardo Pereira, de 41 anos, que foi preso na Operação. O criminoso teria dado o cão de presente para uma filha, segundo a polícia. Foram apreendidas, além do animal, drogas (crack e maconha), dinheiro, balança de precisão e uma motocicleta. O traficante Rogério Alencar Machado Rodrigues, de 43 anos, foi autuado em flagrante. De acordo com o delegado, a cachorrinha será entregue à família na tarde desta segunda-feira, 18. O usuário M. foi preso por roubo. Ele não possui antencedência criminal. Foto: Policia Civil/ RS

Absurdo

Morreu atropelada por volta das 18h desta segunda-feira (18), Leilane Barbosa Nascimento, 23 anos, que morava na praça João Nilton, bairro Campo Limpo, em Feira de Santana. Segundo relatos de populres, a jovem teria se jogado na frente do ônibus de transporte urbano, da empresa Princesinha (placa DAN- 6813), que fazia linha para o bairro Campo Limpo. O fato aconteceu no cruzamento da rua Monsenhor Moisés do Couto com a Conde de Irajá. Com o impacto, o corpo de Leilane foi projetado a cerca de dez metros e ela morreu na hora. De acordo com o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Franklin, a secretaria vai abrir uma sindicância para apurar fato. O veículo foi levado para o pátio da SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) para ser periciado e o motorista foi encaminhado a delegacia para prestar esclarecimentos.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Greve

Os servidores técnicos administrativos e os professores dos institutos federais de educação tecnológica oficializam hoje(18) o movimento de greve em todo o país, com a instalação do Comando Nacional de Greve. Formado por representantes estudais, o órgão sindical será responsável pelas negociações com o governo. Liderado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o movimento atuará em conjunto à greve dos professores das instituições federais de ensino superior, parados há um mês. A categoria reivindica, entre outros pontos, a reestruturação das carreiras técnicas e dos docentes, a democratização das relações de trabalho e a aprovação da carga horária de 30 hora para os técnicos administrativos. De acordo com a secretaria adjunta de Comunicação do Sinasefe, Eugênia Martins, a categoria vinha negociando com o governo para evitar a greve. Contudo, como não houve avanço nas tratativas, várias instituições de ensino técnico decidiram paralisar suas atividades na semana passada.

Mulheres que fizerem parto em casa devem procurar cartório para emitir declaração

Mulheres que fizerem parto sem a assistência de profissionais de saúde ou com parteiras devem procurar o cartório mais próximo para conseguir a Declaração de Nascido Vivo, documento que, a partir de agora, passa a valer como identidade provisória da criança. As informações são da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg). A lei que valida a declaração como documento oficial foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União há uma semana. O Ministério da Saúde alertou que a declaração, entregue pelo hospital aos pais ou responsáveis após o nascimento do bebê, não substitui o registro civil de nascimento. Maria Fernanda da Silva, de 39 anos, é parteira desde os 16 e aprendeu mais sobre a profissão com a mãe, que também era parteira. Graduada em enfermagem, já realizou mais de 300 partos. Segundo Maria Fernanda, a orientação dada pelas secretarias de Saúde é que as parteiras encaminhem a criança e a mãe ao hospital assim que o bebê nasce.

domingo, 17 de junho de 2012

SMTT fiscaliza veículos que transportam passageiros da zona rural e da sede de Feira

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) baixou uma portaria para que os veículos que transportam passageiros para a zona rural fizessem o recadastramento. O prazo foi dado até sexta-feira (15), no Parque de Exposição João Martins da Silva. Muitos veículos não se regularizaram e a secretária está fazendo fiscalizações para apreender os irregulares. Cerca de 30 veículos já foram aprendidos entre ônibus, vans e Kombis. O superintendente municipal de trânsito, Denílson Santiago, ressaltou que os veículos que atendem a zona rural precisam estar com as condições de trafegabilidade e com os documentos em dias. Ele relata situações de irregularidade que gera perigo a população. “Hoje entrou um ônibus aqui que não tem nem freio. Estamos com essa cautela para resguardar vidas. Há um ano estamos com uma publicação convocando os transportes da zona rural para que eles sejam revisados a cada 90 dias, mas os condutores estavam resistindo”, afirmou. Denílson lembra que esse já foi o segundo chamado. De acordo com ele, o primeiro foi divulgado a cerca de um ano. “Não fizemos nada em cima da hora”, salientou, acrescentando que a secretaria vai continuar vistoriando os veículos da zona rural e da sede. “A secretaria de transporte vai continuar as vistorias. Os veículos da sede também serão fiscalizados, inclusive já identificamos veículos com licenciamento atrasado. Todos devem ser enquadrados na legislação”, destacou o superintendente. As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

sábado, 16 de junho de 2012

Espírito Santo constrói superporto e vira concorrente da Bahia

A situação apontada abaixo coincide com a realidade baiana. Por aqui, há também um problema sério e antigo que prejudica o crescimento e o desenvolvimento das atividades econômicas. A falta de infraestrutura logística é um dos principais entraves na Bahia. O Porto Sul é apontado por especialistas como um dos equipamentos de maior importância para mudar este cenário. As audiências já começaram e os projetos estão em fase de conclusão. No entanto, o lobby do eixo sul-sudeste ainda interfere na velocidade das coisas por aqui, diferente do que acontece no Espírito Santo. Há anos sufocado por uma infinidade de gargalos logísticos, o Espírito Santo dará um passo importante para sair da incômoda letargia. Segunda-feira, a empresa TPK (Terminal Portuário de Kennedy) e o Porto de Roterdã apresentarão ao governador Renato Casagrande o projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy, Sul do Estado. Um memorando entre as partes será assinado. As obras começam em 2013 e a primeira fase do projeto entra em operação em 2015. Trata-se de um porto-indústria nos moldes do vizinho Superporto do Açu, de Eike Batista, em São João da Barra (RJ), há 60 quilômetros de Kennedy. Com uma retroárea perto dos 10 milhões de metros quadrados, os investidores do Porto Central darão toda infraestrutura, inclusive o terminal portuário, sem limitação de profundidade, é bom que se destaque, para que indústrias e empresas de comércio exterior instalem-se na retroárea. Casagrande mostrou-se animado e aliviado. “Com o memorando assinado, vamos começar a avançar na burocracia e também no aperfeiçoamento do projeto. A ideia é de um complexo multiuso. É uma ótima notícia, porto é o nosso maior gargalo, vamos trabalhar para que saia o mais rápido possível”. Segundo uma fonte que trabalhou no projeto, o complexo capixaba será maior que Açu, o que dá a dimensão do que está por vir. O Superporto do Açu, que deve começar a operar em 2013, prevê a atração US$ 40 bilhões, a geração de 50 mil empregos e a movimentação de 350 milhões de toneladas de cargas por ano. De acordo com último balanço da Codesa, que administra e concede a maioria dos terminais do Espírito Santo (Ubu, Praia Mole e Tubarão não entram), em 2011, a movimentação de cargas no Estado foi de 32,63 milhões de toneladas. Os investidores esperam uma grande procura por parte da indústria de petróleo e gás, de siderúrgicas, rochas ornamentais e mineradoras. Não está descartada uma parceria com a Ferrous, mineradora que pretende construir um porto, também em Presidente Kennedy, para escoar sua produção. “É um projeto de longo prazo, com várias etapas, conforme a demanda for aparecendo. A retroárea é enorme, uma concepção moderna de porto, sem limitadores. Daremos suporte aos setores que dependem de porto para ecoar a produção, mas penam com a falta de logística e de espaço”, diz a fonte. Os executivos já iniciaram as conversas para que a Litorânea Sul, ferrovia da Vale que irá de Vitória a Anchieta, chegue até Kennedy. No que diz respeito ao transporte rodoviário, a ideia é que a via estadual (ES 162) que liga Presidente Kennedy à BR 101, que será duplicada, seja melhorada e ampliada. Com relação ao licenciamento ambiental, o processo já está correndo no Ibama. Posição geográfica estratégica atraiu atenção de holandeses Não por acaso o porto que será construído em Presidente Kennedy será batizado de Central. A posição geográfica do complexo, de frente para o pré-sal, perto dos grandes centros produtores do Brasil e com meio caminho andado para Europa e Estados Unidos, é vista como o grande trunfo do projeto. Exatamente por esse motivo ele vem despertando o interesse de grandes investidores estrangeiros, principalmente os europeus. Os holandeses do Porto de Roterdã, maior da Europa e terceiro maior do mundo, estão auxiliando no empreendimento e querem entrar na sociedade. Os executivos que trabalham no projeto do Porto Central afirmam que os holandeses, com vasta expertise no negócio, há algum tempo estudavam uma alternativa no Brasil. “Já perceberam que na Europa vai ser complicado continuar crescendo e obter os lucros de antigamente. Diante disso, começaram a olhar para o Brasil, onde as possibilidades são muitas e a infraestrutura é precária. Essa região, entre o Norte do Rio de Janeiro e o Sul do Espírito Santo, sempre foi a preferida deles, só faltava a oportunidade que agora apareceu”, diz um dos executivos que estão no projeto do Porto Central. O governador Renato Casagrande faz questão de frisar que o Porto Central não anula o porto público de águas profundas que há algum tempo vem sendo negociado com o governo federal. “São projetos que vêm para melhorar a infraestrutura do Estado, podem sair juntos, as negociações do porto público continuam”. Com relação à posição do terminal público, Casagrande diz que o ideal é que fique próximo da Grande Vitória. “Aracruz e Anchieta são boas opções”. Porto Sul Há quem afirme que este complexo pode refletir negativamente nas construção do equipamento baiano.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Governo antecipa parte do salário para festejos de São João

O Governo do Estado vai antecipar para sexta-feira da próxima semana (22) os salários dos 260 mil servidores ativos, inativos e pensionistas referentes ao mês de junho. A antecipação, estabelecida em 40% do rendimento, se dará em virtude das comemorações do São João, que mobiliza a população em todo o estado. Os salários estarão disponíveis para retirada nos caixas eletrônicos no mesmo dia. A folha será liberada em lote único. Os outros 60% serão depositados na conta dos servidores estaduais no dia 29 de junho, também em lote único. A programação de pagamento dos salários dos servidores estaduais retoma seu calendário original no mês de julho.

Absurdo: Adolescente é flagrado pelo pai abusando sexualmente do irmão de cinco anos

Nesta quinta-feira (14), um menor de 17 anos de iniciais D.S.S, foi flagrado pelo pai abusando sexualmente do próprio irmão de apenas 5 anos na 1ª Travessa da Rua Idalina Figueredo Batista no bairro da Catiara em Amargosa. Segundo informações da PM, o jovem vinha praticando atos libidinosos há vários dias. O pai do garoto que é deficiente visual, desconfiava há um tempo, foi quando resolveu investigar por conta própria e constatou o abuso. A criança foi socorrida para hospital da cidade. A polícia foi acionada e apreendeu o adolescente. O jovem foi encaminhado à delegacia de Amargosa para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Seca reduz ou cancela São João de 47 cidades baianas

A pior estiagem dos últimos 30 anos, que tem afetado a vida de cerca de dois milhões de baianos, espalhados por 246 municípios em situação de emergência, também estende os efeitos aos festejos juninos. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), 47 cidades já alteraram ou cancelaram o calendário do São João 2012, dentre elas Senhor do Bonfim (a 376 km de Salvador) e Amargosa (a 248 km), que reduziram os dias de festa. Segundo o secretário de administração de Senhor do Bonfim, Cláudio Nunes, os habituais cinco dias da festa na cidade caíram para três dias: 22, 23 e 24 de junho. O investimento municipal foi reduzido de R$ 1,5 milhão, montante gasto em 2011, para R$ 900 mil este ano. “É um ano atípico porque, além da seca que temos de enfrentar, o calendário não ajudou com o São João no sábado e domingo”, lamentou Nunes, que vê no cancelamento de festas vizinhas a chance de manter a arrecadação. “Pode ser que o público aumente”. A mesma expectativa é mantida pelo prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio. A cidade diminuiu de dez para quatro os dias de festa. “Esperamos receber cerca de 100 mil pessoas, o triplo da população da cidade, que é de 35 mil”, comparou. No ano passado, diz o prefeito, foi investido R$ 1,5 milhão. Para 2012, ele prevê um gasto de até R$ 1,3 milhão com a festa. Segundo o presidente da UPB, Luiz Caetano, prefeito de Camaçari (Grande Salvador), município que reduziu o São João de quatro para três dias, outras cidades não afetadas pela seca também devem cortar os dias de festa. “Para dar exemplo e demonstrar solidariedade”, alegou, ao informar seguir determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que determinou cortes nos gastos das cidades afetadas pela seca.

Zé Neto denuncia plano para manter greve até 2 de Julho

O líder do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA), Zé Neto, denunciou ao Bahia Notícias um suposto plano para que a paralisação dos professores fosse estendida até o dia 2 de julho, data em que os políticos aproveitam as festividades pela Independência da Bahia para fazer corpo-a-corpo com o povo, sobretudo em ano eleitoral. A medida seria uma prova de que o movimento grevista, que já dura mais de dois meses, tem sido inflamado por motivações partidárias além do PCdoB, partido ao qual o presidente da APLB, Rui Oliveira, é filiado. “A conversa nos corredores na Casa hoje é de que eles vão tentar jogar a greve para o 2 de Julho. Esses caras [deputados contrários] estão apostando no pior. A oposição quer que os estudantes percam o ano para atingir o governador. Não há um esforço da oposição para construir um caminho alternativo. Todo o esforço é para tentar destruir o Estado”, apontou, ao relacionar a influência de partidos na mobilização dos docentes.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PTN de Feira declara apoio a Zé Ronaldo

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) de Feira de Santana apoia à candidatura de José Ronaldo de Carvalho (DEM) à prefeitura municipal. A afirmação foi feita pelo vice-presidente estadual do partido e presidente da Executiva local, deputado Carlos Geilson, em ato público, na noite desta segunda-feira (11), no Feira Palace Hotel. “Entre todos os candidatos, o PTN optou por aquele que entende ser o mais preparado, que Feira de Santana já experimentou e aprovou”, frisou Carlos Geilson. E acrescentou que o partido na cidade está unido, “não por imposição, mas porque os vereadores da legenda sabem que o município está acima das questões pessoais”. Declaração esta reforçada pelo vereador Roque Pereira. “Sempre existiu diálogo no partido. Quando Geilson afirmou que o PTN marcharia com Zé Ronaldo teve o meu aval e para mim é uma honra”, disse. Leia mais aqui. Foto: Sílvio Tito

terça-feira, 12 de junho de 2012

Pergunta do dia

Quanto tempo faz que você não diz para sua esposa(o)eu te amo?

Após perder a memória, homem se apaixona de novo pela mulher

Na madrugada do dia 18 de janeiro deste ano, Alcino Garajau acordou com vontade de ir ao banheiro, mas não sabia quem era a mulher que estava ao lado dele, nem mesmo onde ficava o banheiro. Não se lembrava do próprio nome, nem sabia que a criança que chorava no quarto ao lado era sua filha. Por dois meses, ele ficou sem se lembrar de nada, conhecendo a própria história por fotos e confiando no que dizia aquela mulher que estava ao lado dele desde que acordou. "Mesmo sem conhecê-la, eu me sentia muito confortável ao lado dela. Não tinha lembrança, mas o amor estava ali", conta. E foi o amor que deu à Priscila Damasceno toda a calma e paciência para reconquistar Alcino e ajudá-lo na recuperação. Neste Dia dos Namorados, o casal celebra o 'novo começo' feliz, bem longe do final. Alcino e Priscila tiveram dois 'primeiros beijos': antes e depois da perda de memória. Mas Alcino afirma que o segundo foi ainda melhor. "Confiava nela, mesmo com tudo muito confuso na minha cabeça. Via a dedicação dela. Nossa filha Cristina tinha poucos meses e eu via a Priscila tendo que cuidar de duas crianças: eu e ela. Vi o amor que ela tinha por mim e pela nossa família. Um dia chamei a Priscila para sair, porque eu sentia vontade de conhecê-la como mulher. Fomos dar uma volta na praia, em Vitória, e tudo aconteceu naturalmente, rolou o 'primeiro' beijo. E foi 'o' beijo", conta Alcino. Para Priscila, o momento não foi menos especial. "Confesso que estava com muito medo. A expectativa era grande. Quando saímos para conversar na praia, acabou acontecendo naturalmente. E foi muito bom!", lembra. O susto No dia em que Alcino acordou sem memória, a reação dos dois foi de susto. Ele chorou muito, entrou em desespero e não queria sair do quarto. "Ver minha filha foi um baque. Ela estava chorando, a Priscila a acalmou e me apresentou para ela. O impressionante foi que ela também não me reconheceu. Ela sabia que não era a mesma pessoa, que o pai dela não estava ali. Fomos reconquistando um ao outro, construindo o relacionamento de pai e filha", diz. Priscila conta que mostrou a aliança dos dois, para ele ver que eram iguais. Trouxe fotos de momentos vividos juntos, mostrou a filha e fez de tudo para que ele confiasse nela e tentasse recuperar a memória. "Fomos a vários médicos e eles disseram que o problema poderia ser psicológico, que poderia ser estresse e até hoje não sabemos ao certo a causa da perda de memória. Mas o tempo todo eu tive uma paciência incomum, uma calma de Deus, para tentar fazer ele lembrar as coisas", conta Priscila. A primeira lembrança Depois de dois meses, alguns flashes de memória começaram a aparecer. E a primeira lembrança que Alcino teve de Priscila foi do dia em que a viu pela primeira vez. "Lembrei-me da escada. Eu trabalhava em uma gráfica, ela é jornalista e toda semana a gente se falava por telefone para resolver coisas de trabalho. A primeira vez que ela foi lá na gráfica, eu saí para atendê-la. Lembro que desci a escada e a vi pela primeira vez. Fiquei bobo, não sabia o que dizer. E quando lembrei, tudo voltou à tona, fiquei bobo novamente", diz. Os flashes foram ficando mais frequentes e as conversas o ajudavam a ter cada vez mais lembranças. "Lembranças e não só esperança. Isso foi o mais surpreendente no começo, porque é agoniante perder a memória. Como tentar lembrar uma palavra que você conhece, ou o nome de um ator, e não conseguir. Imagina isso o tempo todo, para tudo. Eu tinha esperança de lembrar sempre que as pessoas falavam comigo. E quando comecei a lembrar, ficava em dúvida se era lembrança mesmo ou esperança". Com medo de perder a memória novamente, Alcino passou a anotar tudo o que fazia durante o dia, em um diário. "Peguei um caderno e escrevia nele tudo o que fazia. Quase compulsivamente. Tinha muito medo de perder a memória novamente e escrever me dava uma certa segurança. Notei que minha caligrafia é diferente de antes da perda de memória", conta. O presente Até hoje não se sabe ao certo o que causou a perda de memória de Alcino. Os médicos atribuem ao estresse e ao psicológico. Um diagnóstico recente mostrou que ele tem uma veia entupida na cabeça, que provoca dores constantes e prejudica o sono. O médico investiga se há ligação entre os casos, mas Alcino deve passar por cirurgia nos próximos dias. "Nossa filha está com 11 meses, nós mudamos de casa, para ficar mais perto da família. Alcino não pode andar sozinho, porque pode ter vertigem ou até mesmo perder a memória novamente, segundo os médicos. Mas estamos juntos e felizes. Hoje, nosso relacionamento está mais forte. E eu espero que nosso amor dure para sempre", diz Priscila. Fonte: G1

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SÓ ganha eleição quem tem dinheiro

Nos quatro cantos da cidade ou se preferir, do Brasil, a afirmativa é a mesma quando se trata de eleições: só ganha eleição quem tem dinheiro. Essa afirmativa me deixou intrigado e comecei a pensar o porquê de tanta convicção. Antes de qualquer coisa, a “minha consciência” por força de hábito, questionou alguns pontos que espero encontrar respostas convincentes. O mundo está cheio de ricos? Milionários? Pois só se vence eleição é porque tem dinheiro? Então, os ricos estão votando nos ricos, assim, nos leva a pensar que tem mais rico que pobre. E os pobres, sem dinheiro, sem eira e nem beira, que mora na periferia das cidades, aqueles que estão à margem da sociedade que são na maioria desempregados, “sobrevivem de bico”, não têm assistência médica digna, nem moradia, nem esgoto, nem água, nem luz, ONDE estarão eles? Ou eles não possuem o TÍTULO DE ELEITOR? Ou em época de eleições eles somem, desaparecem e não estão nem ai.. Ou será que eles, por “gratidão” votam nos ricos, pois devem pensar, “os ricos não podem deixar de ser ricos, COITADOS!”, não sobreviveriam, aí, o dó fala mais alto e eles elegem os ditos RICOS. Ou ainda, e olha que não quero acreditar, os pobres estão VENDENDO ou trocando seus votos por algo que julgam ser essencial para eles. Será que o voto virou mercadoria de troca? De venda? Cujos valores podem ser medidos por um rancho, duas, três dúzias de telhas, alguns litros de gasolina, uma conta de luz, uma conta de água, a promessa de um emprego para o filho, sobrinho, mulher ou para ele próprio? Se assim for, o dinheiro, na visão dessas pessoas é o maior BEM QUE UM HOMEM ALMEJA POSSUIR e POR ELE, FAZ QUALQUER COISA. Mas por outro lado, vemos centenas de pessoas desempregadas, vivendo abaixo ou na linha da pobreza extrema. Há muita gente passando fome, sem esperança, sem futuro. Há muita criança desnutrida que morre antes da 1ª infância. Vemos dezenas de pessoas buscando seu sustento nos lixões, catando “latinhas”, vendendo guloseimas. Idosos, crianças, vendendo picolé para ajudar no sustento da família. Falta dinheiro para comprar alimentos básicos, para pagar a luz, a água, o aluguel, pagar a farmácia, o açougueiro, o padeiro. Faltam escolas para muitas crianças. Falta merenda nas escolas. E todo esse povo como estão classificados? Como ricos? Ou não pertencem a nenhuma estatística governamental? Ou são indigentes? Fantasmas? SÓ VENCE ELEIÇÃO QUEM TEM DINHEIRO. Mas isso acontece porque a maioria das pessoas permite. Estão sofrendo, penando, passando fome, fome de esperança, fome de sonhos e mesmo assim, se calam, se conformam e deixam as oligarquias, os grupos, os corruptos (que têm muito dinheiro) continuarem a dirigir o destino e a vida de uma população. Será que uma pessoa do POVO, que veio do povo, que se preparou, que tem bons propósitos, não pode vencer uma eleição? Por que só os ENDINHEIRADOS podem vencer eleições e mandar em tudo? Não é isso que eu penso, me desculpem, mas qualquer cidadão HONESTO, mesmo sendo pobre, deveria ganhar as eleições. Mas eleição se ganha com o voto e quem decide é o povo. Ou deixamos de pensar dessa forma ou então, estamos CONDENADOS a vivermos na miséria para sempre. Pois os que têm dinheiro só procuram o pobre quando precisam, ou você duvida disso? Ser pobre não significa que você é incapaz, que ser pobre o torna menos humano que os ricos. Ser pobre não é um defeito, é uma condição, muitas das vezes, por falta de oportunidades. Vamos deixar de hipocrisia e buscar ocupar nosso lugar no contexto da sociedade, vamos deixar de sermos hipócritas ao ponto de vendermos ou trocarmos um bem precioso garantido por nossa constituição, o nosso voto. Você que troca ou vende seu voto é o principal responsável pela boa vida dos CORRUPTOS que invadiram a administração pública deste país. Quer continuar a sofrer? Vote em quem tem dinheiro e depois de passada as eleições, vá tentar ao menos falar com um deles, ele nem te conhece.

Redes sociais dinamizam o debate sobre eleições

Em ano de eleição, Facebook e Twitter passaram a ser ferramentas de debates políticos entre eleitores. Já faz algum tempo que a Internet virou um fenômeno em comunicação, mas, em todo o País, as próximas eleições municipais serão as primeiras com total participação das redes sociais que mais crescem no meio: Twitter e Facebook. No Interior do Ceará, seja com oito ou 80 mil habitantes, praticamente todas as cidades já criaram fóruns de discussão nesse meio. A ´politização´ vai desde o nível da baixaria entre eleitores à criação de ideias que podem servir concretamente para o melhor planejamento da cidade. Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não proibir o uso dessas mídias nas eleições municipais, crescem também os palanques virtuais.

Sem dinheiro é melhor nem tentar

Mesmo a mais idealista das campanhas precisa de dinheiro para se viabilizar. A frase é forte, impiedosa e categórica. Ela afronta uma visão mais romântica da política, trazendo-a das alturas dos ideais para o mundo dos interesses materiais, mesquinhos e individuais. Não se trata porém de contrastar a política do ideal contra a política do interesse. Mesmo a mais idealista das candidaturas vai necessitar dinheiro para se viabilizar, assim como a campanha mais interesseira vai necessitar de uma mensagem nobre para vencer. A raiz do problema, inafastável e impossível de ignorar, é o fato de que qualquer campanha eleitoral tem custos. Sem meios financeiros para cobrir esses custos, não há campanha, ou, na melhor das hipóteses, ela nunca consegue superar aquele estágio inicial modesto, realizado por familiares e amigos, de maneira gratuita. Há muitas formas de ajuda material à campanha, todas elas úteis e necessárias: * Empréstimos sem ônus: prédios, veículos, móveis e equipamentos; * Doações: papel, tinta, tecidos (para faixas ou camisetas p. ex.), combustível; * Cessões de uso: paredes para pintar propaganda, espaços residenciais para colar cartazes, terrenos para fixar placas tipo outdoor; * Colaboração voluntária: para trabalhos de campanha na sede ou junto aos eleitores; Todos esses recursos são úteis e valiosos. Mas não bastam, e não substituem o dinheiro. O dinheiro tem um poder de "conversão" único. Ele é capaz de converter-se em praticamente qualquer outro recurso de campanha (cartazes, outdoors, publicidade, transporte, contratação de profissionais, pesquisas, apoio ao trabalho de voluntários, etc). Por essa razão o dinheiro é indispensável. Somente com dinheiro sonante a maioria das necessidades da campanha poderão ser provistas. Além disso, a campanha moderna não dispensa a contratação de especialistas de marketing, estratégia, de pesquisa, de assessoria de imprensa, de produção de eventos, e outros. Estes profissionais quando altamente especializados e experientes são caros, e recebem em dinheiro. Além deles, gráficas, fábricas de camisetas, pintores, equipamentos para a produção de programas de rádio ou TV, correio, despesas com voluntários, etc. Campanhas políticas estão sempre alguns milhares de reais em falta e algumas semanas atrasadas! É impossível e desnecessário discriminar todos os tipos de despesas que surgem durante a campanha. Começada a campanha é um fluxo permanente. Levantar fundos para financiar a campanha é, pois, a atividade mais importante da campanha, pela simples razão de que, tudo o mais que se pretender fazer, vai depender da existência ou não de recursos. O dinheiro é o oxigênio de uma campanha eleitoral. Na falta dele, tudo o mais começa a entrar em colapso. Aliás, um dos sinais visíveis de que uma campanha "começou mal" é a falta de recursos para bancar as despesas iniciais. Muito dinheiro não salva um candidato ruim, com uma campanha ineficiente; embora pouco dinheiro faça milagres com um candidato bom e uma campanha competente. Uma campanha, pois, não precisa ser rica para ter sucesso. O que importa é contar com os recursos necessários para financiar a sua estratégia política e de comunicação. O financiamento de uma campanha depende do ato de pedir, por mais que esta realidade incomode a sensibilidade do candidato. Pedir ele pessoalmente, ou pedir por meio de um amigo bem relacionado, ou pedir por meio de uma comissão financeira criada pela campanha, é sempre pedir. E pedir em nome do candidato, para levar os recursos para ele gastar na sua campanha. Portanto, uma das primeiras tarefas que deve ocupar o candidato e sua equipe, ainda na fase pré-campanha, é a preparação de um Plano de Captação de Recursos. Só quem escapa a esta regra de ferro é o candidato rico, que se dispõe a bancar sua própria campanha. Isto é verdade para alguns, mas a maioria dos candidatos ricos têm amigos também ricos, aos quais vão, sem nenhum escrúpulo, buscar ajuda financeira. Em resumo: só o candidato pobre ou de classe média, tem vergonha de pedir... Disputar uma campanha sem dinheiro é, então, uma forma de perder a eleição por antecipação. Daí a advertência "sem dinheiro é melhor nem tentar". Fonte: Política para Políticos

Sociedade quer o julgamento do Mensalão

Apesar do esforço do STF (Supremo Tribunal Federal), em afirmar que o Mensalão será votado com agilidade antes das eleições de outubro deste ano, a votação acontece com atraso, a opinião do jornalista da BandNews FM, Ricardo Boechat. “O crime aconteceu há sete anos, o processo foi iniciado há cinco”, relembra o jornalista. “É um escândalo de dimensões nacionais, que chocou a opinião pública. Cheio de provas, de elementos consistentes”, destacou o jornalista. “Se é assim em um caso como esse, abaixo como será?”, questionou citando que muitos outros processos seguem engavetados no Supremo, sem previsão de entrar em pauta. Boechat afirmou ainda que no Brasil tenta-se passar a impressão que esse atraso em julgamentos é normal, que está tudo dentro do prazo e conforme os trâmites da lei. Entretanto, ele lembra que isso não acontece em outros países. “A sociedade paga, e paga muito bem. E os tribunais estão aí, lentos. Nós queremos celeridade nos processos”, protestou o jornalista. “Quantas pessoas não estão esperando há dez, 15 anos, o julgamento de um processo?”, acrescentou. (EBand)

Vice de Zé Ronaldo sai do PMDB

O PMDB de Feira de Santana confirmou, em evento realizado nesta segunda (11), a aliança com o DEM com vistas às eleições municipais deste ano. Além disso, o partido garantiu a indicação do professor Luciano Ribeiro como vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Zé Ronaldo. A “dobradinha” deve ser homologada em convenção a ser realizada no próximo domingo (17). Apesar das pesquisas apontarem liderança do pré-candidato democrata, o ex-deputado Colbert Martins Filho, líder do PMDB local, fez questão de lembrar da simplicidade de Ulysses Guimarães: "vamos calçar as sandálias da humildade".

Macarrão ou Maconha?

A polícia do município de Luis Eduardo Magalhães, a 947 quilômetros de Salvador, encontrou maconha dentro de pacotes de macarrão instantâneo que seria entregues à presos que estavam na delegacia da cidade. Segundo informações do blog local Sigi Vilares, o caso aconteceu no último sábado (9). A droga estava dentro de seis pacotes de macarrão instantâneo e em um pacote de café, que foi entregue por familiares dos presos. De acordo com o blog, a pessoa que deixou os alimentos e o preso que receberia a droga estão sob investigação. No dia 19 de maio, um familiar de preso tentou infiltrar na cadeia um celular que estava escondido dentro de um pacote de macarrão instantâneo. (Ibahia)

Desculpa sem sentido

Na avaliação do técnico Falcão, a derrota de domingo por 2x1 para o Vasco não foi justa. De acordo com ele, o Bahia merecia o empate pelo que apresentou no 2º tempo do jogo disputado em Pituaçu. “Acho que o resultado foi injusto pela dedicação e postura do 2º tempo. Não tenho receio em dizer que a gente merecia o empate. Também falei com comentaristas que viram o jogo. Os jogadores não ficaram intimidados com o resultado e foram buscar”, disse, sem esquecer de elogiar o adversário. “Enfrentamos um time de qualidade. O Vasco joga junto há dois anos, tem jogadores de Seleção Brasileira”. Quando questionado sobre a necessidade de reforços, Falcão preferiu não se aprofundar no tema. “É o tipo de assunto que eu não falo. Sempre disse que precisamos, também por uma questão de lesões, cartões, saída de jogadores. Tudo isso faz parte, mas todos sabem que o Bahia tem suas dificuldades econômicas. A folha de pagamento do Vasco é de R$ 6,5 milhões, procura saber quanto é a do Bahia”. (Correio)

Tiro certeiro

Uma mulher de 87 anos matou com um tiro um homem que invadiu sua residência no Centro de Caxias do Sul, na serra do Rio Grande do Sul, na tarde deste sábado (9). Segundo a Brigada Militar da cidade, a idosa não sofreu ferimentos. O suspeito foi atingido por um disparo no peito e morreu no local. Por volta das 17h, um homem tentou invadir um prédio na esquina das ruas Sinumbú e Guia Lopes. Ele forçou uma janela no primeiro andar, mas não conseguiu entrar. Então, arrombou a porta do edifício. Quando estava em frente ao apartamento em que a idosa mora sozinha, já no segundo andar, ele foi atingido por um tiro no peito, disparado de um revólver calibre 32. Ainda conforme a BM, a arma pertence a familiares da idosa. A mulher prestou depoimento à noite em uma delegacia da cidade.A polícIa e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados pela própria idosa. O invasor já estava morto quando a ambulância chegou ao local. (G1)

Colbert Martins oficializa apoio a José Ronaldo

Na manhã desta segunda-feira (11), o ex-deputado Colbert Martins (PMDB), oficializou o seu apoio ao pré-candidato José Ronaldo de Carvalho (DEM), nas eleições 2012. “Ronaldo é conciliador e o apoio do PMDB ao DEM, deve-se, especificamente, ao fato dele ser candidato”. Sobre as críticas que fez ao DEM, Colbert disse que “não concordava com algumas ideias do partido. Com Ronaldo nunca houve nenhum tipo de ofensa pessoal, eu tenho capacidade de articular e escolher o melhor para mim”. Questionado pelo repórter Ed Santos, do Acorda Cidade, sobre o apoio ao atual prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, Colbert afirmou que "nunca houve nenhum contato da parte de Tarcízio, nenhuma iniciativa. Não vou olhar para o que passou, farei uma campanha de alto nível , com propostas e ideias”. Para o ex-prefeito José Ronaldo, a aliança foi feita de forma natural e disse que nunca houve ofensas entre o DEM e o PMDB. “As críticas sempre foram relacionadas a questões administrativas e políticas, não pessoais”. O presidente do PMDB na Bahia, deputado estadual Lucio Vieira Lima, falou que “não imaginava que o PMDB pudesse marchar com o DEM, mas tudo foi feito com base na paciência e do diálogo”.

Borges X Trindade

O ex-senador César Borges, presidente regional do PR, e o deputado federal Maurício Trindade (PR) parecem não se entender quando o assunto é a composição política para a eleição deste ano. Borges recentemente deu um largo passo em direção à base do governo Wagner ao aceitar o cargo federal de vice-presidente de governo do Banco do Brasil. O fato acontece justamente no momento em que o partido busca um grito de independência comandado por Trindade, que alardeia aos quatro cantos a vontade de ser candidato a prefeito de Salvador. Prova disso é que neste domingo (10), os bairros populares de Salvador amanheceram com faixas, afixadas por partidários de Trindade, incentivando a candidatura dele a prefeito.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Disputa eleitoral em Feira será acirrada

Assim como Mario Kertész (PMDB) que já ocupou a cadeira do Tomé de Souza em Salvador e pretende voltar ao cargo nas eleições deste ano, em Feira de Santana o ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM) também quer a cadeira de volta – hoje ocupada pelo prefeito Tarcízio Pimenta (PDT). Quatro anos depois, o ex-prefeito Zé Ronaldo integrado o leque de opções também integrado pelos pré-candidatos, o deputado estadual Zé Neto (PT), e poderá abrigar ainda um terceiro nome: o do deputado federal Fernando Torres (PSD). O leque de opções que deverá ser oferecido ao eleitorado feirense deverá contar ainda com o professor Jonatas Monteiro (PSOL) e o líder comunitário Álvaro Pinto (PPL). Apesar da importância política da Princesa do Sertão no desenho do cenário estadual, a movimentação político-partidária para a formação de alianças segue muito mais uma diretriz local que as definições do alto comando de Brasília ou Salvador. Em Feira de Santana, o PMDB do ex-deputado Colbert Martins pode se aliar ao DEM. Não custa lembrar que em Salvador a possibilidade de uma aliança com o deputado ACM Neto (DEM) foi prontamente rechaçada pelos irmãos Vieira Lima, que comandam o PMDB no Estado. Lá em Feira, o PSD do vice-governador Otto Alencar, aliado de primeira hora do governador Jaques Wagner (PT), está autorizado a se coligar com quem o deputado Fernando Torres bem entender, caso este decida se manter fora da disputa. Neste momento, é nas alianças que todos os atores do jogo político feirense estão apostando. Depois de vencer duas eleições e de conseguir eleger o sucessor, Zé Ronaldo dá como certos os apoios de pelo menos 10 partidos. Zé Neto conta com três partidos e negocia com mais dois. Além disso, espera contar com o apoio do deputado Sérgio Carneiro (PT), um dos nomes fortes do partido na cidade e candidato na última eleição. Vai usar a influência do governo do Estado. O prefeito Tarcízio Pimenta tem um ponto a favor que não deve ser desprezado. Está no comando da máquina para receber as críticas pela gestão, mas poderá mostrar o que fez. É assim que vai tentar ser reconduzido ao comando da cidade. Desta vez, sozinho. Os pré-candidatos: Fernando Torres ainda não decidiu - Estimulado a concorrer pelo partido, o deputado vai decidir no dia 30 se será candidato ou apoiará um dos três mais bem colocados. “Converso com todos”, diz Jonatas Monteiro vai representar o PSOL. Tarcízio Pimenta vai defender os feitos - O atual prefeito aposta nos investimentos na educação e saúde da cidade para ser reconduzido ao cargo. “O que prometi no palanque estou fazendo”, afirma. Zé Neto aposta na unidade do PT - Líder do governo Wagner, o deputado estadual pretende usar ostensivamente a condição. “Sou representante de um projeto político”, diz. Zé Ronaldo aposta na gestão da cidade - Apesar da expectativa do DEM, o ex-prefeito defende as discussões político-partidárias em segundo plano. “Primeiro os anseios dos cidadãos de Feira de Santana”, defende. Com informações do A Tarde.

domingo, 3 de junho de 2012

Absurdo

Uma mulher de 32 anos é suspeita de envenenar os dois filhos -- de 11 meses e de 8 anos--, na região de Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança, ela teria dado veneno às crianças e tentado se matar, no sábado (2). Os três já haviam socorridos por um vizinho quando policiais militares chegaram ao local. Um vidro contendo chumbinho --produto usado como raticida-- foi apreendido na casa. Os nomes dos envolvidos não foram informados. O caso será investigado. As informações são da Folha.

Feira de Santana: Jovem assassinado

Tharclyson Pereira Feitosa, 22 anos, que morava na rua Cândido Mendes, no bairro Sítio Mathias, foi assassinado por volta das 2h30 da madrugada deste sábado (2), na avenida Maria Quitéria, em frente a casa de show Garage, em Feira de Santana. De acordo com a delegada Dorean dos Reis Soares, a vítima estava participando da festa, no lado de fora, onde estava bebendo e conversando. Populares informaram a polícia, que ele foi morto a tiros por um homem, ainda não identificado, que correu após os disparos. A festa continuou e a Polícia Militar pediu aos vendedores que afastassem as barracas para isolar o local do crime.