segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Charge do dia : Trabalhador e pensionista cantam para dilma

BANDA CHEIRO PERFUMADO AGITA LAVAGEM DA PURIFICAÇÂO EM SANTO AMARO

A sensação da tarde deste domingo 30/01, na lavagem da purificação, no entanto, ficou com o show da Banda Cheiro Perfumado, às 14hs. O que se viu foi muita vibração de todo mundo, sem exceção, parece ter gostado da apresentação de aproximadamente uma hora, e música para isso não faltou. Sob o comando de Kelly Cristal e Marcelo Sandes a Cheiro perfumado levantou o público.
Diante do sucesso da apresentação comprovada pela empolgação das pessoas, a cantora Kelly cristal mesmo com o pé enfaixado por uma torção, entrou no palco com gosto de gás e fez um show animado e vibrante, cantando diversas musicas de sucesso, mas o absurdo dos absurdos aconteceu na hora que a banda estava executando a ultima musica, um homem apareceu dentre a multidão na frente do palco oficial, gritando “para essa P, para, ninguém entendia nada, ele parecia está possuído, ou bêbado, algumas pessoas seguravam ele, mas enfurecido ele tentava de todas as formas subir no palco, talvez para desligar o som, depois de alguns minutos veio a surpresa, aquele homem enfurecido, era o padre da cidade , pedindo para a banda parar o som pois a charanga iria passar, pela importância deste evento ficou feio para o padre, para cidade e principalmente para a produção da festa que falhou.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Musica do marido que tem medo da mulher

Embasa é problema


Há três meses, Dilson Santana, morador do conjunto Viveiros em Feira de Santana, está com problemas na fluidez da água. Quando as torneiras são ligadas, pequenas pedras semelhantes a carvão escorrem junto com o líquido.

Ele conta que já entrou em contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) solicitando a presença de um técnico, mas até o momento, ninguém havia comparecido a residência.

O morador revela que o aparecimento dos resíduos na água dificulta a realização de atividades rotineiras como cozinhar e beber. “Temos que comprar água mineral para ferver os alimentos e ingerir o líquido. A água que sai da torneira serve somente para tomar banho e lavar roupas.”, disse Santana.

Importância da Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária é um conjunto de medidas que têm como objetivo elaborar, controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário. Estas medidas se aplicam a medicamentos e correspondentes, cosméticos, alimentos, saneantes e equipamentos e serviços de assistência à saúde. As normas da Vigilância Sanitária também se referem a outras substâncias, materiais, serviços ou situações que possam, mesmo potencialmente, representar risco à saúde coletiva da população.

A Vigilância Sanitária é uma atividade multidisciplinar que regulamenta e controla a fabricação, produção, transporte, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos e a prestação de serviços de interesse da Saúde Pública. Instrumentos legais, como notificações e multas, são usados para punir e reprimir práticas que coloquem em risco a saúde dos cidadãos.

A Vigilância Sanitária é importante à medida em que fiscaliza e protege a população das situações de risco extremo a que a saúde individual, coletiva e ambiental são expostas.

A vigilância Sanitária aqui em Cachoeira é eficaz?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vendedores nota 10


O SOU MAIS COLIGADO tomou conhecimento que a equipe de vendedores da SKY de Cruz das Almas, formada por DÉA,Antonia, LÉO, ALEX, MIRO, ANTERO O REI DO AR, MAGDA, são considerados pelos clientes, os melhores vendedores do recôncavo, isto pela educação, ser bons observadores, saberem formular perguntas cuidadosamente ao cliente, ser capaz de descobrir a capacidade de compra do cliente e suas necessidades e desejos, atuais e potenciais, por descobrir se o cliente tem algum problema a ser resolvido, além do simples desejo de comprar. Se o cliente já comprou o mesmo produto ou serviço e está tentando comprar de novo, e se o cliente ficou insatisfeito com a compra anterior, são qualidades desses bons vendedores.

Quer assinar SKY ligue: 75 - 82029151. 75 - 8234 4729

Radialista preso


O radialista Ivan Carlos, que já trabalhou na Rádio Sociedade, foi preso acusado de tentar extorquir o deputado federal Marcos Medrado (PDT). Ele foi detido na noite desta quarta-feira (26) próximo ao Shopping Aeroclube, na Boca do Rio, e está preso na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF) de Salvador. O radialista pediu R$ 150 mil e um carro ao deputado. Ele ameaçava divulgar um dossiê que supostamente incriminaria o parlamentar. Em entrevista ao Uziel Bueno e Evilásio Júnior, no programa Acorda Pra Vida, da Rádio Tudo FM 102,5, o deputado conta que está em Brasília e que seu filho, Diogo Medrado, diretor da Rádio Nova Salvador, quem contatou a polícia e armou esquema para que o chantagista fosse preso em flagrante. O radialista começou com as amaças há uma semana, em contatos feitos por telefone e e-mail com Medrado e com Diogo. Ele se apresentava com o codinome de "Superman". A polícia rastreou o IP do criminoso e descobriu sua indentidade.

Deputada Maria Luiza fecha com ACM Neto para 2012

A deputada estadual Maria Luiza afirmou que em 2012, o deputado federal ACM Neto será o candidato a prefeito de Salvador. Ela disse que ele será o nome apoiado pelo seu marido, o atual prefeito João Henrique.

Fonte: Pura Política.

Tobby entrevista – Michel Temer

BANDA CHEIRO PERFUMADO AGITA LAVAGEM DA PURIFICAÇÃO NESTE DOMINGO 30/01 EM SANTO AMARO


Este ano, a Festa da Purificação promete abalar as estruturas da cidade. A programação para os oito dias de festa, está repleta de atrações de peso, como Cheiro Perfumado, Caetano Veloso, Jaú, Adão Negro, Guilherme Arantes, Tatau, Via Circular, Paula Fernandes, Harmonia do Samba e seu maxixe, além das bandas locais, que farão a alegria dos que comparecerem à praça da cidade, mas a grande atração esperada e apontada pelos santo-amarenses como revelação, é a BANDA CHEIRO PERFUMADO “A Essência do Forró”, Que tem como vocalistas a Cantora Kelly Cristal, considerada a musa do forró na Bahia e Marcelo Sandes o irreverente.

Cardiologista alerta: praticar exercícios físicos aleatoriamente pode levar a morte

A cada dois minutos morre uma pessoa com alguma doença cardiovascular no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia são quase 300 mil por ano. Entre as muitas razões, a prática de atividade física de forma irregular ou aleatória aliada a uma alimentação com excesso de sal, além das taxas elevadas de açúcar no sangue podem aumentar o risco de infarto.

O médico cardiologista, Alberto Emanoel Silva, esclarece que desde a década de 50 os profissionais de saúde já haviam detectado os tipos de doenças ou sintomas que favorecem problemas no coração. Ele destaca como fatores principais a pressão alta sem controle, o excesso de gordura que causa colesterol, diabetes não controlada, o hábito de fumar, entre outros.

No entanto, algumas medidas existem para evitar esses fatores, dentre elas está a prática de exercício de forma regular. Segundo o médico, a atividade física deve começar com pequenas caminhadas e se o indivíduo tiver mais de 50 anos, o ideal é fazer o exame chamado teste de esforço. Depois disso, esta pessoa pode participar de uma partida de futebol nos finais de semana, desde que faça exercícios anteriormente de forma regular, como fazem os atletas profissionais.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A casa vai (?) cair...

A reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo semana passada, que aponta a venda irregular de imóveis do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, em Feira de Santana, deixou alguns membros do governo municipal de “orelha em pé”. O receio deles é de que a denúncia de irregularidades desencadeie em auditorias nos cadastros de beneficiados pelo programa habitacional em outros condomínios. A boca miúda comenta-se que alguns membros do governo usaram de suas influências no poder para serem beneficiados pelo programa mesmo sem atender as exigências necessárias para tal. Em um condomínio do bairro Sobradinho, por exemplo, uma ex-chefe de gabinete com salários superior a R$ 3 mil teria adquirido um apartamento destinado a pessoas com renda de até 3 salários mínimos. Caso o governo federal e a Caixa Econômica decidam mesmo realizar uma operação “pende fino” nos cadastros do “Minha Casa, Minha Vida”, em Feira, corre-se o risco de a casa de muita gente, vergonhosamente, cair.

informações Blog do vellame

Morre ex- ministro Francisco Peçanha


Morreu no final da tarde ontem, em São Paulo, onde estava em tratamento de um câncer no intestino, o baiano Francisco Peçanha Martins, ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (aposentou-se no ano passado).

Ele estava internado num hospital paulistano. Peçanha Martins foi, durante muito tempo, advogado da Petrobrás e ocupou o cargo de conselheiro da OAB, asumindo o STJ na vaga destinada aos advogados.

Começa hoje matrícula para novos estudantes na rede estadual

Começa hoje (26/01), e prossegue até quinta (27/01), a matrícula para estudantes que desejam ingressar pela primeira vez na rede estadual no Ensino Médio ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Assim como nas etapas anteriores, a matrícula pode ser realizada em qualquer uma das 1.544 unidades escolares do Estado. No caso de estudantes menores de 16 anos é necessária a presença dos pais ou responsáveis

Para esclarecer possíveis dúvidas em relação à matrícula, a Secretaria da Educação disponibiliza uma central de atendimento, que funciona no número 0800 285 8000. Além dela, os estudantes podem acessar o Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br.


Documentação - Para a efetivação da matrícula 2011 são necessários os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF.

Justiça manda soltar barões dos jogos caça-níqueis em Salvador

Uma decisão da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região colocou em liberdade, na terça-feira, à noite, quatro empresários apontados como líderes de uma organização criminosa que controlava o esquema de máquinas caça-níqueis em Salvador e em mais quatro municípios baianos. O jogo ilegal faturava cerca de R$ 50 milhões por ano.

O habeas corpus, impetrado pelos advogados Thomas Bacellar da Silva e seu filho Leonardo Bacellar da Silva, foi aprovado por unanimidade em favor de José Luiz de Oliveira Simões e foi extensivo também a Augusto César Requião da Silva, Leonardo Reis Almeida e Valdemir Acácio Osório.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Jaques Wagner anuncia mais seis secretários para seu segundo mandato

O governador Jaques Wagner divulgou nesta terça-feira (25) o nome de mais seis secretários para o seu segundo mandato. Até agora foram confirmados 21 nomes e falta definição apenas para três secretarias - Promoção da Igualdade (SEPROMI), Relações Institucionais (SERIN) e Ciência e Tecnologia (Secti).

Os novos secretários anunciados são Carlos Brasileiro, no Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Almiro Sena, na Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH); e Carlos Costa, na Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp).

Além dos novatos, o governador anunciou também que continuam nos seus cargos os secretários da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles. Já Wilson Brito, ex-secretário da Infraestrutra, assume agora a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Conheça um pouco dos novos secretários:
Carlos Brasileiro (Sedes): O novo secretário é natural de Senhor do Bonfim e já foi prefeito desta cidade duas vezes. Formado pela Escola Técnica Federal da Bahia e em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia, ele participou de mobilizações pela melhoria do abastecimento de água na sua região

Almiro Sena (SJCDH): Promotor de Justiça há 19 anos, é conhecido por sua atuação na área criminal. Também é Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público da Bahia. Natural de Cachoeira, Sena tem 43 anos.

Carlos Costa (Seinp): Empresário, Costa atua há mais de 30 anos no setor marítimo, com experiência tanto no campo nacional quanto internacional. O novo secretário nasceu em Mossoró (RN), tem 65 e é bacharel em Direito

(Com informações da Assessoria do Governo do Estado)

FALTAM REMÉDIOS ANTIPSICÓTICOS NO ESTADO

Os remédios antipsicóticos, de alto custo, são concedidos gratuitamente pelo poder público, mas estão em falta na Bahia. São mais de duas mil pessoas que dependem das substâncias Olanzapina 10 mg, Olanzapina 5 mg e a Quetiapina 200 mg. A médica psiquiatra Rosa Garcia destaca que este tipo de medicamento não tem similares para serem substituídos, em caso de emergência. Os remédios são distribuídos na farmácia do Hospital Mário Leal e do Hospital Juliano Moreira, mas estão em falta desde o dia 23 de dezembro. Segundo o farmacêutico Lucas Andrade, da diretoria de assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde (Sesab), houve um atraso no fornecimento, pelo Ministério da Saúde (MS), e estoque deve ser regularizado na próxima semana. O Ministério, entretanto, informou que é responsável apenas pelo repasse dos recursos, ficando às secretarias estaduais a obrigação de comprar e distribuir os medicamentos. Informações do A Tarde.

Frase do dia

" Não somos ricos por causa das coisas que possuímos, mas pelo que podemos fazer sem possuí-las "

Charge do dia - Oscar sem Elite

Marcelo Nilo tem reeleição ameaçada

A menos de 15 dias para diplomação dos deputados estaduais, esquentou nos bastidores a corrida pela eleição da presidência da Assembleia Legislativa. A reeleição do deputado Marcelo Nilo (PDT), que já era dada como certa, pode ser ameaçada pela pretensão de aliados governistas em lançar candidaturas. Apesar das direções das legendas não admitirem, posicionamentos indicam que ainda não cessou a cobiça do PT e do PP pela aspiração do comando do Legislativo.

Petistas querem incluir a escolha da liderança da AL no rol de negociações do secretariado do governador Jaques Wagner (PT), hipótese não admitida pelo PDT, que analisa a sucessão como um processo independente. O PT pode entrar na disputa tendo como candidato o líder da bancada partidária, Paulo Rangel. Por outro lado, fortalecido pela costura na formação da equipe de governo, os progressistas trabalham com a possibilidade de apresentar uma chapa com o deputado Ronaldo Carletto.

Sucessão interrompe programas nos Estados

Em Estados onde os governadores não foram reeleitos, a falta de continuidade administrativa vem provocando corte de programas e suspensão de projetos. A interrupção mais brusca ocorreu em Tocantins, Estado que está parcialmente paralisado após a demissão de 15,6 mil dos 24 mil funcionários comissionados.

O tucano José Wilson Siqueira Campos, no quarto mandato como governador de Tocantins, suspendeu praticamente todos os programas do antecessor, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), e o acusou de cometer "irresponsabilidades e crimes".

Em carta aberta, Siqueira responsabilizou o ex-governador por dívidas que ultrapassariam R$ 60 milhões na Saúde, R$ 35 milhões na Educação, R$ 25 milhões em contrapartida estadual nas obras de construção da ponte que liga Lajeado a Miracema e de 12 mil casas populares, R$ 30 milhões para o Banco Mundial e R$ 70 milhões referentes a empréstimos consignados não repassados aos bancos e contribuições sociais dos servidores, entre outras pendências.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Durante operação policial, prédio da prefeitura do Rio é atingido por tiros

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio de Janeiro informou hoje (24) em nota que cinco janelas de três andares do Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, no centro, foram atingidas por tiros no início da manhã. Os disparos estilhaçaram os vidros do 10º andar – onde funciona a Secretaria de Urbanismo –, do 14º, onde fica a Controladoria Geral do Município, e do 5º andar, que abriga a Secretaria de Desenvolvimento Social. Ninguém ficou ferido.

Além disso, o 11º andar do prédio anexo, onde funciona o Instituto de Previdência e Assistência do Município (Previ-Rio) também foi atingido. Os incidentes ocorreram durante a operação da Polícia Civil nos morros da Mineira, São Carlos, Querosene e Zinco, no Estácio, na zona norte da cidade.

Cerca de 150 homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de diversas delegacias especializadas foram recebidos a tiros pelos traficantes durante a incursão. Segundo a polícia, a ação tem por objetivo a identificação e prisão de traficantes da região, além de levantar informações para inquéritos da Delegacia de Combate às Drogas.

Um helicóptero blindado da corporação dá apoio à operação. Ainda não há informações sobre prisões, apreensões e feridos. Durante a manhã também um helicóptero, da TV Globo, que sobrevoava a região durante a operação, foi atingido por três disparos. A aeronave precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Jacarepaguá, na zona oeste. Também não houve registro de feridos.

Edição: Talita Cavalcante

Charge do dia - Funcionário Público Municipal canta - Não Quero Dinheiro

60% dos homens chegam ao médico com doença avançada

Um levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem aponta que seis em cada dez pacientes do sexo masculino não são adeptos da política “é melhor prevenir do que remediar”.

Análise feita com 2,8 mil pessoas que deram entrada na unidade constatou que 60% deles já chegam à unidade com doenças em estágio avançado, fato que diminui as chances de cura e limita as possibilidades de tratamento. Isso indica que eles podem conviver por anos com o ronco, barriga e chope e até impotência, os chamados três inimigos do homem, sem desconfiarem de que podem ser indícios de problemas de saúde graves, como diabetes e danos cardíacos.

Visitar o médico apenas quando sente fortes dores, ou há grande dificuldade para urinar, é uma atitude comum entre os homens, avalia Joaquim Claro, médico responsável pelo Centro que é ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Disparo acidental mata policial dentro de delegacia na Boca do Rio

Um disparo acidental feito por um agente da Polícia Civil enquanto limpava sua arma no pátio da 9ª Delegacia (Boca do Rio), resultou na morte de seu colega, o agente Joseval Tosta Bispo, 42 anos, por volta das 23 horas desta sexta-feira (21), em Salvador.

De acordo com informações da Central de Polícia, Joseval, que foi atingido com uma bala na cabeça, foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado, mas não resistiu e morreu no início de madrugada de hoje.

O nome do responsável pelo disparo ainda não foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública. As informações são do Correio.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bebê de 4 meses é espancado até a morte pelo pai em São Sebastião do Passé

Um bebê de quatro meses foi espancado até a morte pelo pai dentro de casa na noite de quinta-feira (20), na rua Afrânio Menezes, no bairro Santa Agostinho, no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, segundo informações divulgadas na manhã de hoje (21) pelo boletim da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A criança foi socorrida por vizinhos e levada ao hospital do Subúrbio, em Salvador, onde não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 22h30 de ontem. A solicitação da remoção do corpo foi solicitada pela 5ª Delegacia (Periperi), já que o bebê foi encaminhado para a unidade de saúde no subúrbio ferroviário da capital baiana.

O autor do crime, Aragão da Silva, está detido na delegacia de São Sebastião do Passé. Ainda não há detalhes sobre o que motivou o homem a espancar Ivan Aragão da Silva Filho, que tinha o nome dele.


Informações correio da Bahia

Charge do dia: Tobby entrevista - Ariadna

WAGNER DEVE ADIAR ANúNCIO DE SECRETáRIOS

O governador Jaques Wagner deverá ter que adiar o anúncio dos nove secretários que complementarão a sua nova equipe administrativa, devido às dificuldades para agradar aos anseios dos partidos aliados. A previsão inicial era a de que o grupo fosse composto até esta sexta-feira (21), mas a própria assessoria do chefe do Executivo admite que a divulgação poderá ocorrer na próxima segunda (24). Estão em negociação as vagas para as pastas de Agricultura (Seagri), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Promoção da Igualdade (Sepromi), Relações Institucionais (Serin), Indústria, Comércio e Mineração (SICM), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp).

(Evilásio Júnior)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bloqueados bens de ex-prefeito de Ribeira do Amparo (BA) por irregularidades

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Vara Federal de Paulo Afonso, o bloqueio dos bens de ex-prefeito de Ribeira do Amparo (BA) por irregularidades na prestação de contas das verbas federais repassadas ao município baiano para executar projetos de ações sociais e comunitárias. A Justiça de 1ª instância determinou também a indisponibilidade do patrimônio da empresa Tatijane Souza de Carvalho e dos membros da comissão permanente de licitação do município na época.

Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) instaurou Tomada de Conta Especial para apurar a aplicação dos recursos repassados, após considerar que a documentação enviada sobre a prestação de contas não preencheu os requisitos necessários. Apesar de se tratar de licitação destinada à obra de engenharia, a empresa vencedora tem como atividade exclusiva o comércio atacadista de produtos de extração mineral, exceto combustível. As propostas de preços também apresentaram irregularidades. O Ministério constatou ainda ilegalidades no processo de licitação destinado à execução de projetos de ações sociais e comunitárias para a população carente, construção de creches e aquisição de equipamentos. Diante desses resultados, a Procuradoria da União na Bahia (PU/BA) ajuizou Ação Civil Pública solicitando a indisponibilidade dos bens dos envolvidos até o julgamento do caso. Os procuradores sustentaram que o MDS repassou R$ 100 mil ao município baiano e que o bloqueio visa garantir a reparação do dano causado ao erário, estimado atualmente em R$ 197 mil.

As informações são da AGU

Noticia curtinha

A Caco de Telha, empresa que pertence a Ivete Sangalo, passa por uma grave crise financeira. Depois de acumular prejuízos na produção dos shows da cantora Beyoncé e do grupo Black Eyed Peas, a empresa da baiana passou a cortar despesas e demitir funcionários. A última atitude de Ivete, no entanto, surpreendeu a todos. Ela afastou o irmão Jesus Sangalo dos negócios. Ele era o empresário de Ivete e comandava todos seus empreendimentos.

Faltando dois meses para o carnaval, Ivete determinou que sua empresa passe por uma auditoria. Há a suspeita de alguns investimentos mal feitos. O que Ivete já percebeu é que, para evitar novos prejuízos, o único produto rentável de sua empresa será ela mesma.( Jornal Extra)

Prefeitos são presos acusados de desviar verbas da saúde e educação


Sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí foram presos nesta quarta-feira (19) durante a Operação Geleira, da Polícia Federal, que investigava um esquema de desvio de dinheiro do governo federal que deveria ser destinado a educação e principalmente à área da saúde.

Ao todo, foram expedidos 30 mandados de prisão. Até o início da tarde desta quarta, ao menos 25 suspeitos já haviam sido presos. Outros 84 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos.

De acordo com o delegado da PF José Olegário Pereira Nunes, um dos coordenadores da ação realizada em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União) e Ministério Público Federal, entre os presos há também assessores dos prefeitos, além de empresários e servidores públicos.

A Polícia Federal ainda está apurando quanto foi desviado desde o início de 2009, quando começaram as investigações, mas estima que os valores sejam milionários. De acordo com apuração do CGU, em apenas três cidades, foi desviado mais de R$ 5 milhões em dois anos.

- Aparentemente não é um valor tão grande, mas é preciso levar em consideração que são municípios muito pequenos, que vivem praticamente às custas de recursos federais, onde as atividades comerciais não movimentam quase nada.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Após ser criticada por falar mal dos baianos, Gal Costa decide se afastar do twitter


Depois de ser duramente criticada por falar mal da preguiça dos baianos nesta quarta-feira (19), no twitter, a cantora baiana Gal Costa decidiu se afastar do microblog.

"Tomei a decisão de ficar distante do twitter porque não aguento a intolerância das pessoas e a grosseria", escreveu em sua página.

"Tô fora! Um beijo com carinho, amor e delicadeza para os q preservam estes sentimentos. Adeus. 39 minutes ago via web", encerrou.

A cantora criou polêmica após, na tarde de hoje, usar o twitter para falar mal da suposta preguiça baiana.

"Como na Bahia as pessoas são preguiçosas! Técnico do ar-condicionado não pode terminar o trabalho por que está com dor de cabeça. Essa é a Bahia!", escreveu a cantora no Twitter.

Após ser criticada por um seguidor, Gal reagiu: "Não é racismo, meu filho, é realidade!"

Gal decidiu, então, encerrar o assunto: "Gente, chega! Acabou o assunto da preguiça. Não se pode falar nada aqui que tudo vira polemica. Sou baiana e falo por que posso. Vou sair. Tchau."

Informações Correio da Bahia

Charge do dia - Tobby entrevista – Michel Temer

ENCHENTE DE HIPOCRISIA

Não é de hoje que podemos constatar que, no Brasil, a catástrofe e a hipocrisia andam de mãos dadas. Uma semana após a tragédia no Rio de Janeiro eu ainda estou impressionado como o brasileiro só faz as coisas por pressão. Só rende, evolui e produz por pressão! O que eu estou vendo de pessoas engomadinhas Querendo doar para aparecer ou simplesmente para dizer que acertou as contas com DEUS lá em cima não caberiam nas linhas propostas para protesto silencioso. Vejam bem, esse desastre foi algo indiscutivelmente triste e que precisa da reflexão de todos. Mas essa tragédia só fez milhares de pessoas ficarem iguais a outros milhares espalhados por esse Brasil a fora. Será que precisa acontecer algo de proporções tão grandes para o brasileiro abrir os olhos para enxergar e as mãos para estender à pessoa ao lado que clama por socorro?

No desastre que aconteceu em Santa Catarina no ano de 2008, por exemplo, a Defesa Civil calculou que foram doados aos flagelados pela chuva 4,3 milhões de quilos de alimentos, 2,5 milhões de litros de água, brinquedos, materiais de limpeza e de uso pessoal e um milhão de quilos em roupas e sapatos! Dinheiro 33 milhões de reais! (pelo menos) Já no caso do Rio de Janeiro, não está sendo diferente, a comoção também é enorme, e ricos e pobres doam seu tempo, seu dinheiro e seu suor para as vítimas das cidades atingidas pela chuva. O que eu acho disso? A hipocrisia escancarada e assumida! Claro que o que ocorreu em Santa Catarina e no Rio de Janeiro merece todo o apoio do nosso povo, mas são em horas assim que fico pensando: onde estava toda essa gente solidária antes disso, e aonde vai estar depois?

Novos medicamentos são proibidos pela Agência de Vigilância Sanitária

A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informa à população que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou como medida de interesse sanitário a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do lote 1051749 (validade até 1º de dezembro de 2012) do produto Solução de Cloreto de Potássio 10% e 19,1%, fabricado pela Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda., localizada em Aparecida de Goiânia (GO), por apresentar desvio de rotulagem.

A Anvisa também determinou como medida de interesse sanitário a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o país, do medicamento Balcor (Cloridrato de Diltiazem), nas concentrações de 30 e 60 mg (comprimidos de liberação imediata) e 90, 120 e 180 mg (cápsulas com grânulos de liberação retardada), fabricado por Laboratórios Baldaccci S/A, com sede em São Paulo (SP), por não atender às exigências regulamentares da agência. ( As informações são da Agecom/BA)

Feira de Artesanato reúne 20 artistas plásticos baianos

Vinte artistas plásticos baianos participam, até hoje (19), na Praça Municipal, da Feira de Artesanato da Cultuarte, iniciativa que tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). O evento foi aberto na manhã desta terça (18) e as atividades acontecem das 9 às 18 horas.

A Cultuarte é uma associação criada em 2005, após a participação de artesãos, músicos, artistas plásticos, cozinheiros, trançadeiras, estilistas e costureiras na Feira de Empreendedores Afrodescendentes, realizada pela Semur e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A intenção era gerar ocupação e renda para os afrodescendentes, objetivo que vem se confirmando ao longo do tempo.

Atualmente, a Cultuarte participa de feiras e mesas de rodadas em vários estados brasileiros, divulgando o trabalho de empreendedores inspirados em símbolos e matérias-primas de origem africana confeccionadas artesanalmente. informações aratuonline

Humorista 'Shaolin' sofre grave acidente e está em estado crítico


O humorista paraibano Francisco Josenilton Veloso, de 39 anos, o 'Shaolin', que trabalha para a TV Record, sofreu um grave acidente, à 0h40 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 19, ao bater o carro, um Pajero preto, placas MOW 9928, lateralmente contra um caminhão, placas MNB 8118, de Sapé (PB), na Alça Sudoeste da BR-230, próximo ao lixão, na região do Mutirão, em Campina Grande (PB), a 130 quilômetros da capital João Pessoa.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não se sabe ainda a causa do acidente. Não chovia naquele momento e o motorista do caminhão - que estava vazio - fugiu do local abandonando o veículo. Funcionários do Hospital Regional de Campina Grande, para onde o humorista foi levado pelos bombeiros, afirmaram que Francisco chegou à unidade médica com traumatismo craniano grave e o braço esquerdo praticamente amputado.

Os médicos conseguiram salvar o braço do humorista, evitando a amputação. 'Shaolin' continua internado em estado grave na UTI.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PDT não deixou o governo Wagner


Foi noticiado por parte da imprensa polítiaca baiana o fato de que o PDT teria entregue, no início da noite, os cargos que possui no Governo da Bahia ao governador Jaques Wagner mas, de acordo com o secretário-geral do partido no estado, deputado Marcos Medrado, o fato não passa de mera especulação. Em entrevista ao Política Hoje, Medrado esclareceu que as conversas para que a legenda ocupe mais um cargo na administração petista continuam ativas e não há nenhuma vontade interna de rompimento.

“Isto não está acontecendo. Estou inclusive agora mesmo reunido com o presidente Alexandre Brust, com presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, debatendo sobre o assunto. Continuamos em contato com (secretário de Relações Institucionais) César Lisboa e as negociações permanecem ativas. A notícia é intrigante, mas não é verdadeira”, esclareceu Medrado.

Segundo ele, a informação sobre debandada não partiu de dentro do PDT e o responsável pelo boato age irresponsavelmente e sem consentimento do grupo. Por outro lado, o deputado revelou que há de fato uma insatisfação interna na legenda devido à demora na definição do fato, mas que esta não é suficiente para causar a separação da coligação. “Esta semana isso tem que ser definido senão não dá, não é?"

Lucas Esteves: politicahoje

Charge do dia - Águas de Sempre

PMDB abre caminho para expulsão de prefeito



A situação do prefeito João Henrique dentro do PMDB tornou-se insustentável e sua saída da legenda é tida como certa. Só não se sabe qual processo será o mais rápido, se sua desfiliação ou expulsão. Na segunda-feira, 17, a Comissão de Ética do partido aprovou o pedido de suspensão de sua filiação por medida cautelar, e vai analisar nos próximos 90 dias sua expulsão da legenda. Por outro lado, o próprio João Henrique anunciou que entra nesta terça, 18, com um pedido de autorização no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para deixar o partido.

Em qualquer um dos casos, o PMDB irá reivindicar na Justiça o mandato do prefeito, informou o presidente estadual, Lúcio Vieira Lima. “Caso o processo de expulsão dure mais de 90 dias, a suspensão será renovada e ele continuará suspenso”, resumiu Lima.

Toque de Acolher apreende adolescente acusado de trafico de drogas

Um menor infrator de 15 anos, acusado de tráfico de drogas, assalto a mão armada e furtos foi preso por Agentes de Proteção á Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão na madrugada do último sábado (15).

A apreensão do menor aconteceu após o juiz da Vara Crime e da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão-BA expedir mandado de busca e apreensão contra o adolescente. Com isso, a ronda do toque de acolher realizada por Astério Máximo e André Santiago conseguiu apreender o menor.

Segundo Máximo, o menor já tinha várias ocorrências registradas na delegacia. “Ele já é acusado de roubar supermercados, casas de empresários, assaltos e de também traficar drogas”, contou, destacando que, “além do menor, a mãe dele também já é traficante e está até com o celular e dvd penhorado por causa da droga (crack)”, informou.

No Juizado da Infância e Juventude de Ipecaetá, o menor revelou que, além dele, mais três menores roubavam e vendiam drogas em sua companhia. “Entrego todos porque não acho justo só eu ser punido”, entregou

De acordo com os agentes de proteção, o mandado de prisão já estava assinado pelo juiz da Infância há mais de dois meses. As informações são da assessoria de comunicação do Juiz José Brandão.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

César Nunes Sai, Entra Marcos Barbosa na SSP


Veja perfil do novo Secretario de Segurança Pública da Bahia:


Maurício Barbosa
Delegado da Polícia Federal, formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá em 1998 e na Academia Nacional de Polícia em 2002. Foi superintendente de Inteligência da SSP, delegado-regional de Combate ao Crime Organizado e delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia.

Governador Jaques Wagner divulga nomes de 15 secretários

O governador Jaques Wagner fechou no começo da tarde desta segunda-feira (17) a lista dos 15 primeiros nomes do secretariado do seu segundo mandato. Das 15 confirmações no primeiro escalão do governo, dez são os atuais titulares de suas pastas e os demais assumem os cargos pela primeira vez. A novidade deste primeiro anúncio oficial é a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrando-se da Casa Civil. É a única alteração na estrutura administrativa confirmada até o momento.

“A definição da nova equipe segue uma orientação geral de combinar o critério de qualificação técnica para cada pasta, com capacidade política para executar com cada vez mais eficiência, as ações do nosso governo”, explicou o governador. Para ele, a “renovação traz ânimo novo para a continuidade de um projeto aprovado por 63% da população baiana”.

O governador não definiu prazo para divulgação dos ocupantes das outras nove secretarias e da Procuradoria Geral do Estado. A coordenação política do governo continuará trabalhando nos próximos dias e os nomes serão divulgados à medida que forem confirmados pelo governador.

Veja abaixo a relação dos secretários que continuam e dos novos componentes do primeiro escalão do Governo da Bahia:

Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – Eugênio Spengler
Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa) – Ney Campello
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) - Nilton Vasconcelos
Secretaria da Saúde (Sesab) – Jorge Solla
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – Cícero Monteiro
Secretaria da Educação (SEC) – Osvaldo Barreto
Secretaria da Administração (Saeb) – Manoel Vitório
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Carlos Martins
Secretaria da Casa Civil – Eva Maria Dal Chiavon
Secretaria de Comunicação (Secom) – Robinson Almeida
Secretaria do Turismo (Setur) – Domingos Leonelli
Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) – Otto Alencar
Secretaria da Cultura (Secult) – Albino Rubim
Secretaria do Planejamento (Seplan) – Zezéu Ribeiro
Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Maurício Barbosa

domingo, 16 de janeiro de 2011

Bahia perde

O Bahia largou mal no estadual 2011. Uma derrota para o Serrano no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, por 2x1.
Se continuar assim, o vitoria terá mais chances de levar o baianão 2011.

Concurso – Prefeitura Municipal de Cachoeira – BA

Concurso aberto pela prefeitura de Cachoeira ( BA), oferecendo 115 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Salários variando de R$ 540,00 à R$ 5.000,00.

Os cargos oferecidos são para:

biólogo
farmacêutico
fisioterapeuta
médico veterinário
nutricionista
procurador
psicopedagogo
professor de educação física
técnico agrícola
auxiliar administrativo
auxiliar de contabilidade
digitador
fiscal de vigilância sanitária
atendente de farmácia
motorista classe D
agente de trânsito
enfermeiro
médico
odontólogo
técnico em saúde bucal
técnico em enfermagem
agente de apoio



As inscrições tem início em 17 de janeiro e vão até 21 de janeiro, sendo feitas no Colégio Aurelino Mario de Assis Ribeiro, localizado na Rua Quintino Bocaiúva sem nº, Centro na cidade de Cachoeira, no horário das 09:00h às 12h e 13h às 15h.

As taxas tem seus valores entre R$ 45,00 e R$ 100,00.

A prova objetiva será realizada no dia 13 de fevereiro.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Jovem de 150 quilos morre após cair de escada


Morreu após cair de uma escada, a Jovem Adriana Alves, 20 anos. Segundo familiares, a vítima que pesava cerca de 150 quilos, estava indo ao banheiro quando desequilibrou-se e caiu.

Adriana estava na casa de parentes, situada na praça Padre Lacerda, no distrito de Bonfim de Feira,em Feira de Santana, mas morava no distrito de Cavunge, no município de Ipecaetá.

Os policiais informaram que houve dificuldades para retirá-la do local. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Wagner renova fé na colina sagrada

Políticos e promessas

“Os candidatos têm seus momentos de euforia nos quais tudo prometem... “

Antigamente se dava muito valor à palavra empenhada. Com assinatura ou sem assinatura, o que valia era o acordo pré-eleitoral, verbal, em que um político dava a um cabo eleitoral. A sua palavra! Tudo aconteceria conforme havia sido combinado. Hoje não é mais o que acontece. Hoje as coisas estão muito diferentes.
Depois que o político é eleito o prometido só é cumprido se for conveniente, financeiramente viável ou possibilitar reais vantagens a quem prometeu. Essa história de honrar a palavra dada é coisa de um passado distante, que convém nem lembrar a fim de afastar a vergonha que os antigos exemplos possam nos causar.
Politicamente, no passado, ainda que houvesse prejuízo, a palavra era mantida. Coisa ética, compromisso firmado que atualmente assume ares de tolice. “colaboradores, militantes, o povo -, somente nos interessa antes da campanha”, afirma alguns neo-políticos. Talvez o senso e inspiração do filósofo Nicolau Maquiavel.

Talvez você que tanto ajudou seu candidato, correu ruas, subiu morros, viajou pelo interior, deva estar pensando: “Isso aconteceu comigo, até hoje não fui procurado por aquele que tanto ajudei, aquele que conseguir tantos votos”. É isso mesmo. A gente se decepciona quando as coisas não acontecem em conformidade com as nossas expectativas, principalmente quando previamente tudo já estava acertado

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jovem baiana é uma das vítimas da tragédia na região serrana do Rio

Uma jovem baiana é uma das mais de 400 vítimas da chuva na região serrana do Rio de Janeiro. Sueli Nascimento de Oliveira, de 25 anos, trabalhava como babá em Petrópolis, uma das cidades mais atingidas pelo temporal. Na casa, que foi soterrada após um deslizamento de terra, além de Suely, morreram mais três crianças que ela tomava conta.

A jovem era natural de Caravelas, no Sul da Bahia, e há pouco mais de 1 ano foi para o Rio de Janeiro onde tinha alguns familiares. Suely não tinha filhos e o corpo dela será sepultado em Caravelas.


Com informações do Teixeira News.

RESGATE DRAMATICO DE MULHER NO RIO DE JANEIRO

WAGNER SANCIONA LEI QUE ATUALIZA DIVISAS

O Governador Jaques Wagner sancionou na última terça-feira (11) uma lei que permitirá a atualização das atuais divisas intermunicipais do estado da Bahia. De autoria do deputado estadual João Bonfim (DEM), o projeto agora se baseará segundo os critérios definidos pela Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, que tem o democrata como presidente. Em um prazo de 120 dias, a conta da promulgação da Lei, a geográfica política do estado deve se alterar. A justificativa do parlamentar é a de corrigir erros históricos de prefeituras que acabam por arcar com despesas em áreas de outros municípios.

Frase do dia

" A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender "

Charge do dia - Ronaldinho - Flores

Justiça proíbe participação de jegues na Lavagem do Bonfim



A participação dos jegues na Lavagem do Bonfim está proibida. A pedido da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e das ONGs Terra Verde Viva, Célula Mãe e Animal Viva, o juiz Rui Eduardo Almeida Brito, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, vetou, no início da tarde desta quarta-feira (12), a participação do animal símbolo do Nordeste e outros equinos na maior festa religiosa da Bahia.

Segundo a presidente da ONG Terra Verde Viva, Ana Rita Tavares, a liminar tem como objetivo impedir os maus-tratos aos jegues durante o percurso do cortejo. “Os animais são submetidos a stress, não recebem água ou comida, percorrem grandes distâncias, carregam peso excessivo com várias pessoas nas carroças e ainda são açoitados quando tentam parar para descansar. Não é o ambiente deles, ficar cercado por várias pessoas. É uma verdadeira crueldade”, afirmou.

Quem descumprir a determinação estará sujeito a ter a carroça e o jegue apreendidos. A prefeitura da capital baiana e a Saltur também serão responsabilizadas em caso do descumprimento da decisão, já que estão responsáveis pela fiscalização da medida.

Quem tem fé vai a pé, porque de jegue não dá mais.

Zé Neto reclama do Ferry Boat

Durante uma entrevista para a rádio Metrópole com o diretor de Relações Institucionais da TWB, Jaime Rangel, concedida no início da tarde desta quarta-feira (12), o deputado estadual Zé Neto (PT) entrou no ar e afirmou estar em uma grande fila no terminal de Bom Despacho. Ele aproveitou para criticar a empresa concessionária, a qual considera como uma péssima prestadora de serviços. A resposta do diretor foi imediata: "Deputado, eu estou achando estranho o senhor estar na fila, porque da última vez o senhor me pediu prioridade e eu lhe dei. Não entendo por que você está na fila”, afirmou. Após a troca de farpas, o deputado voltou a abordar o assunto em seu twitter. Ele avisou que conseguiu embarcar às 17h15, duas horas após chegar no terminal, e em seguida escreveu: “A TWB tem prestado péssimos serviços aos baianos e vamos pra cima com gosto”. O parlamentar, que recentemente foi citado em outra reportagem apontando tratamento especial quando um helicóptero da PM foi solicitado para socorrer a sua mãe, tem como uma de suas principais bandeiras a defesa do transporte alternativo marítimo e rodoviário.

Escola Pública de Trânsito de Salvador convoca penúltima turma para matrícula

Desde a última segunda-feira (10 de janeiro), a Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) do Detran-Ba está recebendo os candidatos selecionados no curso de 1ª habilitação gratuita para a comprovação de documentos mencionados no ato da inscrição.

De acordo com a assessoria de comunicação do Detran-BA, os selecionados pertencem ao penúltimo lote e possuem número de matrícula de 250.823 à 287.157. Eles terão até o próximo dia 11 de fevereiro de 2011 para apresentarem a documentação.

São exigidos originais e cópias do documento de identidade, CPF, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil e da identificação do último contrato de trabalho), comprovante de residência ou domicílio (conta de água, luz ou telefone), uma foto 3x4 (atual fundo branco ou azul); histórico escolar do 1º grau (obrigatório), 2º e 3º graus (se cursados) e comprovante de renda (contra-cheque).

Se aprovados nesta fase, os candidatos deverão fazer a matrícula, fase final do processo de inscrição, onde deverá comparecer à EPTRAN para a abertura do serviço que custa R$ 72. Estão inclusos os exames médicos e psicológicos que serão realizados nas clínicas credenciadas pelo Detran.

Os alunos que obtiverem 70% de aprovação no teste teórico terão direito também às aulas práticas gratuitamente. O acompanhamento das fases de seleção pode ser realizado no site www.escolapublica.detran.ba.gov.br ou pelo telefone: (71) 3116–2392.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Frase do dia

" A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros "

Novela - Pastelone

Sem-teto do 'vozeirão' é detido pela polícia após briga em hotel


O sem-teto Ted Williams, que deixou as ruas depois que seu vozeirão fez sucesso num vídeo publicado no YouTube, envolveu-se em uma confusão em um hotel de Hollywood na noite da última segunda-feira (10) e foi detido por algum tempo, segundo a polícia de Los Angeles, no estado americano da Califórnia.

Williams e sua filha brigaram no Renaissance Hotel, e a polícia foi ao local a pedido de funcionários do hotel.

Ele e a filha foram levados à delegacia para "se acalmarem", segundo a porta-voz Catherine Masse, mas foram liberados em menos de uma hora.

O motivo da briga não foi divulgado. Segundo Masse, não houve sinal de agressões. Williams, que é de Nova York mas foi descoberto no estado de Ohio, está em Los Angeles para participar de programas de TV e eventos. ( Correio)

Mototaxímetro deve evitar cobrança abusiva pelo serviço de mototáxi

Os mototaxistas de Feira de Santana contará com um equipamento que vai controlar o valor das corridas através de um aparelho denominado motocímetro ou mototaxímetro. O equipamento vai evitar dúvidas sobre os valores cobrados e considerados abusivos por muitos passageiros.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estado confirma duas mortes por meningite este ano

Duas mortes por meningite meningocócica, a forma mais contagiosa da doença, foram confirmadas, nesta terça-feira, 11, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Uma criança de 2 anos, cujo nome não foi revelado, morreu no Hospital Santo Antônio. A outra vítima, uma mulher de 26 anos, foi levada com vida para o Hospital Couto Maia (HCM), mas não resistiu.

A vendedora ambulante Patrícia Alves Gomes morreu no domingo, dia 9, mas começou a sentir os sintomas muito antes. “Ela estava sentindo dores de cabeça antes do Ano-Novo. Na quinta-feira, foi para o posto de saúde de Pernambués, com dores na cabeça e nas pernas. Deram dipirona e ela voltou para casa”, contou a amiga Elaine Lima dos Santos, 24 anos, que morava com Patrícia e a acompanhou durante todo o atendimento médico.

Na madrugada de sexta, Patrícia sentiu náuseas e vomitou durante a madrugada. “Fomos para o HGE (Hospital Geral do Estado). Lá, ela fez alguns exames e os médicos disseram que ela deveria ir para o Hospital Couto Maia. Ela já tinha manchas pelo corpo”, completou a amiga.

No mesmo dia, já no HCM, Patrícia foi isolada num quarto, para que pudesse receber o atendimento especializado. Foi quando a mãe dela, Railda Alves Gomes, foi informada sobre a doença da filha. “Quando soube, ela já estava no hospital”, contou.

A amiga Elaine afirmou que os médicos pediram para que todos se afastassem. Em seguida, explicaram que se tratava de meningite meningocócica. “Não queriam nem que a gente entrasse no quarto”, relatou.

Segundo a Sesab, nehuma das duas vítimas haviam se vacinado contra a doença. Conforme dados da Secretaria, em 2010 foram contabilizados quase 1.300 casos de meningite no estado, com mais de 100 óbitos. No caso da doença meningocócica, os óbitos ultrapassaram 50.

Programa Saúde da Família: profissionais fazem paralisação na sexta-feira

Médicos, enfermeiros, técnicos e os demais profissionais, que trabalham no Programa Saúde da Família (PSF), decidiram, em assembléia realizada na tarde desta terça-feira (11), que irão paralisar suas atividades a partir da sexta-feira (14). De acordo com informações do vice-presidente do Sindicato dos Médicos (SINDMED), Dr. Francisco Magalhães, na próxima terça-feira (18), haverá uma caminhada do Campo Grande até a Prefeitura.
Os funcionários farão uma passeata também durante a lavagem do Bonfim, para dar maior visibilidade ao movimento. Na assembléia de hoje, funcionários do PSF decidiram fazer reuniões nas comunidades que trabalham para ganhar o apoio da população.

O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua nas comunidades periféricas. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio.

Funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estão pleiteando uma greve. O movimento, inicialmente, envolvia apenas médicos que alegavam atrasos no salário e péssimas condições de trabalho, mas agora ganhou a aderência de todos os profissionais.

Nesta quarta-feira (12) haverá uma concentração na Associação de Funcionário Públicos e, logo depois, uma passeata até a Prefeitura. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos (SINDMED),Dr. José Caires, ele foi procurado pelo secretário de saúde, Gilberto José, mas preferiu que o assunto fosse tratado, diretamente, com o prefeito, João Henrique.

Flamengo fará apresentação de Ronaldinho Gaúcho na Gávea


A diretoria do Flamengo chegou a pensar em utilizar o Ginásio do Maracanãzinho, a Praça da Apoteose e até mesmo a Praia de Copacabana. Mas o local escolhido para a festa de apresentação de Ronaldinho Gaúcho foi a própria sede do clube, na Gávea. O evento está marcado para acontecer nesta quarta-feira, a partir das 16 horas.

BNDES libera financiamento para construção da Arena Fonte Nova

O BNDES e o governo do Estado da Bahia assinaram contrato de financiamento no valor de R$ 323,6 milhões para reconstrução do estádio da Fonte Nova para a Copa do Mundo de 2014, de acordo com informações do banco nesta terça-feira. A obra, uma parceria público-privada liderada pela Odebrecht, foi iniciada com recursos do governo baiano. Com a contratação do financiamento do BNDES, que corresponde a 46% do investimento total, o projeto deverá começar a receber recursos do banco ainda no primeiro trimestre.

ZEZÉU SERÁ O NOVO TITULAR DA SEPLAN

O deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) será o novo secretário estadual do Planejamento. A informação ainda não foi confirmada oficialmente, mas um fato atesta a cogitação. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT), que não foi reeleito, mas é o primeiro suplente do partido, teria ligado para o pai, o senador João Durval Carneiro (PDT), para dar a notícia de que assumirá a vaga a ser deixada pelo correligionário. "Me disseram. Eu não sei. Duas pessoas me ligaram dizendo isso, mas não sei o que ofereceram a ele nem sei se ele aceitou. Pelo menos, já dá para motivar o meu trabalho", disse Carneiro, em entrevista ao BN. Já Zezéu não foi localizado pela reportagem.

(Evilásio Júnior / João Gabriel Galdea)

Gravidez Na Adolescência

A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.

No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70, engravidam hoje em dia (Referência). A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.

A gravidez na adolescência vem aumentando nas classes sociais mais desfavorecidas e na faixa etária mais jovem,e isso é preocupante.

Ronaldinho Gaúcho fecha com o Flamengo até o final da Copa de 2014


Ronaldinho Gaúcho definiu seu destino: vai jogar no Flamengo. O meia-atacante de 30 anos volta ao Brasil após dez temporadas e defenderá outro time rubro-negro, já que vem de duas e meia temporadas pelo Milan, da Itália. Os detalhes: com contrato de 3 anos e meio (até a Copa 2014) ele deve receber em torno de R$ 1,3 milhão por mês, sem contar os contratos de imagem e ações de marketing. Se cumprir o acordo até o fim, o ex-jogador do Milan vai embolsar mais de R$ 54 milhões em sua passagem pela Gávea.

Geddel chama prefeito de “menino maluquinho”

O deputado federal, ex-ministro e ex-candidato ao governo da Bahia pelo PMDB, Geddel Vieira Lima, comentou na noite desta segunda-feira (10), a situação que vive a prefeitura de Salvador. No Twitter, o peemedebista se declarou incomodado com a má administração do prefeito João Henrique, a quem chamou de “menino maluquinho”, e lamentou o nome do PMDB ligado ao da prefeitura, que segundo ele é um manicômio. “De longe quando leio sobre a Pref. de Ssa, começo a ficar incomodado em ver o nome do PMDB associado a esse manicômio, e ao menino maluquinho”, escreveu no micro-blog. Sobre uma declaração atribuída a João Henrique e a um militante do PT, de que eles estariam “cortando as asas” de Geddel, o ex-ministro ironizou. “Eu lá sou passarinho pra ninguém cortar minhas asas”, postou Geddel, que está curtindo férias no exterior.


Fonte: blogdovelame.com

Charge do dia - Mulher do ano

Se a moda pega: Homem entra com ação para que ex devolva anel de noivado de R$ 77 mil

Um homem entrou com uma ação contra a ex-noiva para que ela devolva o anel de noivado avaliado em US$ 45,5 mil (cerca de R$ 77 mil) após o cancelamento do casamento, segundo reportagem do jornal americano "Chicago Sun-Times".

A ex-noiva Dominique Buttitta também entrou com uma ação. Ele quer que o ex Vito Salerno pague quase US$ 100 mil (cerca de R$ 170 mil) que ela teve como despesas do casamento.

A cerimônia foi cancelada depois que os detalhes de uma festa de despedida do noivo em um clube de striptease de Chicago, nos EUA, vieram à tona. As informações são do G1.

Correios lançam selo em homenagem ao ex-presidente Lula

O selo em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em circulação. Com tiragem de 900 mil exemplares, o selo custa R$ 2 e pode ser adquirido nas agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou pela internet, por meio da loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline) e pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).

A arte foi feita sobre fotografia de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do Palácio do Planalto durante o governo Lula. Segundo os Correios, o selo já foi emitido em homenagem a outros ex-presidentes logo após o término do mandato: Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Itamar Franco. O selo em homenagem a Lula está em circulação desde 1º de janeiro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Irã proíbe livros de Paulo Coelho

O escritor Paulo Coelho foi informado por seu editor no Irã, Arash Hejazi, que a publicação de seus livros foi proibida no país persa pelo Ministério da Cultura e das Diretrizes Islâmicas, segundo informações publicadas nos blog do autor.

Paulo Coelho, ainda no blog, disse contar com o governo brasileiro para resolver o caso, o que considerou como "um mal-entendido". "Meus livros foram publicanos no Irã sob diferentes governos. Uma decisão arbitrária, depois de 12 anos de publicação no país, só pode ser um mal-entendido". O motivo da censura não foi especificado.

Paulo Coelho estima ter vendido mais de 6 milhões de livros na República Islâmica. O editor iraniano sugeriu a disponibilização da obra do brasileiro na internet para download.

Paulo Coelho faz sucesso no exterior e tem pelo menos 300 milhões de livros vendidos em mais de 150 países. Ele foi o primeiro escritor não muçulmano a visitar o Irã após a Revolução Islâmica de 1979, de acordo com o site da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira 21.

Boa parte das prefeituras do Brasil não estão bem com o Tribunal de Contas

Feira de Santana é uma das sete cidades da Bahia que teve suas contas aprovadas com ressalvas em 2009. Porém, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) registrou irregularidades nas contas de todas as prefeituras do estado; 99 municípios tiveram a prestação de contas rejeitadas e 316 foram aprovadas com ressalvas. Dos 14 maiores municípios baianos, seis tiveram as contas rejeitadas - Barreiras, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro e Salvador. Os outros sete foram aprovados com ressalvas - Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho e Vitória da Conquista. Uma das irregularidades encontradas foi a ausência de licitação ou anormalidades nesse procedimento. Somente Porto Seguro e Irajuba não tiveram as contas julgadas e nenhuma prefeitura foi aprovada na íntegra.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

“SE LIGA BOCÃO” É VICE EM RANKING NACIONAL DA BAIXARIA NA TV

O programa Se Liga Bocão, da TV Itapoan/Rede Record, ficou na vice-liderança do ranking nacional da Baixaria na televisão, perdendo apenas para o Pânico na TV, da RedeTV.

O ranking é elaborado de acordo com o número reclamações que os telespectadores brasileiros fazem no site www.eticanatv.org.br ou pelo Disque Câmara (0800 619 619).

Este foi o 18º Ranking da Baixaria na TV. Além dos dois programas, também figuram no ranking o Brasil Urgente (Bandeirantes), A Fazenda (Rede Record) e Chumbo Grosso (TV Goiânia).

De acordo com o movimento “Quem financia a baixaria é contra a Cidadania”, as denúncias contra os programas versam, principalmente, sobre conteúdo com forte apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e preconceito.

Informações Pimenta na Muqueca

Sangramento em Alencar aparenta estar controlado, informa hospital

O sangramento no intestino, que o ex-vice-presidente da República José Alencar voltou a apresentar hoje (7), aparenta estar controlado, segundo informou o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, divulgado no início desta tarde.

O estado de saúde de Alencar é estável e ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do hospital.

De acordo com o boletim, o ex-vice-presidente apresenta episódios intermitentes de sangramento, mas de baixo volume, menos graves do que o quadro de hemorragia que apresentou na semana passada. Alencar segue alimentando-se normalmente e deve ser submetido, ainda hoje, a uma nova sessão de hemodiálise (filtragem artificial do sangue).

Alencar está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 22 de dezembro, para tratar um sangramento intestinal decorrente do câncer que o acomete há mais de uma década.

Para Paulo Bernardo, político não deve ter concessões de rádio e TV



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou hoje (7) que é contra a concessão de emissoras de rádio e televisão para políticos. Bernardo, no entanto, reconheceu que esse é um tema sensível e que ainda precisa de regulamentação.

“Tem uma restrição colocada na Constituição, mas não está regulamentada. Todos sabem que tem um monte de políticos que tem rádio e televisão e acho que não deveria ser permitido”, afirmou ele, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff para tratar do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Paulo Bernardo lembrou de uma entrevista que deu esta semana sobre o assunto. “Fiz uma avaliação realista, pragmática, de que acho um tema difícil, sensível, por que tem que ser aprovado no Congresso. Até brinquei que é mais fácil votar o impeachment de um presidente do que a revogação de uma concessão de rádio e TV”, disse.

Agência Brasil

Polícia Civil de Feira prende integrantes de quadrilha de assalto a bancos



Quatro homens foram presos no início da noite desta quinta-feira (6), acusados de integrarem uma quadrilha de assaltantes de bancos que atua no interior do estado. Um deles foi preso em Feira de Santana e os outros no município de Terra Nova.

Aroldo Brito, o Aroldinho, André Bastos, Genivaldo Reis, o Mô e Sérgio Ferreira são suspeitos de terem participado do assalto aos Bancos do Brasil, de Mairí, Utinga e Baixa grande.

Em Feira, na casa de Aroldo, que tem várias passagens pela polícia por assalto a banco, a polícia encontrou uma submetralhadora; uma pistola 380; uma espingarda calibre 12, tipo escopeta; várias munições ponto 40; 29 cartuchos de calibre 12; várias munições 9mm e 380, além de dois coletes a prova de balas e um motocicleta.

A operação realizada pela Polícia Civil de Feira de Santana começou por volta das 14h em um hotel próximo ao Terminal Rodoviário, onde os policiais iniciaram a busca pelos integrantes da quadrilha, mas só encontraram malas e várias roupas pertencentes aos acusados.

A operação foi comandada pelos delegados Fábio Daniel Lordello, Alexandre Narita, Matheus Souza e Marcelo Marques Novo. (Com informações do repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade).

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

BACELAR SE COMPROMETEU E... FEZ DE NOVO


Contratos de “livros de diversos títulos para compor acervo literário das escolas infantis” foram feitos por mais de R$ 4 milhões

Talvez o secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar (PTN), devesse ter esperado um pouco antes de se comprometer a não utilizar, em 2011, a mesma prática de comprar livros sem licitação, conforme fez entre os dias 23 e 27 de dezembro do ano passado - fato denunciado pelo Bahia Notícias nesta quarta-feira (5). Isso porque na edição do Diário Oficial do Município desta mesma quarta, foram anunciadas mais duas contratações para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) que chegam ao total de mais de R$ 4 milhões em “livros de diversos títulos para compor acervo literário das escolas infantis”. As aquisições feitas sem exigência de licitação não podem entrar na mesma justificativa utilizada pelo secretário, que argumentou que os contratos de dezembro teriam sido feitos com o fim de cumprir o limite mínimo de investimento em Educação de 25% do Orçamento, conforme ordena a Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF).

(Felipe Campos

MãE FLAGRA FILHO DE 16 A ABUSAR DA IRMã DE 10

Uma mãe flagrou seu filho, de 16 anos a abusar sexualmente da irmã de 10 anos, nesta quarta-feira (5), no Jardim Santo Inácio, no bairro da Mata Escura, em Salvador. A mãe denunciou o adolescente, que foi apreendido. Segundo informações da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), que investiga o caso, R.J.S pediu à irmã M.J.S que praticasse sexo oral nele. A mãe dos jovens flagrou o adolescente pelo buraco da fechadura e impediu a ação por volta das 10h. O jovem fugiu e a mãe levou a menina à delegacia para dar queixa. Segundo o coordenador da equipe, o menor já havia pedido outras vezes à irmã para que ela praticasse o ato, mas a menina não aceitou. Por volta das 19h o garoto foi apreendido levado para prestar depoimento na delegacia. Informações do Correio.

GERENTE DE LOJA E FUNCIONáRIO FORJAM ASSALTO

O gerente e um funcionário de uma loja da rede Ponto Frio, em Vitória da Conquista, foram presos, na tarde desta quarta-feira (5), por terem forjado um assalto. O gerente, Julimar Nunes da Silva, 41, deu queixa na delegacia local, na terça, para denunciar o suposto assalto. Em seu depoimento, disse que, no momento em que se dirigia ao Bradesco para fazer depósito, por volta de 13h45 de terça, acompanhado com o funcionário Ycaro Freire Carmo, teve o malote da loja roubado por dois indivíduos, que teriam fugido em uma motocicleta. Diante das evidências de fraude, na investigação do caso, os envolvidos acabaram por admitir a farsa. “Em princípio, Julimar mantinha a afirmação do assalto, mas diante das contradições resolveu contar toda a verdade. O gerente alegou que se apropriou da quantia de R$ 5 mil da loja e depois criou a farsa de um assalto de R$ 45,7 mil. Essa quantia corresponde ao valor que ele vinha retirando da tesouraria da loja já há algum tempo, alegando que vinha passando por dificuldades financeiras”, relatou o delegado Roberto Júnior, que comandou as investigações. Informações do Blog do Anderson.

GERENTE DE LOJA E FUNCIONáRIO FORJAM ASSALTO

O gerente e um funcionário de uma loja da rede Ponto Frio, em Vitória da Conquista, foram presos, na tarde desta quarta-feira (5), por terem forjado um assalto. O gerente, Julimar Nunes da Silva, 41, deu queixa na delegacia local, na terça, para denunciar o suposto assalto. Em seu depoimento, disse que, no momento em que se dirigia ao Bradesco para fazer depósito, por volta de 13h45 de terça, acompanhado com o funcionário Ycaro Freire Carmo, teve o malote da loja roubado por dois indivíduos, que teriam fugido em uma motocicleta. Diante das evidências de fraude, na investigação do caso, os envolvidos acabaram por admitir a farsa. “Em princípio, Julimar mantinha a afirmação do assalto, mas diante das contradições resolveu contar toda a verdade. O gerente alegou que se apropriou da quantia de R$ 5 mil da loja e depois criou a farsa de um assalto de R$ 45,7 mil. Essa quantia corresponde ao valor que ele vinha retirando da tesouraria da loja já há algum tempo, alegando que vinha passando por dificuldades financeiras”, relatou o delegado Roberto Júnior, que comandou as investigações. Informações do Blog do Anderson.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Médicos alertam para confusão entre sintomas de gripe e câncer pulmonar

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha revelou que pacientes confudem com frequência sintomas de uma gripe forte com sintomas de câncer de pulmão.

De acordo com o estudo feito em parceria pela Royal Pharmaceutical Society (RPS) e pelo instituto de pesquisa YouGov, 66% de 2.294 pessoas entrevistadas afirmaram que podem confundir alguns dos sintomas importantes de câncer de pulmão com os de um resfriado ou uma gripe mais forte.

Apenas 33% dos questionados afirmaram que a tosse é um sinal de alerta para o câncer de pulmão, e apenas 11% mencionaram especificamente a tosse persistente – um dos sintomas mais importantes da doença.

A pesquisa também mostrou que apenas 48% afirmaram que a falta de fôlego era um sinal de alerta, enquanto apenas 29% declararam que tossir sangue ou a presença de sangue no catarro é um sintoma importante. Entre os pesquisados, 15% mencionaram dores no peito ou no pulmão e 10% mencionaram perda de peso.

“Se você não reconhece um sintoma que é importante, então você não vai perceber que precisa de ajuda”, afirmou Graham Phillips, farmacêutico membro da RPS.

“O diagnóstico precoce do câncer de pulmão salva vidas. Quando os sintomas aparecem e são reconhecidos no estágio inicial, o tratamento tem chance maior de ser bem sucedido”, acrescentou.

Seis meses
Alan German, de 59 anos, que mora em Nottinghamshire, é um dos casos de pessoas que não conseguiram suspeitar de câncer de pulmão a partir de sintomas. Ele sentiu falta de ar durante as férias e foi levado por sua esposa, Diana, para o hospital.

Os médicos encontraram um tumor em seu pulmão. Graças à ação rápida de Diana, German conseguiu fazer o tratamento e, oito anos depois, está vivo e bem de saúde. Ele admite que, se fosse por ele, provavelmente teria ignorado os sintomas iniciais, pensando que era apenas uma gripe.

“Nunca pensei (que os sintomas de gripe) poderiam estar ligados ao câncer de pulmão e tenho muita, muita sorte por ter sido detectado (o câncer)”, disse.

“A última coisa que pensei é que era câncer, particularmente, câncer de pulmão.”

“No dia anterior tínhamos caminhado dez milhas (mais de 16 quilômetros), sem problema nenhum. Até então, eu nunca tive nenhum outro sintoma como tosse, então isso foi totalmente surpreendente”, afirmou German.

Fonte: G1

Policial reconhece e prende fugitivo da justiça em Jacobina


A guarnição do PETO, (Pelotão Especial Tático Operacional), conduziu ao Complexo policial de Jacobina na manhã desta segunda-feira, o jovem Lucas Carvalho Vasconcelos, popularmente conhecido como Luquinhas, de 21 anos. Segundo informações policiais, a prisão do acusado foi feita por volta das 10h50 de hoje, nas imediações do caminho das árvores , no bairro da Serrinha. Luquinhas teria sido reconhecido por um policial civil da cidade de Sr. do Bonfim que estava em Jacobina por motivos particulares e, ao ver o acusado o policial pediu reforços à Polícia Militar local e efetuou a prisão do jovem, que não ofereceu resistência.

De acordo com a ocorrência Lucas é foragido da delegacia da cidade de Pilar, onde estava preso sob a acusação de homicídio praticado no ano de 2009. Já no complexo policial o acusado disse que estava morando na rua Santa Teresinha, no bairro do Leader desde que conseguiu fugir da cidade de Pilar.

Por Emerson Santos

Preso homem que matou namorada de 16 anos em Ilhéus

O homem acusado de ter matado uma adolescente de 16 anos foi preso nesta segunda-feira (3) em Ilhéus, no sul da Bahia. Ubirajara Santos Souza, de 30 anos, que era namorado da vítima, confessou o crime.

Segundo o delegado Norberto Cordeiro, Ubirajara levou a companheira para passear e, após discutir sobre a suposta traição, matou a adolescente Jaqueline Jesus Lima.

O crime aconteceu no bairro Novo Ilhéus, próximo a rodovia Ilhéus-Uruçuca, no último sábado (1). Em depoimento, o acusado disse que estava bêbado e que havia se drogado antes de cometer o crime.

O delegado Norberto Cordeiro, que investiga o caso, declarou que Ubirajara será autuado em flagrante. “Ele já está na carceragem e está a disposição da justiça”. disse.

Ainda de acordo com o delegado, embora o corpo tenha sido encontrado com algumas perfurações, a suspeita é que a causa da morte foi de estrangulamento com as mãos.

De acordo com a polícia, Ubirajara já tinha passagens pela polícia por furto, roubo e desordem, além de ser suspeito de homícidio de um outro crime. Ele pode responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, podendo pegar até 30 anos. A adolescente estava desaparecida havia cinco dias.

Segundo informações da TV Santa Cruz, Jaqueline morava com Ubirajara. Ele teria mentido para a família da vítima, dizendo que ela não não estava desaparecida. O corpo da adolescente Jaqueline foi encontrado no domingo (2), já em estado de gigantismo, no fundo da casa do acusado.

Presidente da Câmara Municipal de Feira fecha cabinetes de vereadores


O presidente da Câmara Municipal, o vereador Ribeiro, baixou um decreto, este início de semana, fechando o prédio anexo do Legislativo, de hoje (03) até o dia 15 de fevereiro, quando se encerra o recesso parlamentar. O imóvel sedia os gabinetes dos vereadores. É uma medida inédita. A Câmara jamais fechou os gabinetes dos vereadores. Segundo o presidente, seria desnecessário e dispendioso para os cofres públicos, manter os gabinetes abertos, “se os vereadores não comparecem”.

Ele disse que apenas estavam funcionando três gabinetes: o dele próprio, o de Lulinha e o de José de Arimateia, que está se despedindo da Câmara e assumindo vaga na Assembleia Legislativa, já que foi eleito deputado estadual.

“Como ocupo o gabinete da Presidência, ficaria só o Lulinha, naquele prédio enorme. Manter um prédio daquela dimensão aberto até 15 de fevereiro, sem que os vereadores estejam comparecendo, seria dispendioso e estamos em contenção de despesas. Voltaremos em 15 de fevereiro”, sentenciou.

“Vamos ter um bom resultado na economia do dinheiro público. Os vereadores não estão indo (aos gabinetes), estão viajando. E os funcionários estão de férias. Espero compreensão. A economia será de cerca de R$ 12 mil”, afirmou Ribeiro. (As informações são doTribuna Feirense)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

20 anos de celular no Brasil

Há 20 anos, o celular chegou ao Brasil. Duas décadas que mudaram a forma como o brasileiro se comunica, e, hoje, com quase 200 milhões de linhas de celular ativas, somos o quinto país do mundo com maior número de acessos móveis. Todo esse milagre da multiplicação está ligado ao fato de que as redes de celular servem cada vez mais para trocar dados – isto é, acessar a internet.

Smartphones puxam a mudança. De janeiro a outubro do ano passado, as vendas desses aparelhos cresceram 148% no Brasil, segundo levantamento do instituto de pesquisa Nielsen, que audita os pontos de venda de celular. Além disso, o preço pago pelos smartphones caiu em média 30%. No mesmo período, as vendas de telefones móveis em geral cresceram 19% – e o preço dos aparelhos caiu 2%.

Em novembro, já eram mais de 13,5 milhões de celulares 3G no País. Acha muito? A consultoria Informa Telecoms & Media estima que eles serão 192 milhões em 2015, e os smartphones representarão quase 4 em cada 10 (37,5%) dos 268 milhões celulares em atividade no Brasil em quatro anos. A expectativa é que muitos comecem a usar a banda larga a partir das redes móveis, ao invés da fixa, que ainda é restrita no País.

Apesar do rápido crescimento no número de celulares e do otimismo, o Brasil ainda enfrenta obstáculos. O preço das tarifas de voz e dados estão entre os mais altos do mundo, e a velocidade dos modems 3G deixa a desejar. Quem sabe os próximos 20 anos serão diferentes.

Dilma pede a Palocci que administre confronto PT-PMDB por 2º escalão

A primeira missão dada pela presidente Dilma Rousseff ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, foi a de buscar a pacificação do PMDB. O partido vive um momento de forte estresse no relacionamento com o PT, que se apossou de cargos importantes antes dominados por peemedebistas, como a presidência dos Correios e a Secretaria de Atenção à Saúde, e agora pretende avançar sobre a Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

São postos que dominam orçamentos gigantescos: a Secretaria de Atenção à Saúde, perto de R$ 45 bilhões; os Correios, R$ 12 bilhões; a Funasa, R$ 5 bilhões. Têm presença em todas as regiões do País, o que dá uma grande visibilidade ao partido que as controla. Dilma teme que o PMDB inicie algum movimento de retaliação aos petistas em votações importantes, como a da medida provisória que fixou o salário mínimo em R$ 540.

A situação é tão grave que o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e o novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, protagonizaram um bate-boca, com acusações e xingamentos (ver Bastidores). Dilma convocou para hoje reunião do Conselho Político, que é integrado pelos líderes e presidentes dos partidos da coligação do governo. Quer dar início às conversações de paz hoje mesmo.

O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), va

sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma no poder: novos gostos e costumes

Ela quer ser chamada de "presidenta" para destacar que a República vive agora nova temporada de ritos e costumes, sob comando feminino. Primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff é adepta da meditação transcendental, fã de óperas e mentaliza todos os dias, de manhã e à tarde, um punhado de metas a cumprir.

A toada, no entanto, não é nada zen: fiel à fama de cobrar tudo pronto para "ontem", Dilma já planeja as primeiras reuniões no Palácio do Planalto. Convidará governadores para discutir um cardápio de assuntos que vão da reforma tributária ao financiamento da saúde, passando pela segurança pública.

"Eu não posso errar", diz a sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente que encerra oito anos de governo com mais de 80% de aprovação. "Mas me aguardem: vou tentar compensar o menor carisma com muito trabalho."

Desde que foi eleita, com 55,7 milhões de votos, a herdeira de Lula adotou a discrição. Nem mesmo a montagem do ministério forneceu pistas suficientes sobre o seu estilo. Disciplinada, a ex-chefe da Casa Civil acatou indicações do presidente para o primeiro escalão, mesmo sabendo que terá de fazer mudanças mais à frente. Em tom de reverência, ela também não quis dividir os holofotes com o padrinho político, que se despedia do Planalto.

Nos bastidores, porém, o temperamento forte de Dilma veio à tona. Ela ficou furiosa quando o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), divulgou que Sérgio Côrtes seria ministro da Saúde. Não foi. "Eu não tenho intérprete. Sou eu que anuncio os meus ministros", esbravejou.

Outro episódio que a tirou do sério envolveu a troca de comando no Banco Central. A portas fechadas, Dilma explodiu quando soube que Henrique Meirelles, em conversa com jornalistas, condicionou sua permanência à manutenção da autonomia do banco.

Zen invencível. "Brasília é muito carregada e está precisando de muita meditação transcendental", afirma o deputado eleito João Paulo Lima e Silva (PT-PE). Ex-prefeito de Recife, ele foi o responsável pela indicação da instrutora Adriane Brasileiro, que ministrou aulas de meditação para Dilma, em 2009. "Se a presidenta utilizar a técnica como método de trabalho, seguirá o caminho da invencibilidade", insiste João Paulo.

Até agora, no entanto, a prática não impediu que o estresse batesse à porta de Dilma. Com muitas cotoveladas entre o PT, o PMDB e o PSB, a formação da equipe revelou uma característica pouco conhecida da nova presidente: ela muda de opinião, embora sua fama seja a de dama de ferro implacável.

O problema é convencê-la da mudança. Não foram raras as reuniões de trabalho - como ministra das Minas e Energia ou mesmo chefe da Casa Civil - em que ela elevou o tom de voz em muitos decibéis para cobrar exatidão de cifras e porcentuais. "Quando a Dilminha encasqueta com uma meta, sai de baixo", diz o presidente Lula.

Mineira gaúcha. Na descrição dos amigos, a nova ocupante do Planalto encarna a paixão gaúcha pelo debate inflamado misturada ao estilo mineiro da conciliação. Não sem motivo: nascida em Belo Horizonte, Dilma construiu sua carreira de economista em Porto Alegre, para onde se mudou após cumprir pena de quase três anos no Presídio Tiradentes, em São Paulo, na época da ditadura.

De qualquer forma, a mineirice sempre entra em cena quando, desconfiada, ela testa sem piedade as convicções do interlocutor. Ao fim do "inquérito" pergunta, à queima-roupa: "Você tem certeza disso?" A interrogação, famosa no Planalto, fez tremer muito ministro nas discussões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Antes de cada projeto, ela reúne especialistas, faz várias consultas e cerca-se de opiniões, às vezes até divergentes. Mas, se perceber que alguém quer enrolá-la, fica muito brava", atesta Gilberto Carvalho, chefe de gabinete de Lula por oito anos e novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

No início de 2009, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, recorreu a uma estratégia inusitada para fazer Dilma mudar de ideia. Depois de inúmeras reuniões para definir o formato do programa Minha Casa, Minha Vida - e com os benditos números na ponta da língua -, ele chegou a ajoelhar-se no chão para pedir que a então chefe da Casa Civil deixasse um pouco de dinheiro para outros projetos.

"Pelo amor de Deus!", implorou Hereda, com as mãos unidas para o alto. Surpresa, Dilma não conteve o riso. "Levanta daí, meu filho! Assim você está apelando. Só falta agora rodar a baiana", reagiu, bem-humorada. A ideia inicial da ministra era direcionar todos os recursos destinados ao setor para o novo plano habitacional, bandeira de sua campanha. Diante da atuação dramática de Hereda, Dilma cedeu.

Disposta a vestir o figurino do pós-Lula, ela começou a mudar o seletor de canal técnico para sintonizar a política em meados de 2008, quando Lula passou a levá-la em todos os palanques. Meses depois, ganhou de presente o livro The Political Brain ("O Cérebro Político", editora Unianchieta), do neurocientista americano Drew Westen.

Ancorado em estudos sobre o comportamento do eleitor, o livro mostra que a emoção conta mais do que a razão na hora do voto. Não sem uma ponta de ironia, petistas juram que Dilma assimilou a mensagem antes de Westen esmiuçar sua tese em palestra para tucanos, há quase dois anos, deixando José Serra (PSDB) "embasbacado".

Literata. Na prática, ela lê tudo o que cai em suas mãos: de poesias de Adélia Prado a Fernando Pessoa; de romances de Machado de Assis a Honoré de Balzac. Agora, por exemplo, está nas últimas páginas de "Game Change", de Mark Helperin e John Heilemann, que escancara o jogo de poder, traição e intrigas na campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, em 2008.

"Uma coisa que me impressiona muito é que a Dilma cita trechos de obras literárias de cabeça", conta o novo ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo. "Eu também sou rato de biblioteca, mas, como ela, nunca vi igual."

Foi o advogado Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro, quem transmitiu à filha o hábito da leitura e o gosto pela literatura grega. Ela tinha aulas de francês no recatado colégio de freiras Nossa Senhora de Sion, em Belo Horizonte, mas, na adolescência, foi transferida para o Estadual Central, de enorme efervescência política.

"A gente ia a passeatas de protesto e lia muito (Régis) Debray e Che Guevara. Discutíamos a exploração dos trabalhadores e a revolução", lembra o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), agora ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do novo governo.

Prisão. Quando chegou ao Presídio Tiradentes, em 1970, após 22 dias seguidos de tortura nos porões do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), Dilma chamou a atenção pela capacidade de "mergulhar" em mundos diferentes, muito distantes dali.

"Ela tinha 22 anos, usava lentes grossas, estudava macroeconomia e lia sem parar. Chegar no Tiradentes era um alívio depois do inferno. Saíamos das garras da polícia política e íamos para as mãos da Justiça Militar", conta a jornalista Rose Nogueira, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP, que conviveu com Dilma no presídio.

Para arrumar as celas com colchões de palha, fazer a limpeza do piso de madeira imunda e preparar a "gororoba" no velho fogareiro de uma boca, as presas se revezavam.

"A equipe da Dilma era conhecida por não saber cozinhar. Uma vez, fizeram uma sopa de quiabo e virou uma gosma", recorda Rose.

A militante que atuou na Política Operária (Polop), Comando de Libertação Nacional (Colina) e Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares (VAR-Palmares) tinha uma voz de "fazer chover", mas, mesmo assim, cantava "Chico Mineiro". E ouvia discos de tango e jazz da professora Maria do Carmo Campello de Souza, a Carmute. Caixotes de maçã, perto de uma pequena vitrola, faziam as vezes de caixas de som.

"Vivíamos um momento histórico e lutávamos contra a ditadura. Se o que fizemos foi certo ou errado é outra discussão", diz o ex-marido e advogado Carlos Araújo. Companheiro de Dilma em organizações de extrema-esquerda, que pregavam a luta armada, Araújo é pai de Paula e avô de Gabriel, os dois xodós da presidente.

Ópera e cachorros. Daquela época, ela guarda a paixão por Chico Buarque, pelos Beatles e por filmes "subversivos" de Glauber Rocha. O gosto pelas óperas veio bem antes. A mulher que se irrita com miudezas, como lápis desapontado, mantém a calma nas crises e relaxa ao som de Tristão e Isolda, de Wagner, ou de Madame Butterfly, de Puccini. Sempre amou cachorros e já teve muitos vira-latas. Sua distração é caminhar com o labrador Nego, herdado do ex-ministro José Dirceu, e com a dachshund Fafá, achada na rua.

Curiosa, Dilma também é obcecada por novas tecnologias. Suas exposições em Power Point - programa de computador que organiza dados - deram o que falar na Casa Civil, de tão detalhadas e sonolentas. Tudo mudou, porém, quando ela virou candidata. As palavras ganharam o dom de expressar sentimentos. O verbo "cuidar" foi incorporado ao vocabulário, ao lado de substantivos como "família", "lar" e "aconchego".

Nova ordem. Seis quilos mais magra após dieta que cortou carboidratos, Dilma terá quatro ajudantes de ordens no Planalto. Pela primeira vez na República, todas são mulheres. Na seleção, o conhecimento em informática pesou. Além de não se separar de seu iPad, que acessa a todo minuto para obter informações, ela tem uma galeria virtual de obras de arte e adora rever filmes no computador, como "Il Gattopardo", de Lucchino Visconti.

Perfeccionista, Dilma já revisou incontáveis vezes o discurso de posse. Trocou palavras, mudou parágrafos de lugar e, mais uma vez, rabiscou "presidenta". Na ditadura, ela era Estela, Wanda, Marina, Luiza, Maria e Lúcia, codinomes para fugir da repressão. Hoje, aos 63 anos, subirá a rampa do Palácio do Planalto com sua verdadeira identidade: Dilma Vana Rousseff.